Esta nota dominante, intitulada "Goodvertising: Quando a publicidade faz mais do que vender", foi apresentada em conjunto por Isabelle Schlumberger, Vice-Presidente Executiva Comercial, Marketing e Desenvolvimento da JCDecaux, e Damien Melich, Director de Criação de Conteúdos.
Os oradores começaram por nos lembrar que o nosso mundo está a passar por uma grande transformação, nas frentes ecológicas e económicas (tumultos do Nutella) e em termos sociais (#BlackLivesMatter e #MeToo/#BalanceTonPorc, para citar apenas os exemplos mais mediatizados). Além disso, os consumidores passaram a desconfiar das marcas: apenas 27% confiam nas grandes empresas.
A comunicação responsável é uma oportunidade para as marcas apoiarem a transformação da sociedade e alinharem-se com as expectativas dos consumidores, para recuperar a sua confiança. Isto significa transmitir mensagens responsáveis que considerem os desafios sociais, económicos e ambientais do desenvolvimento sustentável. Os oradores enfatizaram o facto de que estas comunicações devem reflectir o compromisso sincero e transparente da marca, ou correm o risco de serem denunciadas pelos consumidores nas redes sociais.
Foram identificadas cinco oportunidades criativas para as marcas utilizarem uma comunicação responsável. Conforme mostrado nos exemplos a seguir, o meio OOH (Out-of-Home) permite-nos efectivamente capitalizar estas oportunidades.
1. sensibilizar
A primeira opção é relativamente lógica para as marcas: sensibilizar e apelar à consciência dos consumidores sobre questões do desenvolvimento sustentável.
2. ENTRETER
A comunicação responsável não precisa ser séria nem aborrecida para o consumidor! Como os três exemplos o demonstram, é bem possível abordar assuntos importantes e sérios de uma forma descontraída e divertida.
3. INSPIRAR
Uma campanha pode causar impacto ao inspirar os consumidores nas suas vidas diárias, ao melhorar o seu trajecto e o ambiente que os rodeia.4. TRANSFORMAR O MEIO AMBIENTE
Através da sua integração em espaços públicos, a publicidade exterior é um meio particularmente pertinente para a criação de campanhas com impacto concreto, tangível e directo no ambiente em que se encontram.
5. PROMOVER A ACÇÃO
Por fim, muitas iniciativas de Goodvertising fazem mais do que informar, sensibilizar e fazer os consumidores sorrir: eles fazem tudo isso enquanto encorajam os consumidores a modificar directamente os seus comportamentos.