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O Mupi é o suporte de comunicação mais antigo do mundo – e um dos mais populares entre marcas e consumidores. Descubra porquê.

O Mupi - ou Mobiliário Urbano como Ponto de Informação - é um dos suportes de comunicação mais eficazes e populares, e faz parte da estratégia de comunicação das marcas mais inovadoras há décadas. Com grande impacto visual e localizações estratégicas no centro das cidades, este formato tem mantido a sua relevância – e está agora mais adaptado do que nunca ao mundo digital. Descubra o que são exatamente os Mupis, quais as vantagens para as marcas, cidades e pessoas, e como o incluir na sua próxima campanha.

O que é um Mupi?

Mupi é o acrónimo de “Mobiliário Urbano como Ponto de Informação” - uma tradução do francês “Mobilier Urbain pour la Promotion et l’Information”, país onde nasceu este conceito. É um tipo de mobiliário urbano destinado a comunicação Out-of Home, com uma área de comunicação padrão de 1200 x 1750 mm, em papel ou digital. 

Pode ser encontrado em paragens de autocarro, estações de metro e comboio, centros comerciais, aeroportos, ou por si, de forma isolada. Essencialmente, onde houver grande concentração de pessoas, é quase certo encontrar um Mupi.

Quais as vantagens de comunicar em Mupis?

A utilização de um Mupi como veículo para uma determinada campanha apresenta vários benefícios para as marcas:

  • Alta visibilidade: devido às suas dimensões, os Mupis são facilmente visíveis, mesmo à distância ou em condições de baixa luminosidade;
  • Impacto num curto espaço de tempo: os Mupis estão normalmente localizados nas ruas e avenidas principais das cidades, em aeroportos ou centros comerciais, para impactar um grande número de pessoas em pouco tempo;

Elevado poder de influência de compra: a comunicação em Mupis influencia a perceção de 34% dos consumidores que os viram e cerca de 29% dos entrevistados refere que a informação ajuda a tomar decisões de compra informadas;

  • Maior presença no dia-a-dia do público: os Mupis estão sempre visíveis e passam rapidamente a fazer parte do dia-a-dia dos consumidores, seja quando vão para o trabalho ou às compras. Esta presença contínua faz com que as marcas que comunicam em Mupis passem também a fazer parte da vida do seu público-alvo;
  • Várias possibilidade de segmentação: ainda há quem ache que a segmentação do público-alvo só em possível na comunicação digital, mas a última geração de Mupis digitais permite escolher as mensagens apresentadas em função da localização, horário ou até meteorologia.

 

O que são Mupis digitais?

Os Mupis digitais são um formato inovador de publicidade com alto impacto. Em vez de um lona ou cartaz, utilizam um ecrã digital com elevada resolução e visibilidade, permitindo exibir diferentes conteúdos, potenciar criatividades e tornar a comunicação ainda mais flexível. 

Tal como acontece nos Mupis em papel, têm também uma área de comunicação padrão de 1200 x 1750 mm. Podem ainda ser iluminados e, como são digitais, podem comunicar várias campanhas ao mesmo tempo. As criatividades podem ainda ser alteradas de forna remota, em tempo real.

Quais as vantagens de comunicar em Mupis digitais?

Os Mupis digitais trazem ainda mais vantagens para além das associadas aos Mupis tradicionais em papel.

•    Atualizações flexíveis: os conteúdos exibidos nos Mupis digitais podem ser alterados com facilidade, permitindo a atualização em tempo real e de forma remota. As marcas podem adaptar as campanhas às necessidades e às condições locais e, assim, garantir que a mensagem permanece relevante. 

•    Várias possibilidade de segmentação: ainda há quem ache que a segmentação do público-alvo só em possível na comunicação digital, mas a última geração de Mupis digitais permite escolher as mensagens apresentadas em função da localização, horário ou até meteorologia.

