Menu Onde estamos
A comunicação Outdoor ou Out-of-Home (OOH) é um aliado poderoso no desenvolvimento de cidades sustentáveis onde as comunidades são mais conectadas, exigentes e preocupadas com o ambiente e com a eficiência.

Nas cidades sustentáveis, as pessoas estão mais conectadas, o ar é mais respirável, e a vida avança de forma eficiente e segura. A comunicação Outdoor está a contribuir para esta transformação de formas surpreendentes.

Estes são os 7 motivos que levam Municípios por todo o mundo a apostar na comunicação exterior para ajudar o ambiente – e as pessoas.

1. Os habitantes de cidades sustentáveis precisam de dados em tempo-real

A comunicação ajuda a criar cidades sustentáveis porque mantém os cidadãos informados. As nossas soluções transmitem informações úteis num formato apelativo a partir de múltiplas fontes e em tempo-real.  Por exemplo, pode informar os habitantes sobre a meteorologia, a temperatura, o trânsito, estacionamento e os transportes públicos através de sistemas de informação em tempo real.

Algumas cidades vão um pouco mais longe no esforço por um futuro mais verde. As soluções mais recentes de DOOH (Digital Out-of-Home) integram sensores ambientais que recolhem dados sobre a pressão do ar, partículas de pó, NO2, SO2, CO2 e humidade.
 

2. As soluções OOH podem ajudar a prestar serviços de socorro

Os sensores de áudio, câmaras de vigilância, botões de SOS e desfibriladores são ainda medidas preventivas capazes de integrar um Outdoor e fornecer dados sobre a segurança pública e em casos de emergência.

Esta informação é recolhida, processada e apresentada no sítio certo, quando é necessária, e ajuda as pessoas a tomar medidas concretas para se protegerem a si e ao ambiente.
 

3. A comunicação Outdoor promove meios de transporte públicos de confiança


As cidades sustentáveis requerem meios de transporte eficientes, com excelentes condições de limpeza e manutenção que levem cada vez mais utilizadores a abdicar do carro. Na JCDecaux, as nossas marcas financiam abrigos para autocarro, estações de metro, de comboio e até de elétrico.

Desta forma, ajudamos a tirar carros da estrada e a tornar a viagem um pouco mais cómoda para quem utiliza os transportes públicos. É um serviço gratuito e utilizado por milhares de pessoas, todos os dias, em cidades por todo o país.
 

4. As cidades sustentáveis fazem-se de uma nova geração de materiais


O marketing sustentável é uma necessidade estratégica não apenas para empresas, como também para cidades sustentáveis. Optar por materiais reciclados e reutilizar matéria-prima são dois dos primeiros passos.

Na JCDecaux, a nível global, fomos os primeiros a aderir à RE100, uma organização mundial defensora do compromisso com 100% de energias renováveis.  Para além desta política, desafiamos todos os seus clientes a apostar em soluções mais conscientes com mupis de papel reciclado, onde todo o papel e lonas utilizados são constituídos por materiais sustentáveis. Estas aplicações sustentáveis promovem uma economia circular imperativa nas cidades.
 

5. As estruturas sustentáveis são um equipamento essencial para uma cidade conectada

Alguns dos nossos outdoors utilizam a luz solar para alimentar ecrãs e carregadores USB, beneficiando das energias renováveis. Outros são autênticas paragens de autocarro eco-friendly com pequenos jardins no topo para criar mais pontos verdes pela cidade, encorajar a proteção da biodiversidade e a vida selvagem. Na JCDecaux, utilizamos painéis fotovoltaicos, iluminação LED e luminância controlada.

Este tipo de estrutura para cidades sustentáveis tem um design durável. A sua substituição não é uma necessidade regular.

As marcas recebem igualmente benefícios de usar este tipo de Outdoors para as suas campanhas. Se uma campanha de publicidade for desenhada para uma destas estruturas sustentáveis, mesmo se a sua mensagem não for sobre sustentabilidade, o impacto positivo do conceito vai estar sempre associado à campanha e à marca.

6. O OOH é eficiente do ponto de vista energético

Para uma cidade sustentável, a primeira prioridade é a utilização eficiente dos recursos, em particular os energéticos é o inimigo público. Não obstante, as plataformas out-of-home precisam de luz para serem vistas pelos consumidores.

A solução passa por substituir a iluminação existente por LEDs. Esta mudança diminui o consumo de energia em mais de 75%, em comparação com luzes florescentes ou incandescentes, duram o dobro ou triplo do tempo e os seus custos de manutenção são substancialmente menores. Por outro lado, ajudam a iluminar as cidades e a manter um espaço acolhedor e seguro.
 

7. A comunicação Outdoor permite aumentar o alcance de causas solidárias


A sustentabilidade trabalha-se todos os dias, com o envolvimento de todos.  Por isso, na JCDecaux dedicamos uma parte do nosso espaço de comunicação para dar voz a campanhas de solidariedade pública. É uma forma simples e prática de consciencializar os habitantes para a importância da sustentabilidade nas cidades.

Na JCDecaux Portugal construímos cidades sustentáveis em conjunto com várias marcas, para fornecer serviços que se adequem às necessidades do dia-a-dia dos cidadãos.

Faça parte da nossa visão. Contacte a nossa equipa e vamos encontrar a melhor solução para a sua cidade ou para a sua marca.
 

Publicado em Sustentabilidade