O que é o Brand Urbanism®?
Enquanto as cidades vivem profundas alterações para que estejam à altura dos desafios que a sociedade enfrenta, nomeadamente em termos de desenvolvimento sustentável, às marcas é igualmente exigido uma afirmação da sua componente social. Este paradigma tem sido a justificação para as sinergias entre iniciativas públicas e privadas, com o objectivo de melhoramento da vida metropolitana.Esta prática emergente é aquilo a que chamamos Brand Urbanism® (traduzindo, algo como urbanismo das marcas), que consiste na criação de parcerias das marcas com o poder local com vista ao lançamento ou financiamento de projectos urbanos, temporários ou permanentes. Uma parte do budget de marketing de determinados Grupos já tem em conta esta componente urbanística.
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A JCDecaux como ponte entre as marcas e a cidade
O conceito de Brand Urbanism® é conivente com o ADN da JCDecaux, que de resto é conhecida por estabeler pontes entre as autoridades públicas locais e as marcas.Ao oferecer, através da publicidade. financiamento de serviços para todos às cidades (abrigos de autocarros, painéis informativos, colunas Morris, entre outros), a JCDecaux é pioneira no conceito de Brand Urbanism®.
Como facilitadora e catalisadora das relações diárias das marcas com o seu espaço envolvente, a JCDecaux conhece de perto a importância do Brand Urbanism® na melhoria da vida das populações (quer no que toca ao ambiente, como também no clima, na componente social ou na requalificação de freguesias) e na melhoria da imagem das marcas em questão.
Jean-Claude Decaux, ao oferecer serviços urbanos financiados pela publicidade, percebeu logo em 1964 a importância da relação entre marcas e municípios. Meio século depois, estamos ainda mais convencidos da crucial sinergia necessária entre ambas as forças.Isabelle Schlumberger EVP Sales, Marketing & Development na JCDecaux
St. Mary's, em Dublin, pintada pela Dulux
Um olhar pelas experiências de Brand Urbanism®
Facilitar o acesso ao desporto, romancear o espaço urbano, preservar a herança cultural e identidade local, o Brand Urbanism® pode tomar várias formas consoante o desafio que se lhe depara pela frente.A UTOPIES estudou 50 casos de Brand Urbanism® pelo mundo fora, e investigou quais as melhores práticas a seguir de forma a garantir acções urbanas bem sucedidas.