•    Interatividade: os Mupis podem ser utilizados para incentivar a interação com o público, através de elementos sensores de movimento. Estas funcionalidades tornam as campanhas ainda mais envolventes.

•    Alta taxa de retenção e visualização: de acordo com dados da Digital Sigange Today, 83% das pessoas retêm a informação transmitida em Mupis Digitais, sendo que esta forma de publicidade consegue 400% mais visualizações do que os cartazes estáticos.

•    Redução da noção de espera: os Mupis digitais conseguem reduzir a noção de espera em 35%, e podem proporcionar mais entretenimento enquanto o público aguarda. Este é um dos motivos pelos quais tantas pessoas referem gostar da publicidade que veem em aeroportos, onde os Mupis digitais são uma constante.

•    Sustentabilidade: os Mupis digitais são uma opção ecológica, pois permitem a troca de anúncios sem a necessidade de materiais físicos, o que reduz o desperdício e o impacto ambiental.

Mupis: origem e história

Os Mupis têm uma história interessante que remonta ao início do século XX. São o mais antigo meio publicitário de massas, e há décadas que fazem a diferença na comunicação das marcas.

•    Início do século XX: Nesta altura, eram usados cartazes tradicionais e anúncios em placas de rua para divulgar informação às comunidades. Devido ao analfabetismo da população, continham apenas uma imagem e uma frase curta, para que fosse fácil de perceber. 

•    Década de 1920: Esta forma de comunicação passou a assumir estruturas específicas, pela necessidade de tornar a mensagem mais eficaz e visível. As cidades europeias começaram a desenvolver formatos que se integrassem na paisagem urbana – na altura, em papel ou metal. 

•    Década de 1960: Nascem os Mupis como os conhecemos. Jean-Claude Decaux criou o conceito de mobiliário urbano, com uma fórmula inovadora de serviço público financiado por publicidade. Lyon, em França, foi a primeira cidade do mundo a viver esta revolução com a chegada dos abrigos de passageiros. Assim, nasce também a JCDecaux.

•    Década de 1980: A década de 1980 marcou o início da digitalização dos Mupis. Com a introdução de tecnologias como a impressão digital e a iluminação LED, os Mupis tornaram-se mais versáteis e atrativos. 

•    Década de 2000: O início do século XXI trouxe uma revolução na publicidade exterior com o avanço da tecnologia digital. Os Mupis digitais começaram a ser cada vez mais comuns, colmatando as necessidades que os modelos tradicionais não conseguiam satisfazer.

•    Décadas 2010 em diante: Hoje em dia, os Mupis já fazem parte da paisagem urbana e podem ser encontrados em vários formatos e tecnologias. Atualmente, o foco está numa digitalização cada vez maior, com menor impacto ambiental. À semelhança do que acontecia no início do século XX, também fornecem informações úteis como horários de transporte, notícias e alertas de emergência. 

Desde os primeiros anúncios em papel até às sofisticadas soluções digitais de hoje, os Mupis vieram para ficar e são uma solução amigável e altamente eficaz para comunicar mensagens e campanhas. 
 

4 ambientes em que os Mupis se destacam

Cada ambiente oferece características únicas que podem ser aproveitadas para alcançar diferentes objetivos publicitários.

1. Aeroportos, para marcas que levantam voo


Os aeroportos são locais de alto tráfego e movimentação constante de pessoas, o que oferece uma ampla audiência aos Mupis. Entre viajantes frequentes, turistas ou passageiros locais – para as marcas, é uma oportunidade de impactar pessoas muito diferentes.


Dado que é também uma zona de espera, os Mupis digitais em aeroportos podem incluir funcionalidades interativas, como quiosques de informações ou promoções em lojas, para envolver os viajantes enquanto aguardam pelos seus voos. 

2. Ruas, onde as marcas ganham tração e visibilidade

Os Mupis localizados em ruas e avenidas principais têm a capacidade de alcançar um grande número de pessoas, tanto a pé quanto em veículos. Pelo facto de permitir uma exposição contínua, este ambiente é uma boa escolha para campanhas de aumento da notoriedade.

