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A 22 de abril assinala-se o Dia da Terra e o foco é a sustentabilidade. Descubra como tornar a comunicação da sua marca mais sustentável.

Adotar práticas mais sustentáveis é um compromisso empresarial diário, mas, no Dia da Terra, assume um protagonismo especial. Siga estas 7 dicas para tornar a comunicação da sua marca mais sustentável.

O que é o Dia da Terra e porque se celebra?

O Dia da Terra é comemorado anualmente a 22 de abril e tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da natureza. É celebrado desde a década de 70 e, desde então, são realizadas diversas atividades e iniciativas para celebrar o Dia da Terra, tais como limpezas de praias e rios, plantação de árvores, palestras e debates sobre questões ambientais. Contudo, a sustentabilidade passa também pela comunicação das empresas, dos suportes que utilizam, às mensagens que transmitem, e aos parceiros que escolhem.

Como tornar a comunicação mais sustentável?

Existem várias formas de tornar a sua comunicação mais sustentável. Damos 7 sugestões que pode colocar já em prática.

1. Prefira papel reciclado ou com certificação PEFC / FSC nas campanhas out-of-home

As campanhas out-of-home (OOH) são uma ótima oportunidade para tornar a sua comunicação mais sustentável. Use papel reciclado ou papel proveniente de florestas geridas de forma sustentável e com certificação PEFC / FSC. Assim, vai contribuir para a redução da quantidade de resíduos enviado para aterros sanitários. Além disso, poupa recursos naturais, como água e energia, e reduz a emissão de gases de efeito estufa associados à produção de papel virgem. Já ao escolher papel com certificação PEFC / FSC, garante que a madeira utilizada provém de florestas geridas de forma sustentável.

Tudo isto significa que se seguem práticas que visam preservar a biodiversidade, os ecossistemas e os direitos dos trabalhadores envolvidos. Mas há outras vantagens: ao utilizar papel sustentável, está a demonstrar publicamente o compromisso da marca com a sustentabilidade, o que é valorizado pelos consumidores, colaboradores e outros parceiros. Dito de outro modo, irá fortalecer a imagem e a reputação da empresa.

2. Trabalhe com parceiros de comunicação que respeitem o ambiente

Escolher parceiros que respeitem o meio ambiente é essencial para tornar as suas operações mais sustentáveis. Desde logo, o impacto ambiental das campanhas conjuntas é reduzido e permite reduzir os custos operacionais, uma vez que as empresas sustentáveis tendem a fazer uma utilização de recursos mais criteriosa e eficiente.

Assim, opte por parceiros que utilizem fontes de energia renovável ou de baixo consumo, e certifique-se de que fazem uma gestão responsável de resíduos. A JCDecaux Portugal tem o conceito de sustentabilidade bem presente. A maioria dos materiais que constituem os nossos equipamentos são sustentáveis e recicláveis, estão equipados com sistemas de iluminação eficiente, as equipas de manutenção utilizam água desmineralizada nas suas atividades de limpeza para evitar contaminação e estamos a substituir a nossa frota por viaturas elétricas ou híbridas.

3. Partilhe as vitórias de sustentabilidade

O caminho para a sustentabilidade é longo e deve fazer-se de pequenos marcos e vitórias. Quando se conseguem, é importante que sejam partilhados. Os selos de reconhecimento sustentável, como certificações de gestão ambiental ou de produtos, são ferramentas que ajudam as empresas a demonstrar que satisfazem determinados padrões ambientais, sociais e éticos. A divulgação destes prémios com a comunidade nos seus meios de comunicação ajuda a transmitir aos consumidores e ao público em geral que a empresa está comprometida com práticas sustentáveis e responsáveis. Pode, inclusivamente, ser um elemento diferenciador no mercado.

Além disso, vai também atrair consumidores que estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e que, por isso, preferem produtos e serviços responsáveis. Aliás, os números assim o indicam: 9 em cada 10 portugueses dão preferência a produtos, empresas e marcas sustentáveis. E esta tendência não é apenas nacional: também um estudo da McKinsey revela que mais de 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que tenha uma embalagem sustentável.

