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As campanhas outdoor permitem às marcas segmentar os consumidores, levando-os a converterem-se a nível digital. Saiba como estas duas áreas estão inteiramente interligadas no seu negócio:
 

Marcas que apostam em comunicação OOH, como forma de anunciar o seu produto ou serviço, estão basicamente a trabalhar numa comunicação transversal, com o intuito de estimular a curiosidade do consumidor a pesquisar sobre a marca nas plataformas digitais e, potencialmente, convertê-lo.

Sabia que, cerca de 88% das empresas, aumentaram o investimento em outdoors publicitários durante o ano de 2021? Este aumento justifica-se pela ligação que existe entre o investimento no mercado Out-of-Home (OOH), a sua conversão e o brand awareness no meio digital.

Mais do que nunca, os outdoors publicitários estão a impulsionar vendas. Descubra neste artigo as vantagens da comunicação OOH e de que forma esta impacta o crescimento digital das empresas.

Outdoors publicitários: porquê apostar?


Num mundo cada vez mais globalizado é fundamental que as marcas pensem nas suas estratégias de marketing como um todo e não as restrinjam a um único canal. A comunicação Out-of-Home (OOH) é uma área de comunicação multifacetada vista por empresas com grandes identidades digitais, como um meio fundamental para conseguir cativar e influenciar consumidores.

Segundo a Harvard Business Review, os anúncios online feitos por marcas foram extremamente valorizados, ao nível da sua eficácia, a uma percentagem superior a 4.000%.
Estamos perante uma falácia de conversão, se se pensar que as marcas conseguem observar um significativo crescimento digital, usando apenas estratégias de paid media na Internet.

O crescimento digital envolve brand awareness, atratividade, interação e uma experiência positiva de consumo. Por muito que uma campanha de paid media tenha uma taxa de conversão a 100%, tal não significa que a marca esteja a mudar o comportamento de consumo do seu público-alvo. Fidelizar clientes é criar uma ligação emocional com a aquilo que consomem, é fazê-los mudar hábitos e ter a certeza de que a marca é vista no seu todo. É aqui que estratégias como a comunicação OOH podem mudar o curso e o impacto das várias marcas.

As campanhas OOH estimulam o crescimento digital


Os outdoors publicitários são mobiliários urbanos representativos do setor Out-of-Home (OOH), um tipo de comunicação que se encontra imune de botes, Adblocks ou scrolls rápidos, sendo uma presença fortemente notada por quem passa por eles na rua.

Segundo o Diretor Executivo de Criação Global do Spotify, Alex Bodman, qualquer campanha Out-of-Home (OOH) que seja única e criativa, irá fazer com que os consumidores se queiram conectar aos seus telemóveis, com o objetivo de a partilhar nas redes sociais. Existe assim, um maior impacto sobre o ato de consumo e o crescimento digital de uma marca se estratégias de comunicação OOH forem utilizadas, de forma paralela com a comunicação digital.

E como podemos medir o crescimento digital de uma empresa, com base nas campanhas OOH?

 

  • Google Analytics – análise do aumento do tráfego ao website da marca, durante o período de tempo que a campanha OOH está a decorrer nas ruas;
  • Google AdWords – a taxa de cliques e o custo por clique podem ser medidos por área geográfica. A performance das campanhas de OOH pode ser quantificada, através do comportamento de consumo que ocorre na esfera online;
  • Códigos curtos – introdução de CTA’s nas campanhas com códigos curtos que podem ser utilizados como método de conversão, pelo consumidor. Assim, é possível fazer um tracking da utilização desse shortcode no website da marca;
  • Anúncios para smartphones com cerca geográfica – simulação de anúncios em smartphones que copiam a mensagem da publicidade OOH, através disto é possível analisar a taxa de interação do consumidor com o website ou redes sociais da marca, por localidade;
  • Pesquisas geográficas com código postal – rastreio do nível de brand awareness da marca que está a anunciar em outdoors publicitários e classificação de canais nos locais de publicidade OOH.

Tipos de fomato OOH

De modo a testar a ligação que existe, entre a realização de uma campanha Out-of-Home (OOH) impactante e o crescimento digital de uma marca, deverá, em primeiro lugar, debater com o seu comercial da JCDecaux Portugal qual é a solução mais adequada para o seu negócio.

Para além da discussão de detalhes como o design e a estratégia de geolocalização, também é necessário escolher o tipo de comunicação OOH que vai querer usar. Estes são alguns dos modelos de mobiliário exterior que a sua marca pode usar para anunciar o seu produto ou serviço:
 

  1. Abrigos e Mupis - faces interiores e exteriores de paragens de transportes públicos & mobiliário exterior;
  2. Mupis digitais – estruturas de pequeno formato, com design apelativo e moderno, que permitem a atualização da informação em tempo real, através do recurso a softwares ou outros dispositivos tecnológicos;
  3. Séniores – uma estrutura de médio a grande formato, geralmente localizadas em áreas de grande tráfego, como é o caso de avenidas, praças ou estradas em zonas movimentadas;
  4. Painéis 8x3 – este é um dos maiores formatos de comunicação exterior, por norma encontram-se em zonas de elevada comutação;
  5. Empenas – uma estrutura que cobre as paredes laterais de edifícios, a sua dimensão facilita a leitura da sua mensagem e gera grande impacto comunicativo;
  6. Quiosques – estruturas nas faces laterais de quiosques localizados em centros de cidades;
  7. Mupes – estruturas em formato de sinal de trânsito, localizadas em estradas, impacta o consumidor de uma forma mais subliminar;
  8. Caixas superiores – Estrutura em formato de caixa, por norma dispostos na parte superior de abrigos de autocarro;
  9. Minis – estruturas de médio formato;

Comunicação OOH, a alavanca para o digital


A comunicação digital de uma marca precisa também de estratégias de marketing mais tradicionais, como é o caso dos outdoors publicitários. Vários são os formatos de mobiliário urbano existente, onde pode transmitir a mensagem da sua marca, alcançando o máximo de pessoas possível nas ruas, evitando estar apenas dependente de algoritmos e investimentos em paid media que podem não ser suficientes (pelo menos de forma isolada).

A nível global, os investimentos com publicidade no segmento de publicidade OOH chegaram aos 16.000 milhões de euros no final de 2021. E estima-se que, em 2022 os meios OOH e Digital serão as formas de comunicação com maior crescimento percentual.

JCDecaux Portugal: acompanhamos as tendências do mundo outdoor


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Publicado em Atualidade