3. Mobiliário Urbano, para marcas que se ligam ao ritmo das cidades

Os Mupis conseguem integrar-se na perfeição no mobiliário urbano, como abrigos ou paragens de transportes públicos. Assim, ajudam a criar um ambiente mais informativo, tecnológico e atrativo, ao mesmo tempo que tiram o máximo partido do tempo de espera do público.

4. Centros comerciais, onde as marcas são o centro das atenções

Os centros comerciais reúnem naturalmente um público específico já predisposto à compra e ao entretenimento. Por isso, são ideais para influenciar a audiência imediatamente antes do ato de compra. Além disso, recebem um fluxo constante de visitantes, o que permite que as marcas comuniquem de forma contínua. 

Como incorporar Mupis em campanhas de comunicação

Para tirar o máximo partido de uma campanha de Mupis, incluindo Mupis Digitais, é importante considerar alguns fatores decisivos, que passamos a descrever.

1. Escolha as redes de Mupis em função do público-alvo

Numa campanha com Mupis, a localização é um dos pontos mais importantes a ter em conta. O primeiro passo é estudar onde está localizado o público-alvo e como se move na cidade. A rede de Mupis deve ir ao encontro desta geografia e impactar as pessoas ao longo do seu percurso, com mensagens adequadas a cada etapa.

2. Desenhe uma criatividade pensada para o Mupi

O Mupi é um formato que combina características harmoniosas e funcionais. Na JCDecaux Portugal, os Mupis são um autêntico reflexo do espaço onde estão inseridos, ou seja, estão em imersão com o ambiente envolvente. É importante adaptar as criatividades às dimensões, localização e visibilidade do Mupi, para garantir a leitura e impacto. Para isso, siga estas dicas:

•    Prefira tipos de letra que sejam facilmente legíveis à distância. Use diferentes tamanhos e estilos de fonte para criar uma hierarquia clara. O título ou a mensagem principal deve ser o mais destacado, seguido por subtítulos e detalhes em tamanhos menores. Especialmente em textos mais longos, tipos de letra muito elaborados podem comprometer a legibilidade.
 
•    Assegura uma leitura em “Z”. Idealmente, a criatividade deve poder ser lida de cima para baixo, e da esquerda para a direita. Assim, assegura que a mensagem passa em poucos segundos.

•    Escolha combinações de cores de alta visibilidade. Principalmente, devem proporcionar um bom contraste entre o texto e o fundo. Um alto contraste facilita a leitura, especialmente em ambientes externos onde as condições de iluminação podem variar.

•    Evite sobrecarregar o Mupi. Não inclua elementos visuais que possam distrair ou confundir o público. O objetivo é complementar o texto e reforçar a mensagem, sem entrar em competição. E, claro, usar sempre materiais de alta resolução.

•    Garanta espaço suficiente entre os diferentes elementos. Dê espaço para respirar (o chamado espaço negativo) ao texto, imagens e logos. O espaçamento adequado melhora a legibilidade e evita uma aparência sobrecarregada.

•    Organize o layout de maneira que a informação mais importante seja a primeira a ser vista. Utilize alinhamentos claros e uma ordem lógica para guiar o olhar do público de forma eficaz.

•    Adeque o design a diferentes ângulos de visão. A mensagem deve ser visível e legível de várias direções e distâncias.

•    Teste a criatividade. Sabia que a JCDecaux desenvolveu uma ferramenta única que permite testar a legibilidade de uma criatividade antes de ir para a rua? Chama-se Creative Heatmap, e assinala num mapa de calor fácil de entender as áreas que mais captam a atenção. Assim, é fácil saber se o foco nos pontos mais importantes da criatividade, e ajustar em conformidade.

