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Estas foram as 10 campanhas que mais se destacaram em 2024 – e o segredo por trás de cada uma

Com criatividade de sobra, localizações estratégicas e campanhas que transformaram espaços em experiências inesquecíveis, estas são as 10 marcas que mais se destacaram com as soluções de publicidade da JCDecaux em 2024.

1. Vodafone, juntos na comunicação de excelência

A Vodafone foi o anunciante com maior impacto em campanhas programáticas em 2024. Este tipo de campanha Digital Out-of-Home tem capacidade para reagir a eventos em tempo quase real, como o estado do tempo, do trânsito ou até o resultado de um jogo de futebol.

A aposta principal foi nos centros comerciais, junto aos pontos de venda das lojas Vodafone, para uma comunicação eficaz e direta com o público-alvo, em momentos de elevada propensão para a compra. Para reforçar a notoriedade da marca, a Vodafone complementou a estratégia com campanhas em mobiliário urbano de rua e em grandes formatos.  

2. Heineken, em grande formato

Esta campanha da Heineken também merece um lugar de destaque. A marca apostou numa comunicação criativa em billboardsinclinados e estrategicamente instalados nas Amoreiras e na Av. Brasília, em Lisboa. Estes painéis de grande formato foram ajustados ao ângulo perfeito para simular o movimento de tirar uma cerveja e não passaram despercebidos. 

 

3. Sagres, um golo(e) certeiro

 

A Sagres mostrou o poder do digital numa campanha de conteúdos dinâmicos onde fez ocountdown para os jogos da Seleção Nacional no Euro 2024. Com a contagem decrescente em tempo real, a marca transformou os ecrãs JCDecaux em verdadeiros palcos de interação e entusiamo coletivo num momento tão efusivo que uniu o país.  Esta campanha refletiu a capacidade da publicidade exterior de criar experiências contextualizadas, e da importância de combinar tecnologia, criatividade e relevância para o público. 

 

4. Delta Cafés, para acordar a inspiração

 

Criar campanhas icónicas exige atenção a todos os detalhes, e a Delta Cafés provou isso este verão. Foi a marca oficial de café do festival NOS Alive e chamou a atenção com uma campanha criativa nos painéis de grande formato JCDecaux em Algés, próximos ao evento. Aqui, foram colocadas duas chávenas icónicas da marca, com efeito de relevo para criar a ilusão de um brinde de café. 

5. Super Bock, pelas amizades que não querem ser outra coisa

Super Bock voltou a comemorar a amizade, desta vez com uma iniciativa que tinha como objetivo contrariar o preconceito de que uma mulher e um homem não podem ser apenas amigos. A campanha, realizada num painel de grande formato da JCDecaux, proporcionou uma experiência única e vertiginosa a dois amigos inseparáveis: um jantar inesquecível, a 2 metros do chão. 

6. Sprite, uma criatividade refrescante

Esta campanha da Sprite refrescou Lisboa no final do verão. Através de um ecrã interativo instalado num abrigo de passageiros, era possível ativar um vaporizador de água. Sob o mote, “Se estás a ferver, mantém-te cool”, esta experiência sensorial bem-disposta, ajudou a reforçar o espírito jovem e descontraído da marca. 

7. Revolut, viagem rumo à inovação

Desde setembro, a Revolut tem instaladas máquinas dispensadoras de cartões bancários no Aeroporto do Porto, uma solução prática e inovadora que atende às necessidades dos viajantes. Esta campanha não tem passado despercebida junto dos milhares de passageiros - para quem viaja para fora da Europa, as máquinas dispensadoras simplificam os pagamentos. Esta iniciativa é resultado da parceria com a ANA - Aeroportos de Portugal | VINCI Airports e tem o suporte tecnológico da JCDecaux Portugal.  

8. Steve Madden, presença impactante

Através de um volumétrico gigante, mupis digitais, comunicação em escadas rolantes e banners suspensos, a marca americana Steve Madden destacou os seus sneakers icónicos em vários Centros Comerciais, nomeadamente no Vasco da Gama, NorteShopping e CascaiShopping. O objetivo? Gerar awareness, claro, mas também atrair tráfego para as lojas e fortalecer o reconhecimento da marca no mercado português. 

9. Uber, criatividade outonal

Para dar as boas-vindas ao outono, a Uber Eats captou todas as atenções com uma instalação volumétrica de grande impacto: um saco verde gigante e icónico da marca repleto de produtos que "transbordavam". Incontornável na criatividade e na visibilidade, a campanha destacou o mote atual da Uber East “Pede quase tudo”. Além de reforçar a versatilidade e conveniência do serviço, a campanha permitiu posicionar a Uber Eats como uma marca inovadora e próxima dos seus consumidores. 

 

10. Coca-Cola, toda a gente pode ser o Pai Natal

 

Para fechar o ano em grande, a Coca-Cola criou uma experiência natalícia que uniu tradição e tecnologia. Num dos pontos centrais do comércio lisboeta – o Centro Comercial Colombo– a marca quis criar uma experiência imersiva sob o mote “O mundo precisa de mais Pais Natais”. Através de um ledwall JCDecaux com tecnologia de reconhecimento corporal, uma inovação utilizada pela primeira vez numa campanha OOH em Portugal, a ativação transformou a silhueta de quem por ali passava na do Pai Natal

 

A Coca-Cola esteve presente com 100% share of time nos ecrãs digitais da JCDecaux no túnel de acesso ao Colombo para quem chegava de metro. Adicionalmente, toda a passagem por esta zona teve uma decoração temática com elementos natalícios numa experiência festiva o mais imersiva possível. 

JCDecaux, para levar sua marca mais longe 

As campanhas de 2024 destacaram-se pela criatividade, inovação e uso estratégico da tecnologia. Para 2025, o desafio é superar estas histórias de sucesso. Até lá, inspire-se nestas histórias de sucesso e prepare-se para criar a próxima grande campanha!

Publicado em Creative Solutions