Menu Onde estamos

Conversamos com Daniela Benoliel, Coordenadora de Sustentabilidade & Segurança da JCDecaux em Portugal, sobre o verdadeiro significado de sustentabilidade, e como a comunicação eficaz é também amiga do ambiente.

O que significa “sustentabilidade” para a JCDecaux, na prática?

Desde o primeiro momento que os conceitos de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade fizeram todo o sentido para nós. Da gestão dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança foi uma evolução natural para a gestão da sustentabilidade.

A sustentabilidade é um fator chave de competitividade para a JCDecaux que permite a criação de valor ao longo de toda a nossa cadeia de processos, promove o aumento da consciencialização ambiental junto de todos os nossos stakeholders e funciona como fator motivacional junto dos colaboradores.

A JCDecaux, ao empenhar-se na sua estratégia de sustentabilidade e tendo em conta o impacto que cria todos os dias nas cidades, nas pessoas e nas marcas, ajuda a despertar a consciência ética, ambiental e social.

daniela benoliel jcdecaux

Quais são as vantagens ambientais de escolher a JCDecaux?

O conceito de sustentabilidade está presente no ADN da JCDecaux desde a sua fundação. A JCDecaux tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos de forma sustentável através da proximidade e da mobilidade, colocando a qualidade social e ambiental no centro das nossas soluções.

Os nossos equipamentos foram concebidos de forma a assegurarem padrões de qualidade e durabilidade elevados, sendo fabricados a partir de materiais sustentáveis e recicláveis, e com sistemas de iluminação eficientes. Todos os dias, o nosso gabinete de conceção e desenvolvimento pensa em novas formas de contribuir para o bem-estar das pessoas e do ambiente através dos nossos equipamentos.

As nossas equipas trabalham em parceria com clientes, gráficas e fornecedores para encontrarem soluções sustentáveis e com impacto ambiental mais reduzido, como os cartazes de papel reciclado ou lonas fabricadas a partir de materiais mais sustentáveis. No terreno, as operações são planeadas de forma a terem o menos impacto possível, aplicando procedimentos rigorosos no âmbito da segurança e saúde do trabalho, colocando o bem-estar.

A comunicação pode contribuir para reduzir o impacto ambiental das empresas?

A comunicação é uma ferramenta poderosa e o aliado perfeito da sustentabilidade. Os desafios que hoje se colocam implicam necessariamente a mudança de comportamentos e a escolha das soluções mais sustentáveis. A comunicação e a forma como a própria é divulgada influencia esses comportamentos.

Qual foi a campanha que teve maior impacto para gerar awareness para a sustentabilidade em Portugal?

A campanha que acho que teve mais impacto é uma que ainda está para sair! Infelizmente não posso adiantar muito mais mas estejam atentos porque vem este verão e vai ser incrível.

Quais foram os principais milestones da JCDecaux no caminho para a sustentabilidade?

Suportado pelos nossos valores fundadores de Qualidade, Paixão, Inovação e a Sustentabilidade, o caminho tem vindo ser traçado de forma coerente, inclusiva e responsável.

O primeiro passo foi dado em 2001 com o lançamento da primeira Carta Ética do Grupo JCDecaux.

Entre 2004 e 2006 diversos países obtiveram a certificação ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), intensificando a sua política ambiental, tornando as suas operações mais exigentes e mais sustentáveis.

Em 2007 é criado o Departamento de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade, surgindo a primeira estratégia de sustentabilidade que contava com a participação da maioria dos países presentes no Grupo, estabelecendo metas ambiciosas que permitiram melhorar o desempenho ambiental e social.

Desde então os níveis de desempenho da JCDecaux ao nível da Sustentabilidade tiveram um crescimento exponencial, tendo conquistado o reconhecimento das agências de notação extra financeira, como a inscrição da JCDecaux na «Lista A » do Carbon Disclosure Project (CDP) ou a sua classificação "Ouro" pela EcoVadis.

Quais são as prioridades para o futuro?

Atualmente, alinhada com o Pacto Ecológico Europeu, o Grupo lançou a sua estratégia para 2030, assente em três pilares fundamentais:

Lugares mais sustentáveis para viver

A JCDecaux está empenhada em promover produtos e soluções que tenham um impacto reduzido ao longo do seu ciclo de vida, em particular através da utilização sistemática do Eco design.

Pegada ambiental otimizada

A JCDecaux está a implementar uma estratégia climática ambiciosa com o objetivo de reduzir as suas emissões de carbono relativas ao consumo de eletricidade dos equipamentos de mobiliário urbano. Para além disso, temos como objetivo controlar os impactos ambientais através de ações específicas no que diz respeito à gestão de resíduos, de consumo de água e da proteção da biodiversidade.

Cultura de responsabilidade do ecossistema da JCDecaux

Praticar e promover uma comunicação exterior responsável e ser um empregador responsável, respeitando os valores sociais fundamentais, cultura de saúde e segurança exemplar, desenvolvimento e realização dos colaboradores, diversidade e inclusão.

 

sustentabilidade outdoor jcdecaux

O segredo do sucesso a longo prazo reside em ter uma cultura forte, trabalhar com pessoas competentes e apaixonadas, contar com a colaboração e comprometimento de fornecedores qualificados e estar sempre ao lado dos clientes e parceiros, acrescentando valor ao seu desempenho e todos juntos construímos um futuro mais sustentável.

Publicado em Sustentabilidade