4. Promova a estratégia CSR da marca

O Dia da Terra é uma ótima altura para promover a estratégia CSR (Corporate Social Responsibility) da sua marca. Colocar a sua empresa na linha da frente neste âmbito é uma forma de fortalecer a sua imagem e posicionamento no mercado. Para consolidar o papel de meio útil e sustentável, a JCDecaux tornou-se parceiro oficial do Fundo Conjunto das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Composto por 17 objetivos de desenvolvimento partilhados por todos os estados-membros da ONU, este fundo convoca a ação de todos, estabelece uma linguagem comum e representa um apelo global à ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todos os seres humanos vivam em paz e prosperidade. E não ficamos por aqui: continuamos a trabalhar todos os dias para reduzir ainda mais o impacto ambiental das nossas operações.

5. Reveja o impacto da comunicação digital

A comunicação digital também tem impactos no planeta, que devem ser geridos. Para isso, é importante rever periodicamente o impacto ambiental da comunicação digital da sua empresa e avaliar em que medida o pode minimizar. Se a comunicação digital passa por equipamentos de mobiliário urbano, garanta que as respetivas emissões de carbono são reduzidas.

Além disso, verifique o consumo energético. É certo que precisam de luz para serem vistas, mas se contarem com iluminação LED, o consumo de energia baixa para cerca de 75% em comparação com as luzes convencionais. Se trabalhar com um parceiro sustentável, como a JCDecaux Portugal, estes parâmeros estão já previstos e assegurados.

6. Sensibilize os consumidores para hábitos sustentáveis

Sensibilizar os consumidores para hábitos sustentáveis é uma forma de as empresas exercerem a sua responsabilidade social e contribuir para um mundo mais justo e sustentável. Ao alertar para hábitos com impacto no ambiente, como o descarte de produtos ou consumo de recursos naturais, as empresas podem fazer a diferença. Têm impacto no comportamento dos consumidores, contribuem para a preservação do meio ambiente e mitigam os efeitos das alterações climáticas.

Este impacto positivo na sociedade pode tomar várias formas, que serão mais eficazes se forem criativas. Algumas marcas criam experiências imersivas e personalizadas, com a ajuda da publicidade exterior, para encorajar um consumo responsável. A ideia certa no suporte adequado pode fazer a diferença para criar uma ligação emocional entre consumidores e marcas no que toca a impactar positivamente a consciência ecológica.

7. Neutralize o impacto de CO2 gerado pela comunicação

Depois de rever todos os seus processos para reduzir, dentro do possível, o impacto ambiental, é possível que, ainda assim, identifique operações que sejam poluentes. Neste caso, a solução passa por tomar iniciativas que compensem esse impacto.

Foi o que fez a Água das Pedras que, em parceria com a Fios Jardins Suspensos, a Initiative e a BBDO Portugal, instalou um enorme painel JCDecaux com cerca de 500 plantas naturais. A vegetação da nova peça de comunicação era proveniente em cerca de 90% de produção nacional e as cinco espécies escolhidas eram resistentes e adequadas a estar ao ar livre. Após a campanha, a vegetação foi transplantada para o Pedras Salgadas Spa & Natureza Park contribuindo para a regeneração dos solos, reflorestação e biodiversidade do Parque, estimando-se que potenciem um sequestro de CO2 de 500KG/ano.

JCDecaux Portugal, ao seu lado para um futuro mais sustentável

Os próximos anos serão decisivos para tornar todos estes objetivos uma realidade, e contamos com todas as marcas, agências e parceiros para se juntarem a nós nesta missão. No Dia da Terra, recordamos como a comunicação pode ser uma ferramenta poderosa e o aliado perfeito da sustentabilidade empresarial. Entre em contacto connosco e descubra como pode tornar as suas campanhas mais impactantes e sustentáveis.

Publicado em Sustentabilidade