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As empresas estão, cada vez mais, a encontrar soluções para se posicionarem num patamar de consciência ecológica. Saiba porque deve começar (ainda hoje) a traçar estratégias de Marketing Sustentável.
 


O Marketing Sustentável tornou-se numa necessidade estratégica, impulsionada pelas mudanças no mercado. O percurso da sustentabilidade, enquanto um dos pilares centrais das empresas, é longo. Tal advém de uma extensa preocupação ambiental que começou na década de 70, com o movimento ambientalista moderno e o estabelecimento de regulamentações ambientais.

Em termos conceptuais, o Marketing Sustentável (também conhecido como Marketing Verde) em empresas corresponde à promoção e aos investimentos feitos em produtos, práticas e valores de marca socialmente conscienciosos e responsáveis. Atualmente, sabe-se que cerca de 90% dos CEO’s de marcas a nível mundial afirma que o Marketing Sustentável se apresenta como uma das estratégias de longo prazo das empresas e dos seus stakeholders. Como forma de corroborar isso, na JCDecaux o Desenvolvimento Sustentável é o principal ativo estratégico.

Vantagens associadas ao Marketing Sustentável

O impacto das alterações climáticas, a poluição, as escassezes de recursos naturais, devido à ação do homem, nunca foram temáticas tão faladas pela sociedade. Por isso, não é de espantar que, atualmente, 85% dos consumidores portugueses se preocupam com um consumo sustentável e mostram preferência por marcas que sejam assumidamente ecológicas.

O Marketing Sustentável baseia-se na necessidade das marcas, não só cumprirem ações sustentáveis na altura da conceção do seu produto, mas também de a esclarecerem e comunicarem. Só assim os consumidores saberão qual é a melhor opção para si e para o ambiente.

Para cumprir todo o ciclo estratégico, que estabiliza uma política ecológica nas empresas, as marcas devem saber ouvir as necessidades dos consumidores, que se baseiam no desejo de comprarem produtos/serviços que sejam “amigos do ambiente” a um preço acessível e no conhecimento das ações desenvolvidas, através da partilha de políticas ambientais e informações claras sobre os produtos e serviços vendidos.

E existirão vantagens claras sobre o Marketing Sustentável para os negócios empresariais? Claro que sim:

  • Os consumidores procuram marcas humanas que demonstrem consciência ambiental;
  • O Marketing Sustentável atrai novos investidores e traz lucro a médio e longo prazo;
  • É uma das grandes tendências de marketing mundial (e ainda bem), pelo que agir nesse setor é estar, hoje em dia, um passo à frente dos concorrentes de mercado.

Marketing Sustentável: JCDecaux no comando ambiental

Implementar uma estratégia de Marketing Sustentável nas empresas tem de começar nas ações básicas diárias, por parte dos recursos humanos da organização, e ir até à gestão de desperdícios e reciclagem dos recursos utilizados no próprio negócio. 

Um dos principais fatores de preocupação na área de comunicação OOH é a responsabilidade associada à emissão de gases poluentes: o consumo de energia das atividades operacionais, e a procura e exposição de papel e plástico utilizado nas campanhas. A JCDecaux implementou estratégias, comunicadas em Marketing Sustentável, que são um espelho da sua missão ecológica.

Inspire-se, com base nas seguintes dicas aplicadas pela JCDecaux, e aplique-as também ao seu negócio:

  • Reciclagem da água utilizada – na JCDecaux 68% da água utlizada é reciclada, sendo que 100% do mobiliário urbano é limpo com água da chuva;
  • Frota eco-friendly – equipas de entregas, de limpeza ou de manutenção deslocam-se diariamente de automóvel – apostar numa frota sustentável, como o recurso a carros ecológicos, ou meios de transporte sem gasto de combustível associado, é benéfico;
  • Recurso a energias renováveis – utilização de energia solar ou eólica como meio alternativo ao consumo energético. Em 2020, 95% do total de energia consumida pela JCDecaux em Portugal foi energia verde. Em 2022, a JCDecaux irá transformar todos os gastos energéticos em consumo renovável;
  • Reciclagem de materiais – optar por materiais reciclados e reutilizar matéria-prima é uma outra dica rumo ao combate do desperdício. Todos os mupis e seniores produzidos pela JCDecaux têm a certificação PEFC (Programme of the Endorsement of Forest Certification) / FSC (Forest Stewardship Council), sendo que todo o papel e lonas utilizadas são feitas de material sustentável. Em 2020, a JCDecaux Portugal orgulha-se de ter produzido 11705 cartazes de campanhas em papel reciclado.

 

JCDecaux na Planetiers

A JCDecaux está na linha da frente, no que toca à comunicação da sustentabilidade, uma temática empresarial que se encontra na ordem do dia. Assim, a presença da empresa num dos maiores eventos de inovação e sustentabilidade, o “Planetiers – World Gathering”, foi inevitável. Esta webinar ocorreu no final de 2020, no Altice Arena, em Lisboa.

Numa mensagem clara e coerente, a JCDecaux apresentou a campanha “Faça o seu papel”, em que desafia as marcas a apostarem numa solução mais consciente de Marketing Sustentável OOH: mupis de papel reciclado. O impacto positivo que esta estratégia tem para as empresas foi apresentado em forma de call to action, numa conversa com representantes de marcas, como a Galp, Seat e McDonald’s, que já abraçaram esta ação de Marketing Sustentável.

O Futuro do Ambiente nas mãos das empresas

A promoção de uma melhoria contínua do desempenho ambiental, através de ações de Marketing Sustentável, associadas à atividade, produtos, serviços e entidade da marca torna as empresas mais fortes e mais bem posicionadas no mercado.

 A nossa equipa de especialistas tem como missão a qualidade e o desenvolvimento sustentável, alie a sua marca a uma comunicação verde, positiva e inovadora. Contacte-nos
 

Publicado em Sustentabilidade