3. Personalize o conteúdo para diferentes locais

Se possível, adapte o conteúdo dos Mupis para refletir características locais e culturais específicas de cada área onde estão instalados. Esta dica pode aumentar a relevância da mensagem e melhorar o envolvimento com o público local. Por exemplo, um Mupi localizado numa área financeira pode ter uma abordagem diferente de um Mupi numa zona de lazer ou numa área residencial. Ou ainda, se um Mupi estiver instalado numa zona histórica, o conteúdo pode fazer uma referência criativa à arquitetura ou à história local.

4. Desenvolva uma estratégia de rotatividade

Esta dica é especialmente útil para campanhas que evoluem ou que têm diferentes fases. A rotatividade ajuda a manter o conteúdo atualizado e alinhado com a fase atual da campanha. Uma rotação bem estruturada mantém o conteúdo fresco e interessante, evitando que o público se habitue à mesma mensagem.

5. Considere os Mupis Digitais

As campanhas de Mupis digitais têm mais impacto do que o seu formato tradicional. Para além disso, são mais dinâmicas, podem ser segmentadas e até é possível gerar campanhas interativas, em que o utilizador é convidado a tomar uma determinada ação. É por este motivo que os Mupis da JCDecaux podem incorporar novas tecnologias como ecrãs touch screen, câmara de vídeo, ligação wi-fi, sistema de áudio, e sensores de temperatura, proximidade e movimento. Tudo para criar experiências únicas.

6. Integre a campanha com outros canais de marketing

Para maximizar a eficácia dos Mupis, é essencial integrar a campanha com outros canais de marketing, como redes sociais, e-mail marketing e publicidade online. A consistência na mensagem e na criatividade através de diferentes plataformas reforça o impacto da campanha e amplia o alcance.

7. Teste e ajuste a abordagem criativa

Realize testes A/B com diferentes versões da criatividade para identificar quais os elementos que funcionam melhor com o público. Ajuste a abordagem com base nos resultados para otimizar o desempenho e a eficácia da campanha ao longo do tempo.

3 exemplos de campanhas memoráveis em Mupis

Não falta inspiração para marcas que querem criar campanhas memoráveis em Mupis. Estas são 3 das melhores dos últimos tempos em Portugal.

1. Um Mupi refrigerado para uma campanha da Danone

Danone CS

A Danone Portugal lançou uma campanha inovadora que transformou a forma de comunicar a importância da proteção do sistema imunitário. No Saldanha, em Lisboa, instalamos um Mupi que, na verdade, era um frigorífico em pleno funcionamento. A ideia era simples e eficaz: converter um Mupi convencional num ponto de distribuição gratuito de iogurtes Actimel. Através desta campanha, a Danone conseguiu unir inovação e relevância social, transformando um conceito tradicional de publicidade numa ação de impacto direto.

2. Um Mupi recheado de ofertas

Mc´Donalds CS

A McDonald’s transformou Mupis em verdadeiras celebrações do verão e da marca. Cada Mupi foi projetado para incluir toalhas de praia estendidas no interior, criando um visual que evocava relaxamento e diversão. O objetivo foi comunicar a oferta de uma toalha na compra de um McMenu, um gelado e mais um euro. 

3. Um Mupi que cabe em qualquer lugar

Este é outro exemplo de como a criatividade pode levar a utilização dos Mupis mais além. Com a Citroën, implementamos uma campanha inovadora para promover o novo AMI Buggy. O objetivo? Criar um Mupi que se parecesse com um cadeado de bicicleta, entrelaçando o próprio carro. Tudo para transmitir quão prático e compacto é este veículo - e quem por aqui passou certamente não se esquecerá desta instalação inovadora

 

JCDecaux, líderes mundiais em comunicação de exterior

Na JCDecaux, ajudamos as marcas mais inovadoras a criar campanhas inesquecíveis. Através de uma análise detalhada de cada desafio, desenhamos e implementamos soluções de comunicação outdoor, que incluem Mupis, Mupis digitais e muitos outros formatos de comunicação. Entre em contacto para saber o que podemos fazer pela sua marca.

 

Publicado em Tendências