A cidade é o espaço onde vivemos e interagimos. Adaptável de acordo com os objetivos e orçamentos, o mobiliário urbano oferece cobertura máxima para as marcas em áreas urbanas com elevados níveis de repetição. Aliado ao mobiliário urbano está a comunicação exterior. Descubra em que consiste esta forma de comunicação, quais as vantagens e como implementar.
O que é o mobiliário urbano?
O termo mobiliário urbano é uma definição abrangente que se aplica a diferentes equipamentos que tornam a vida mais prática nas cidades. De abrigos de autocarro a sanitários, estações de carregamento de telemóveis, quiosques, hotspots wi-fi, pontos de reciclagem a abrigos de autocarro, ou painéis de comunicação de grandes dimensões ou digitais nas principais artérias das cidades, o mobiliário urbano está um pouco por todo o lado.
Para os municípios e cidades, o mobiliário urbano é uma forma de prestar novos serviços gratuitos, comunicar mensagens importantes e promover a qualidade de vida dos cidadãos. É também o caminho para tornar os espaços mais sustentáveis e ecológicos, para citar apenas algumas das principais vantagens da comunicação OOH para as cidades.
Para as marcas, é o suporte por excelência para publicidade exterior e o mais antigo meio de massas. Com cobertura nacional e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem o a comunicação OOH em mobiliário urbano conseguem um impacto inigualável. Mas há muitas outras vantagens que vale a pena conhecer.
Porquê escolher comunicação em mobiliário urbano para comunicar?
Fazer compras, trabalhar, viajar, passear. É “lá fora” que a vida acontece. Por este motivo, o mobiliário urbano é a forma mais eficaz de impactar uma população abrangente e ativa, ideal para as marcas que procuram comunicar novos produtos ou serviços e acompanhar as suas audiências ao logo de todo o dia.
Estas são as principais vantagens de escolher o mobiliário urbano para comunicar.
1. O mobiliário urbano é segmentável
É fácil perceber porque é que a comunicação exterior através do mobiliário urbano é o principal meio de comunicação de massas, com capacidade para impactar milhares de pessoas todos os dias. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição asseguram isso mesmo. Menos conhecido é o seu potencial de segmentação.
Com estes formatos publicitários é possível escolher as localizações e até adaptar as criatividades em função dos objetivos de cada marca. Por exemplo, as marcas que pretendem alcançar um público urbano com alto poder aquisitivo podem selecionar redes com as melhores localizações para esse efeito. Ou, em alternativa, optar por locais para impactar os consumidores nos momentos que antecedem a compra. Ou, ainda, selecionar as faces mais próximas dos locais onde o público-alvo trabalha, vive e se movimenta. Tudo depende dos objetivos de cada marca.
2. O mobiliário urbano acompanha os consumidores ao longo de todo o dia
A comunicação Out-of-Home (OOH) aplicada em mobiliário urbano é a forma mais rápida de gerar notoriedade e recordação, pois acompanha o utilizador ao longo de todo o dia - nas principais vias da cidade, nos centros comerciais, nos aeroportos e nas áreas de serviço.
Uma oportunidade para as marcas estabelecerem um relacionamento emocional de longo prazo, abrindo portas para uma verdadeira interação. As nossas soluções dão às marcas uma presença real no dia-a-dia dos consumidores ao fazerem parte da sua jornada desde o momento em que saem de casa até regressarem.
3. O mobiliário urbano é o formato de maior repetição
As nossas soluções de mobiliário urbano estão localizadas estrategicamente nas principais cidades do país, em múltiplos pontos de contacto, permitindo uma elevada repetição da mensagem das marcas com as suas audiências. Esta presença abrangente representa um enorme desafio a nível de sustentabilidade, qualidade e manutenção.
Por isso, trabalhamos com designers e arquitetos de renome mundial para conseguir uma imagem sofisticada e assegurar que os nossos formatos e a paisagem urbana convivem de forma harmoniosa. E insistimos em manter níveis de exigência elevados no que toca à manutenção e supervisão dos nossos serviços colocando sempre a qualidade em primeiro lugar.
4. O mobiliário urbano é para marcas de todos os tamanhos
Os Mupis e abrigos de autocarro são uma das soluções de mobiliário urbano mais familiares aos consumidores e às marcas. As suas dimensões standard, localizações premium e impacto visual tornam-no um presença bem-vinda nas cidades e uma forma prática para os consumidores de ficar a par das últimas novidades. Mas dentro do universo do mobiliário urbano, há muitas outras opções, de várias dimensões e para marcas de todos os tamanhos.
Dos Grandes Formatos às estações de carregamento, em abrigos de autocarro ou aeroportos, há uma enorme diversidade de opções. O comércio local, por exemplo, é um dos principais beneficiados. Com estas soluções de comunicação, as marcas locais podem chegar a um público diretamente na sua zona de atuação, muito próximo do ponto de venda.
5. O mobiliário está sempre em evolução
O mobiliário urbano pode ser o mais antigo meio de comunicação para massas, com uma história que começou em 1964, mas não para de evoluir. Na JCDecaux, contamos com maisde145patentesligadas à inovação, e trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Apostamos no baixo consumo, na autonomia energética e na utilização de produtos amigos do ambiente no processo de conceção, fabrico e manutenção dos nossos equipamentos. Motivos que levaram algumas das marcas mais inovadoras do mundo, da Amazon à Netflix, a escolher as nossas soluções para anunciar as suas inovações ao mundo.
Como implementar campanhas em mobiliário urbano
Na JCDecaux, trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida nas cidades através de experiências de comunicação inovadoras. As nossas soluções de OOH são a referência em inovação, qualidade, estética e funcionalidade.
Entre em contacto com a nossa equipa de especialistas e comece hoje a desenhar a sua próxima campanha.