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Este é o momento das empresas se reinventarem no mercado, captando a atenção dos consumidores com estratégias de comunicação OOH memoráveis. Saiba como a sua empresa pode celebrar o regresso à vida de rua.


Segundo o Banco de Portugal, a atividade económica no país está a acelerar a olhos vistos, exibindo um crescimento homólogo superior ao apresentado em 2019.

Estes dados sumarizam o retorno dos portugueses às suas deslocações e consumos diários. Neste período, assistimos a um aumento do tráfego rodoviário, do número de desembarques nos aeroportos nacionais e de compras efetuadas com cartões em Portugal, por residentes e não residentes. É tempo de celebrar o regresso à vida nas ruas com estratégias de comunicação OOH – Out of Home.

OOH: como responder à fase de revenge shopping

A comunicação OOH (Out of Home) está a ajudar a recuperação das marcas. Portugal está a entrar numa fase de “revenge shopping”, tal como aconteceu em países como a China, logo após as restrições terem sido suspensas.

Esta é uma altura em que os consumidores procuram razões para consumir, optando por empresas que passem mensagens poderosas, autênticas e emocionais. As campanhas OOH surgem como uma resposta certeira, face à necessidade de recuperação económica dos mais variados setores. Este tipo de comunicação, em vias rápidas ou estradas locais, junto a lojas ou supermercados, continua a ser fundamental para aceder a novos consumidores. Afinal, 83% dos consumidores reparam na publicidade OOH enquanto estão a conduzir.

Após meses em confinamento, os consumidores também estão num período de burnout face a dispositivos digitais, pelo que procuram cada vez mais atividades no exterior. Em termos de faixas etárias, 82% da Geração Z (jovens nascidos entre meados de 1990 e o início de 2010) está à procura de momentos de lazer na rua, como por exemplo ir a lojas e jantar fora. Por outro lado, 72% dos Millennials procuram atividades no exterior para passar o seu tempo livre.

Esta “sede” pelo exterior cria uma oportunidade para as marcas se fazerem notar. Existem já vários setores a lançar campanhas OOH impactantes para a retoma do consumo como forma de celebrar o regresso à vida de rua.

4 Campanhas OOH que celebram o regresso à vida nas cidades

A comunicação OOH está a contribuir para devolver a vida às cidades, estações, aeroportos e centros comerciais, locais que viram a sua afluência reduzida durante meses de confinamento. Com as soluções criativas JCDecaux, as estratégias OOH utilizadas têm sempre em mente a adaptação do conteúdo ao local, de modo a garantir uma experiência completa e única do consumidor.

Garnier

A Garnier lançou uma campanha nacional sobre os seus novos champôs sólidos, disponíveis no mercado. Esta marca quis comunicar o seu produto de higiene e beleza, tendo como foco o seu compromisso para com a sustentabilidade, para tal utilizou o papel de publicidade OOH em mupis 100% reciclável que a JCDecaux disponibiliza no seu equipamento urbano. Uma comunicação Out of Home totalmente focada no desenvolvimento sustentável, desde o produto até ao material usado.
 

Instituto Português do Sangue e da Transplantação – Dia Nacional do Dador de Sangue

Outra ação OOH exemplar foi a criada pelo IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação), de forma a assinalar o Dia Nacional do Dador de Sangue (dia 27 de março). A organização lançou uma campanha OOH em larga escala, tendo realizado uma comunicação de agradecimento aos dadores de sangue. Vários equipamentos urbanos em Portugal comunicaram, durante semanas, uma icónica imagem de um saco de transfusão com o formato de dois rostos e a palavra “Obrigado”.
 

Licor Beirão: Mãe é Mãe

A Licor Beirão também não ficou atrás em território nacional, tendo realizado uma campanha digital e OOH para o Dia da Mãe (2 de maio) com o título “Mãe é Mãe: A Verdadeira Artista”. A marca criou uma interação promocional “fora da caixa” que se materializou num mupi, localizado na Avenida Ribeira das Naus, em Lisboa. E qual foi ideia? Um espelho emoldurado, com uma frase acima que dizia “A Minha Mãe é a Verdadeira Artista: Olha Só Esta Obra de Arte!”. Uma estratégia de comunicação OOH que incentiva o consumidor a tirar uma foto e a partilhá-la, transformando um simples mupi no centro de atenções de uma avenida.

As campanhas de comunicação OOH destas marcas unificam-se, no sentido em que cada uma transmite uma mensagem emocional muito próxima das necessidades e preocupações consumidor, devido ao seu caráter humanizado. A criatividade no copy, os materiais utilizados, bem como a seleção dos locais onde iria ocorrer a sua promoção foram considerações que também ajudaram a amplificar a qualidade desta publicidade em mobiliários urbanos JCDecaux.
 

Mercedes

A Mercedes promoveu, no final de 2021, o seu Classe S. Para isso recorreu ao uso de papel reciclado que seria, depois, colocado nos nossos Séniores.
  

Design e inovação numa só palavra: JCDecaux

Com mais de 410 milhões de pessoas a cruzarem-se diariamente com o nosso mobiliário urbano, a JCDecaux dá voz às marcas, estimula o comércio e desenvolve uma inevitável adaptação comunicativa às necessidades citadinas.

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Publicado em Atualidade, Creative Solutions