Sustentabilidade: a onda que não pára de crescer
A sustentabilidade deixou de ser uma mera moda - de dia para dia, a preocupação com a questão ambiental é um ponto central da estratégia das marcas. Com os consumidores a verem a ecologia como uma preocupação diária constante, as empresas têm agora a oportunidade de comunicarem com a sua audiência num objectivo comum: ajudar a melhorar o ambiente.
Num estudo recentemente realizado pela Nielsen, mais de 80% dos participantes afirmou que as empresas deveriam ajudar na melhoria do ambiente e que agiriam de acordo com essa percepção, ou seja, que se comprometeriam a comprar mais produtos que demonstrassem preocupação ecológica. A paixão por conceitos sustentáveis não está presa aos millenials: todas as gerações, sexos e regiões foram consensuais nesta questão.

Comunicação Exterior, uma solução 360º para campanhas "eco-friendly"
A publicidade Out-of-Home (OOH) é uma poderosa ferramenta para campanhas ecológicas, pegando em discussões do quotidiano e levando-as para o ambiente urbano - entregando-lhe assim um texto real, promovendo os anunciantes ao apelar aos cinco sentidos de forma impactante.

Como pode a publicidade exterior usar a criatividade e a tecnologia pondo-as ao serviço do ambiente?
As marcas podem alavancar o poder do Out of Home através de campanhas que criam experiências imersivas, personalizadas e únicas. Antes, as empresas utilizavam eco marketing para chamar a atenção para certas causas, agora usam-no para encorajar um consumo responsável. E fazem-no com a ajuda da publicidade exterior - com todas as suas vantagens de meio do quotidiano, dominante e de grande cobertura.As marcas podem, assim, integrar o Digital Out of Home (DOOH, que se espera açambarcar 24% das receitas em 2021) com tecnologia móvel, criando conteúdos dinâmicos (dando uso a variáveis como a meteorologia, as notícias em tempo real, ou os movimentos dos olhos de quem os vê) e desencadeando um novo mundo de possibilidades.
O marketing de experiência pode ser particularmente bebéfico para campanhas eco-friendly: os criativos podem usar a sua experiência no mercado publicitário para criar um impacto positivo na sua envolvente, educando as populações e apelando a serem para de iniciativas de cariz ecológico.
Cidades têm-se tornado cada vez mais conectadas (física e digitalmente), oferecendo uma óptima oportunidade às marcas para que se conectem com as suas audiências com originalidade. Isto pode ser conseguido através de activações pop-up - providenciando encontros singulares e versáteis.
Assim, escolhemos seis exemplos que consideramos mostrar bem a ligação emocional que pode e deve existir entre consumidores e marcas no que toca a impactar positivamente a consciência ecológica.
McDonald's esforça-se para ajudar abelhas em perigo de extinção
As alterações climáticas ameaçam o número de abelhas no mundo, essenciais à polinização de uma vasta linha de colheitas vital à nossa alimentação.A McDonald's resolveu criar "hotéis de abelhas" atrás de alguns billboards na Suécia, onde 30% da população de abelhas selvagem se encontra em perigo. O grande problema é a falta de colmeias onde elas possam viver.
O primeiro teste foi feito na cidade de Estocolmo, onde seis grandes hotéi de abelhas foram montados na parte de trás de um billboard com intenções de aumentar o número de painéis posteriormente.
A campanha foi muito elogiada e gozou de grande cobertura. A iniciativa forneceu várias colmeias onde as abelhas puderam descansar pacificamente e sublinhou a vontade da McDonald's em manter o seu compromisso com a sustentabilidade do planeta.
Anunciante: McDonald’s
Local: Järfälla (Estocolmo)
Data: Abril 2019
Formato: Grande Formato – Billboard
Creative Solution:Special-build
O BNP Paribas tornou-se uma lufada de ar fresco na Estação de Comboios de Marylebone - um polo de transportes públicos que concentra comboio, metro e autocarros. A campanha é o resultado de uma parceria liderada pelo BNP Paribas com a Airlabs, a Chiltren Railways, e a JCDecaux.
O BNP Paribas, cuja sede se encontra a poucos metros da estação, instalou seis sistemas para filtragem de ar desenhados pela Airlabs, incorporados na estação através do mobiliário urbano JCDecaux, mobiliário esse que aproveitava para promover a acção.
