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O Creative Heatmap é a ferramenta que ajuda as marcas a criar imagens inesquecíveis para as audiências. Descubra o que é, porque é tão importante e como funciona.
 

Uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras. Que o digam os cerca de 65% das pessoas que têm memória visual. Por isso, é fundamental que as marcas apresentem nas suas campanhas imagens impactantes, que prendem a atenção das audiências. Com este objetivo, a JCDecaux desenvolveu uma nova ferramenta que ajuda a medir – e otimizar – o impacto das criatividades das campanhas, com base em dados. Descubra o que é o Creative Heatmap e como funciona.

O que é o Creative Heatmap?

Creative Heatmap é o nome da ferramenta que avalia e melhora o impacto das imagens desenvolvidas para as campanhas Out-of-Home da JCDecaux. Entre outras coisas, permite perceber que pontos da imagem vão captar a atenção das pessoas.

Este mapa de calor representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção. Determina os pontos quentes e frios (que despertam mais e menos atenção), mostrando manchas de calor e identifica os pontos prioritários no sentido de leitura.
 
Este é o resultado de anos de desenvolvimento e da experiência no terreno das nossas equipa.  O Creative Heatmap é um serviço que colocamos à disposição de todos os nossos anunciantes. O objetivo é simples: otimizar resultados e garantir o máximo de retorno do investimento.

Porque é tão importante utilizar esta ferramenta?

O Creative Heatmap ajuda os anunciantes a determinar se uma imagem ou vídeo atrai a atenção dos consumidores.

Esta ferramenta permite testar a legibilidade das mensagens, adaptar digitalmente a campanha ao contexto envolvente, e prever, através de Inteligência Artificial, que elementos vão atrair e reter a atenção dos utilizadores. O Creative Heatmap permite analisar e otimizar qualquer campanha Out-of-Home, de uma forma totalmente digital e com base em dados, ainda antes de entrar em produção.
 
Assim, quando as campanhas saem para o terreno, já estão previamente testadas para garantir com base em dados, que as criatividades chamam a atenção para os locais certos.

Como funciona o Creative Heatmap?

A tecnologia de Inteligência Artificial de eye tracking permite identificar as áreas das criatividades que captam mais a atenção, evidenciando-as através de manchas de calor.

O processo de otimização da imagem começa com a conceção do conteúdo inicial. De seguida, o Creative Heatmap fornece um mapa de calor com base nos elementos mais destacados da imagem. O mapa de calor é criado com base em Inteligência Artificial, que assinala os pontos em que o olho humano se fixa naturalmente.
Por exemplo, na imagem acima, é possível perceber que áreas da imagem captam mais e menos a atenção.

Como desenvolver uma imagem eficaz?

A análise de milhares de imagens e vídeos com o Creative Heatmap permite identificar um conjunto de melhores práticas que todas as marcas podem seguir.

Em primeiro lugar, cada imagem deve ter um único ponto chave, com maior peso que os restantes elementos. Ou seja, é importante que cada imagem tenha um elemento de destaque claro, como um produto, uma cara, ou uma mensagem.

Por outro lado, é importante que a criatividade tenha um sentido de leitura bem definido, de preferência em Z ou na vertical. O leitor deve conseguir perceber claramente o sentido em que lê a mensagem.

Outra boa prática é que uma imagem não deve ter mais do que três pontos âncora para evitar dispersar a atenção. Os dados mostram que um anúncio que inclua 4 mensagens, regista apenas 43% de recordação do que um anúncio com apenas 1 mensagem.

E no Digital Out-of-Home, como criar uma campanha otimizada?

 

O Creative Heatmap também fornece aprendizagens para otimizar a organização e conteúdo das criatividades digitais.
Por exemplo, a criação de conteúdos específicos adaptados ao meio digital deve ser uma prioridade. Para além disso, é importante animar um ou alguns elementos para captar a atenção, mas sem excessos, para não confundir as audiências. Por fim, o conteúdo deve ser facilmente legível e assinalar palavras-chave de leitura imediata.

O Creative Heatmap é a única ferramenta de otimização de campanhas?

 

A criatividade das campanhas desempenha um papel fundamental no seu sucesso. Por isso, queremos acompanhar as marcas na otimização das criatividades, para garantirmos campanhas eficazes. Além do Creative Heatmap, a JCDecaux desenvolveu outra ferramenta para ajudar as marcas a elevar a sua comunicação: o Créaction. Esta plataforma ajuda os anunciantes a desenhar criatividades impactantes e adaptadas ao contexto envolvente. O Créaction é um simulador 3D em ambiente urbano, para avaliar num ambiente real as criatividades,  antes do lançamento da campanha, com distâncias diferentes utilizando critérios como o tamanho e posição do logo, dos textos, das palavras e os contrastes.

A criatividade das campanhas desempenha um papel fundamental no seu sucesso. Por isso, acompanhamos os nossos clientes na otimização das criatividades, para garantir campanhas eficazes. Todos os dias, trabalhamos para desenvolver novas ferramentas que tornam as nossas campanhas mais eficazes e impactantes.

Entre em contacto connosco para saber o que podemos fazer pelo seu negócio.

 

Publicado em Atualidade