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O início de 2023 foi marcado por campanhas criativas e inovadoras. Estas foram as 6 melhores.

O novo ano é um tempo de renovação que traz mais pessoas às ruas e em que as cidades se enchem de vida. Para aproveitar da melhor forma este momento, marcas dos mais variados setores criaram campanhas verdadeiramente surpreendentes. Algumas usaram tecnologias inovadoras, outras marcaram pelas mensagens inesquecíveis. Umas derreteram corações e outras conseguiram um lugar ao sol, no coração das cidades e dos portugueses. Estas são 6 campanhas que não vamos esquecer tão cedo.

1. Alfa Romeo, olhos postos no futuro

Fonte: YouTube JCDecaux

Este ano, a Alfa Romeo arrancou para uma viagem totalmente inédita em Portugal. O destino? Uma campanha que criasse em quem passa a mesma emoção que se sente ao ver um Alfa Romeo pela primeira vez. Usando um holograma para manter o logótipo da marca sempre na direção de quem passa, esta campanha hipnotizante captou a atenção, interesse e curiosidade de todos.

Esta campanha foi especial, mas não é caso único. A combinação de tecnologia avançada com publicidade exterior permite criar experiências únicas e interativas com o público, permitindo uma relação mais envolvente e imersiva. E as possibilidades são infinitas, desde efeitos visuais impressionantes, animações em 3D e até mesmo a criação de personagens e mundos virtuais. Com este tipo de publicidade, as marcas tornam-se mais marcantes e ficam associadas a uma imagem inovadora.

2. H&M, cidades que são montras

A H&M transformou Lisboa numa enorme montra. Os suportes escolhidos foram mupis que, desta vez, foram reinterpretados para receber peças de roupa reais, numa abordagem orgânica e original. Assim, a nova coleção saiu das lojas para ir de encontro ao público, criando maior impacto visual junto dos consumidores.

Desta forma, a marca conseguiu tirar o máximo partido da grande circulação de pessoas e da frequência de exposição elevada, para aumentar a retenção da publicidade. Uma das melhores campanhas do ano!

3. Century 21, no coração do bairro

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A Century 21 empreendeu uma das maiores campanhas jamais realizadas em comunicação exterior. Intitulada “No Coração do Bairro”, foi afixada em 6.201 faces JCDecaux por todo o país, em diversos ambientes e formatos, em localizações estratégicas, como nos centros urbanos, shoppings e aeroportos. O objetivo foi promover a proximidade da marca como uma vantagem para melhor aconselhar os clientes na compra ou venda de casa.

Este tipo de publicidade outdoor permite criar experiências diferenciadoras com o público nos locais onde as pessoas passam grande parte do seu tempo, o que aumenta o alcance da mensagem e permite que seja vista por um grande número de pessoas. Além disso, com uma grande variedade de formatos e possibilidades criativas, as marcas podem criar campanhas publicitárias inovadoras e impactantes, tornando-se mais presentes na mente dos consumidores.

4. Fox, quando a realidade não chega

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Foi uma das campanhas mais marcantes dos últimos meses e vai continuar na memória durante muito tempo. A Fox desafiou os portugueses a criar o seu próprio avatar a partir da sua personagem preferida das séries deste canal. Os abrigos de passageiros foram decorados com este pedido, cada um com uma série diferente, contendo um QR Code com acesso ao tutorial de criação do avatar. Uma vez criado, o avatar deveria ser publicado no TikTok dos utilizadores para que a candidatura fosse válida.

Numa única campanha foram articulados vários meios e a experiência do consumidor com a marca foi prolongada ao telemóvel. Este é um bom exemplo de como uma campanha pode ser envolvente, interativa, participativa e 100% personalizada, ultrapassando até o seu próprio suporte inicial.

5. Pedras, 100% natural

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Fonte: Marketeer

A Água das Pedras decidiu surpreender com uma campanha 100% natural, tal como os seus produtos. Trata-se de um suporte composto por quase 500 plantas, que assim se converteu num organismo vivo. No final da campanha, a vegetação foi transplantada para o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, onde já vivem 1.800 espécies de plantas.

Um exemplo prático de como é possível conciliar a publicidade com a sustentabilidade. Não só a iniciativa chama a atenção pela originalidade, como transmite uma mensagem ambiental importante. A inovação deste tipo de publicidade ajuda a diferenciar a marca da concorrência e a criar uma imagem sustentável entre os consumidores.

6. Betano, a escolha do público

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Depois de ter arrecadado o prémio Escolha do Consumidor, a Betano decidiu celebrar esta conquista com os seus clientes, preenchendo um dos maiores painéis publicitários do país com uma única e envolvente mensagem de agradecimento. As dimensões desta empena não deixam ninguém indiferente, criando um impacto permanente num dos locais mais movimentados de Portugal.

A publicidade exterior em grandes formatos oferece espaço para anúncios com impacto visual, o que permite que as marcas criem mensagens especialmente ousadas. É uma boa forma de se destacar na paisagem urbana e, assim, apresentar um fator diferenciador em relação à concorrência.

Se estas melhores campanhas do início de 2023 o inspiraram, porque não ter este nível de criatividade e ousadia ao serviço da sua marca? Entre em contacto com a nossa equipa de especialistas e descubra como tornar a próxima campanha inesquecível.

Publicado em Atualidade, Creative Solutions