Houve excelente feedback da campanha por parte dos passageiros já que os filtros conseguiam reduzir a poluição em 95%.
Anunciante: BNP Paribas
Local: Marylebone, Londres
Data: 15 de Outubro 2018
Formato: Mobiliário Indoor
Creative Solution: Special-build, tech, experiential
Para ajudar as populações citadinas a compreender este problema, a empresa de telecomunicações A1 Telecom transformou o coração da sua capital, Ljubljana, num imenso jardim de flores. Os visitantes eram encorajados a levar consigo um dos doze tipos de plantas expostas nos painéis para criarem, cada um, o seu oásis numa varanda de sua casa.
A campanha teve grande efeito na Social Media, chegando aos 350.000 utilizadores e beneficiando de cerca de 3.500 interacções com 88.350 visualizações de vídeo - um resultado extraordinário para uma campanha de apenas uma semana, ilustradora, portanto, do impacto que a sinergia OOH e marketing online consegue ter.
Anunciante: A1 Telecom Slovenija
Local: Ljubljana, Eslovénia
Data: Verão de 2018
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
Campanha de apoio às abelhas urbanas
Os transeuntes que esperavam o seu transporte tinham oportunidade de colocar todo o lixo que tinham nos bolsos na caixa montada para a ocasião.
Anunciante: Ikea
Local: Praga, República Checa
Data: 29 de Março – 11 de Abril 2016
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
Abrigo sustentável do IKEA
Um embaixador da marca perguntou aos transeuntes se poderiam atirar os seus óculos de sol para uma caixa de reciclagem. O embaixador explicou que enquanto garrafas e óculos são feitos exactamente do mesmo material, as pessoas apenas usam as garrafas uma vez antes de se desfazerem delas - o que não acontece com os óculos de sol.
O embaixador encaminhava então os participantes para um abrigo onde estava incorporado uma câmera e um ecrã para tirarem selfies, equipado também com uma impressora 3D - havia também oferta de souvenirs como mini pranchas de surf a sublinhar o leque de possibilidades que existe quanto à reciclagem de plástico.
Anunciante: O’Neill
Local: Amesterdão
Data: Julho de 2016
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
A Body Shop, que várias vezes já levou a cabo campanhas com mensagem amiga do ambiente, aliou-se à JCDecaux UK, à teconlógica e eco-friendly Airlabs, e à Maxus, para incorporar unidades purificadores do ar em três abrigos no centro de Londres, em 2017. Os objectivos da campanha passava por reduzir a exposição da capital à poluição urbana, inspirar outras empresas e investidores a envolverem-se com a causa ecológica, e chamar a atenção para a tecnologia de limpeza do ar que já existe.
A promoção aconteceu numa zona tão turística quanto empresarial, numa altura em que a Airlabs confirmou que o centro de Lonres excedeu os limites de nitrogénio várias vezes durante o ano.
A tecnologia, perfeitamente integrada nos abrigos, removeu a poluição até 95%, protegendo os passageiros que se encontravam dentro da paragem de autocarro - e que estão em maior risco.
Muitos londrinos não estavam a par do problema, despertando para a necessidade de terem maior cuidado com as suas acções e a sua saúde.
Anunciante: The Body Shop
Local: Centro de Londres
Data: 22 de Maio – 18 de Junho 2017
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, tech, experiential
Anunciante: McDonald’s
Local: Järfälla (Estocolmo)
Data: Abril 2019
Formato: Grande Formato – Billboard
Creative Solution:Special-build
Uma lufada de ar fresco numa das suas mais visitadas estações
O BNP Paribas tornou-se uma lufada de ar fresco na Estação de Comboios de Marylebone - um polo de transportes públicos que concentra comboio, metro e autocarros. A campanha é o resultado de uma parceria liderada pelo BNP Paribas com a Airlabs, a Chiltren Railways, e a JCDecaux.O BNP Paribas, cuja sede se encontra a poucos metros da estação, instalou seis sistemas para filtragem de ar desenhados pela Airlabs, incorporados na estação através do mobiliário urbano JCDecaux, mobiliário esse que aproveitava para promover a acção.
