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As cidades competem entre si para proporcionar o melhor ambiente aos cidadãos. E com a inovação OOH, este facto traduz-se em serviços mais inteligentes e mobiliário urbano avançado. Mas o que significa esta evolução para os anunciantes e de que forma são afectados os hábitos dos consumidores?
As características típicas do mobiliário inteligente podem incluir mobiliário ligado, integração de dados e mensagens dinâmicas, ecrãs interactivos ou imagens aperfeiçoadas e realidade aumentada. Será que um OOH mais inteligente significa campanhas de marca mais inteligentes? Naturalmente, marcas e categorias de produtos diferentes têm objectivos de marketing diferentes, o que significa que eles utilizam o OOH de forma diferente. Vejamos como três grandes categorias de produtos utilizam o OOH inteligente para optimizar a eficácia da sua campanha.
 
perfumes e cosméticos: móveL e drive-to-store
 
6 Perfis de Viajantes
 
  • Amostras de produto e experiência do produto
  • Drive-to-Store

As escolhas de perfumes e cosméticos são extremamente pessoais, logo as amostras estão no centro das decisões de compra dentro desta categoria. O OOH é o único meio que coloca as marcas directamente nas mãos do consumidor e permite um envolvimento real através, por exemplo, de campanhas experimentais ou de vouchers e de amostras. No entanto, o trunfo de OOH de que essas marcas beneficiam especialmente é de estar num “pódio” e construir a notoriedade da marca - algo que é fundamental para a construção da marca para os produtos de luxo.
Ultimamente, os anunciantes de perfumes têm utilizado mobiliário inteligente para fazer com que as suas campanhas vão mais além - passando de um reconhecimento de marca e construção de marca directamente para o drive-to-store. As novas soluções de conectividade móvel oferecem às marcas a possibilidade de se ligar mais pessoalmente aos seus consumidores, retransmitindo o anúncio do OOH para o telemóvel.
 

 
MODA: ECRÃS INTERACTIVOS E LOJAS VIRTUAIS
 
Objectivos OOH:
 
  • Conhecimento de novas colecções, notoriedade da marca
  • Simplificar o processo de compra

Tal como para os perfumes, os principais objectivos das marcas de moda são dar conhecimento das suas colecções e, é claro, impulsionar o tráfego e as vendas nas lojas. Habitualmente, os anunciantes de moda utilizam o OOH devido à sua cobertura rápida e alcance de massa, mas também para criar histórias de moda em diferentes locais.
O mobiliário inteligente pode transformar uma campanha OOH numa loja virtual. Por exemplo, os ecrãs interactivos fornecem novas possibilidades de exibir produtos em que os consumidores podem experimentar combinações de produtos diferentes. Alternativamente, até podem experimentar artigos através de soluções de realidade aumentada. Indo mais longe, os painéis ligados permitem que os anunciantes impulsionem directamente as vendas, ao incorporar o comércio electrónico (e-commerce) nas suas campanhas DOOH.
 
A Michael Kors permite que os viajantes naveguem pela colecção e encontrem mais conteúdo pela integração com QR e Facebook. JCDecaux Hong Kong.
A Michael Kors permite que os viajantes naveguem pela colecção e encontrem mais conteúdo pela integração com QR e Facebook. JCDecaux Hong Kong.

 
TECNOLOGIA: TECNOLOGIA INTELIGENTE EXIBE MENSAGENS INTELIGENTES
 
Objectivos OOH:
 
  • Educar sobre as características do produto
  • Destacar soluções inovadoras

Um dos principais desafios da publicidade para as marcas tecnológicas é comunicar de forma precisa e sucinta as características do produto habitualmente complexas e tornar essas características instantaneamente reconhecíveis pela sua audiência-alvo. As marcas tecnológicas utilizam correctamente o OOH para reforçar a mensagem geral da marca da campanha, garantir a notoriedade da marca e a associação da marca a determinados recursos (melhores telefones para máquinas fotográficas ou armazenamento). Além disso, nenhum outro meio permite que os consumidores brinquem e experimentem o produto em primeira mão como o podem fazer com uma campanha OOH experimental.
 
O Samsung Note8 é grande e arrojado, assim como a campanha de dominação em Waterloo com uma parede digital gigante e a oportunidade de experimentar o dispositivo e a edição de fotografias e VR no local | JCDecaux UK
O Samsung Note8 é grande e arrojado, assim como a campanha de dominação em Waterloo com uma parede digital gigante e a oportunidade de experimentar o dispositivo e a edição de fotografias e VR no local | JCDecaux UK
 

Publicado em Sustentabilidade