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O Mupi é o suporte de comunicação mais antigo do mundo – e um dos mais populares entre marcas e consumidores. Descubra porquê.

O Mupi é um dos suportes de comunicação mais eficazes e populares, e faz parte da estratégia de comunicação das marcas mais inovadoras há décadas. Com grande impacto visual e localizações estratégicas no centro das cidades, este formato tem mantido a sua relevância – e está agora mais adaptado do que nunca ao mundo digital. Descubra o que são exatamente os Mupis, quais as vantagens para as marcas, cidades e pessoas, e como o incluir na sua próxima campanha.

O que é um Mupi?

O Mupi é um tipo de mobiliário urbano destinado a comunicação Out-of Home. Tem uma área de comunicação padrão de 1200 x 1750 mm, em papel ou digital. Pode ainda ser iluminado e contar com um sistema rotativo que permite comunicar várias campanhas ao mesmo tempo.

Especialmente populares nas cidades, podem ser encontrados em paragens de autocarro, estações de metro e comboio, centros comerciais, aeroportos, ou por si, de forma isolada. Essencialmente, onde houver grande concentração de pessoas, é quase certo encontrar um Mupi.

Quais as vantagens de comunicar em Mupis?

A utilização de um Mupi como veículo para uma determinada campanha apresenta vários benefícios para as marcas:

  • Impacto num curto espaço de tempo: os Mupis estão normalmente localizados nas ruas e avenidas principais das cidades, em aeroportos ou centros comerciais, para impactar um grande número de pessoas em pouco tempo.
  • Elevado poder de influência de compra: a comunicação em Mups influencia a perceção de 34% dos consumidores que os viram e cerca de 29% dos entrevistados refere que a informação ajuda a tomar decisões de compra informadas.
  • Maior presença no dia-a-dia do público: os Mupis estão sempre visíveis e passam rapidamente a fazer parte do dia-a-dia dos consumidores, seja quando vão para o trabalho ou às compras. Esta presença contínua faz com que as marcas que comunicam em Mupis passem também a fazer parte da vida do seu público-alvo
  • Várias possibilidade de segmentação: ainda há quem ache que a segmentação do público-alvo só em possível na comunicação digital, mas a última geração de Mupis digitais permite escolher as mensagens apresentadas em função da localização, horário ou até meteorologia.

 

O que são Mupis digitais e quais as vantagens?

Os Mupis digitais são um formato inovador de publicidade com alto impacto. Em vez de um lona ou cartaz, utilizam um ecrã digital com elevada resolução e visibilidade, permitindo exibir diferentes conteúdos, potenciar criatividades e tornar a comunicação ainda mais flexível. Estes conteúdos digitais podem ser alterados com facilidade, em tempo real e remotamente. Em alguns casos, podem até incentivar a interação. As mensagens podem, inclusivamente, ser segmentadas em função das especificidades locais ou regionais de cada espaço.

De acordo com os dados da Digital Signage Today, 83% das pessoas retêm a informação transmitida em Mupis digitais, sendo que esta forma de publicidade consegue 400% mais visualizações do que os cartazes estáticos. Os Mupis digitais conseguem ainda reduzir a noção de espera em 35%, na medida em que podem proporcionar mais entretenimento e ajudar facilmente a passar o tempo. Este é um dos motivos pelos quais tantas pessoas referem gostar da publicidade que veem em aeroportos, onde os Mupis digitais são uma constante.

 

Como incorporar Mupis em campanhas de comunicação

Para tirar o máximo partido de uma campanha de Mupis, incluindo Mupis Digitais, é importante considerar alguns fatores decisivos, que passamos a descrever.

1. Escolha as redes de Mupis em função do público-alvo

Numa campanha com Mupis, a localização é um dos pontos mais importantes a ter em conta. O primeiro passo é estudar onde está localizado o público-alvo e como se move na cidade. A rede de Mupis deve ir ao encontro desta geografia e impactar as pessoas ao longo do seu percurso, com mensagens adequadas a cada etapa.

2. Desenhe uma criatividade pensada para o Mupi

O Mupi é um formato que combina características harmoniosas e funcionais. Na JCDecaux Portugal, os Mupis são um autêntico reflexo do espaço onde estão inseridos, ou seja, estão em imersão com o ambiente envolvente. É importante adaptar as criatividades às dimensões, localização e visibilidade do Mupi, para garantir a leitura e impacto.

3. Considere os Mupis Digitais

As campanhas de Mupis digitais têm mais impacto do que o seu formato tradicional. Para além disso, são mais dinâmicas, podem ser segmentadas e até é possível gerar campanhas interativas, em que o utilizador é convidado a tomar uma determinada ação. É por este moetivo que os Mupis da JCDecaux podem incorporar novas tecnologias como ecrãs touch screen, câmara de vídeo, ligação wi-fi, sistema de áudio, e sensores de temperatura, proximidade e movimento. Tudo para criar experiências únicas.

JCDecaux, líderes mundiais em comunicação de exterior

Na JCDecaux, ajudamos as marcas mais inovadoras a criar campanhas inesquecíveis. Através de uma análise detalhada de cada desafio, desenhamos e implementamos soluções de comunicação outdoor, que incluem mupis, mupis digitais e muitos outros formatos de comunicação. Entre em contacto para saber o que podemos fazer pela sua marca.

 

Publicado em Tendências