Houve excelente feedback da campanha por parte dos passageiros já que os filtros conseguiam reduzir a poluição em 95%.
Anunciante: BNP Paribas
Local: Marylebone, Londres
Data: 15 de Outubro 2018
Formato: Mobiliário Indoor
Creative Solution: Special-build, tech, experiential
Alimentar abelhas urbanas - um oásis de cada vez
Em Maio de 2018, naquele que é tido como o Dia Mundial da Abelha, a A1 Telekom desviou as atenções para um assunto de importância maior na paisagem urbana e que, infelizmente, é muitas vezes ignorado: dado o aumento das temperaturas na altura da floração, o alimento das abelhas nos últimos verões esgotou-se. E quando as abelhas passam fome, cerca de um terço da comida que os humanos comem está em risco.Para ajudar as populações citadinas a compreender este problema, a empresa de telecomunicações A1 Telecom transformou o coração da sua capital, Ljubljana, num imenso jardim de flores. Os visitantes eram encorajados a levar consigo um dos doze tipos de plantas expostas nos painéis para criarem, cada um, o seu oásis numa varanda de sua casa.
A campanha teve grande efeito na Social Media, chegando aos 350.000 utilizadores e beneficiando de cerca de 3.500 interacções com 88.350 visualizações de vídeo - um resultado extraordinário para uma campanha de apenas uma semana, ilustradora, portanto, do impacto que a sinergia OOH e marketing online consegue ter.
Anunciante: A1 Telecom Slovenija
Local: Ljubljana, Eslovénia
Data: Verão de 2018
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential

Aproveitamento do lixo a caminho de casa
O Ikea, sempre na vanguarda no que toca à inovação das campanhas de publicidade exteiro e campeão do marketing verde, levantou a questão da reciclagem através de um abrigo em Praga, com um mini instalação no topo da sua estrutura.Os transeuntes que esperavam o seu transporte tinham oportunidade de colocar todo o lixo que tinham nos bolsos na caixa montada para a ocasião.
Anunciante: Ikea
Local: Praga, República Checa
Data: 29 de Março – 11 de Abril 2016
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential

Reciclagem de plástico em tempo real
A marca de artigos de surf O’Neill levou o engagement com os seus consumidores para outro nível ao educar os cidadãos de Amesterdão quanto à emergência que é a reciclagem do plástico.Um embaixador da marca perguntou aos transeuntes se poderiam atirar os seus óculos de sol para uma caixa de reciclagem. O embaixador explicou que enquanto garrafas e óculos são feitos exactamente do mesmo material, as pessoas apenas usam as garrafas uma vez antes de se desfazerem delas - o que não acontece com os óculos de sol.
O embaixador encaminhava então os participantes para um abrigo onde estava incorporado uma câmera e um ecrã para tirarem selfies, equipado também com uma impressora 3D - havia também oferta de souvenirs como mini pranchas de surf a sublinhar o leque de possibilidades que existe quanto à reciclagem de plástico.
Anunciante: O’Neill
Local: Amesterdão
Data: Julho de 2016
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
Abrigos purificadores de ar em Londres
A Body Shop, que várias vezes já levou a cabo campanhas com mensagem amiga do ambiente, aliou-se à JCDecaux UK, à teconlógica e eco-friendly Airlabs, e à Maxus, para incorporar unidades purificadores do ar em três abrigos no centro de Londres, em 2017. Os objectivos da campanha passava por reduzir a exposição da capital à poluição urbana, inspirar outras empresas e investidores a envolverem-se com a causa ecológica, e chamar a atenção para a tecnologia de limpeza do ar que já existe.
A promoção aconteceu numa zona tão turística quanto empresarial, numa altura em que a Airlabs confirmou que o centro de Lonres excedeu os limites de nitrogénio várias vezes durante o ano.
A tecnologia, perfeitamente integrada nos abrigos, removeu a poluição até 95%, protegendo os passageiros que se encontravam dentro da paragem de autocarro - e que estão em maior risco.
Muitos londrinos não estavam a par do problema, despertando para a necessidade de terem maior cuidado com as suas acções e a sua saúde.
Anunciante: The Body Shop
Local: Centro de Londres
Data: 22 de Maio – 18 de Junho 2017
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, tech, experiential