Displays interativos, promoções exclusivas, cross-selling estratégico – tudo conta para transformar uma simples visita à loja numa decisão de compra irresistível. Fique com estas estratégias eficazes para tirar o máximo partido da publicidade no ponto de venda.
O que é publicidade no ponto de venda?
A publicidade no ponto de venda refere-se à estratégia de comunicação e marketing que ocorre dentro e nas proximidades no local de compra e nos momentos que antecedem a decisão.
No entanto, a publicidade no ponto de venda vai muito além de ser apenas um local de exposição. Não basta estar visível; é preciso ser relevante e impossível de ignorar, para que o consumidor perceba que a sua marca é exatamente o que ele procura naquele momento.
Como usar a publicidade no ponto de venda
Se os clientes não prescindem de visitar as lojas físicas, o mínimo que as marcas podem fazer é garantir que as visitas valem a pena – com estas 10 estratégias.
1. Criação de uma experiência sensorial completa
Comece por criar uma experiência sensorial que envolva os clientes. Aos displays dinâmicos bem posicionados, mupis iluminados e painéis digitais em zonas estratégicas, associe outros sentidos – som, aroma e toque.
A nossa equipa de Creative Solutions pode ajudar a desenvolver campanhas em que é possível tocar em diferentes materiais e texturas. Em alternativa, inclua códigos QR que ativam experiências digitais e aumente o envolvimento e facilitar a conversão
2. Maximize a visibilidade através de posicionamento estratégico
A publicidade exterior nas zonas à volta da loja desempenha um papel fundamental na conversão. Estes painéis abrem um “caminho” que orienta os consumidores até ao produto na hora certa. Foi o que aconteceu com a campanha da marca americana Steve Madden, com um par gigante de sneakers nos principais centros comerciais do país, que guiaram os consumidores diretamente até à loja.
3. Aposte em campanhas sazonais e temáticas
Uma excelente estratégia é aproveitar a sazonalidade ou eventos específicos para criar uma experiência única de publicidade no ponto de venda. Por exemplo, pode criar montras ou displays temáticos que traduzem o espírito da época, seja para promoções de Natal, descontos de verão ou ofertas exclusivas relacionadas com eventos locais. A chave está em personalizar a experiência, fazendo com que o consumidor se sinta imerso no ambiente da loja.
Amplifique a experiência com publicidade exterior, como mupis e painéis digitais estrategicamente localizados, que reforçam a mensagem da campanha e atraem os consumidores. Criar essa coerência entre o exterior e o interior faz com que a experiência de compra seja fluida, convidativa e impossível de resistir.
4. Use dados e personalização para criar ofertas dirigidas
Não há melhor forma de tornar a sua mensagem relevante do que a personalização. Afinal, todos os clientes querem sentir-se valorizados e compreendidos.
Utilize dados de comportamento, como os hábitos de compra, para segmentar e direcionar a comunicação. Uma forma de tirar partido da personalização é exibir promoções baseadas na localização ou momento do dia.
5. Crie uma sensação de urgência e exclusividade
Criar um senso de urgência pode ser o fator decisivo para concretizar a venda. Por exemplo, defina e comunique um prazo para as ofertas, como "oferta válida até às 18h" ou "últimos dias de promoção". Este tipo de mensagem incentiva os consumidores a agirem rapidamente, antes que a oferta desapareça. No ponto de venda e à venda, os displays digitais podem exibir contagens decrescentes para o fim da promoção, para reforçar a ideia de que o tempo está a esgotar. Este estímulo visual ajuda o consumidor a sentir que tem de agir rapidamente para não perder a oportunidade.
6. Aproveite o poder das compras impulsivas
As compras por impulso representam até 62% das vendas em supermercados em determinadas categorias de produtos. A chave está na criação de um ambiente onde o cliente se sinta inclinado a realizar uma compra extra sem ter planeado.
A instalação de displays estratégicos em áreas de alto tráfego pode ser um convite para decisões de compra rápidas. Além disso, oferecer promoções relâmpago e descontos exclusivos em produtos relacionados pode aumentar ainda mais o desejo de compra imediata.
7. Explore as oportunidades de cross-sell com inteligência
A publicidade no ponto de venda é uma excelente forma de promover cross-selling. Utilize a comunicação para destacar soluções que agreguem valor, sem competir entre si. Relacione produtos complementares de forma natural, como acessórios para um artigo principal ou sugestões sazonais. Destaque benefícios, promoções exclusivas e facilidades que incentivem a compra conjunta.
8. Aproveite a tecnologia interativa
Uma das maiores vantagens da publicidade no ponto de venda é a possibilidade de interagir com o cliente em tempo real. Os mupis interativos, por exemplo, podem transformar qualquer ponto de passagem numa plataforma de comunicação direta com o consumidor. Através de QR codes ou tecnologias de votação, é possível convidar o público a participar de ações imediatas – como direcionar o cliente para um site com ofertas ou concursos exclusivos, ou convidar a votar num novo sabor de produto. Sem esquecer as tecnologias como realidade aumentada e reconhecimento facial, que permitem aos consumidores experimentar virtualmente produtos antes de os adquirir.
Reinvente a experiência de compra com publicidade no ponto de venda
Seja com displays digitais dinâmicos, mupis interativos ou promoções inesperadas, o poder de captar a atenção do consumidor no momento certo é incomparável. Não espere que o consumidor descubra o seu produto – crie uma experiência envolvente que desperte o desejo de compra.
A publicidade exterior consegue levar este objetivo a outro nível, com a tecnologia e a criatividade certa. Contacte-nos e descubra como podemos potenciar as suas vendas, com campanhas interativas e personalizadas que vão fazer toda a diferença.