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Estes são 6 exemplos imperdíveis de publicidades criativas por marcas feitas em território nacional este ano.

As publicidades criativas são o fator mais importante para o sucesso de uma campanha, contribuem de forma decisiva para o brand awareness, e são essenciais para o crescimento das marcas. Só há um problema: o processo criativo é um desafio, até para os profissionais mais experientes. Descubra o que são publicidades criativas e deixe-se inspirar por 6 dos exemplos mais marcantes do panorama nacional em 2022.

O que são publicidades criativas e porque são importantes?

De forma simplificada, publicidade criativa é qualquer iniciativa que tenha como objetivo final surpreender a audiência ao promover um produto, serviço, evento ou causa. Regra geral, as publicidades criativas envolvem vários formatos e canais, tais como comunicação out-of-home ou redes sociais, e têm por base um conceito diferenciador – que pode ser, por exemplo, a sustentabilidade ou inovação.

A partir desta raiz comum, não há limites para as publicidades criativas. Cada marca, cada formato de comunicação, cada audiência, e mesmo cada momento do dia têm diferentes requisitos de comunicação que fazem a diferença no impacto e nos resultados. Para criar publicidades criativas, é fundamental saber adaptar a campanha da sua marca a estas variáveis. É esta capacidade que torna as campanhas verdadeiramente originais, impactantes e icónicas, ao ponto de passarem a integrar o imaginário dos consumidores.

Para as marcas que o conseguem fazer, os benefícios não podiam ser mais importantes. A criatividade é um fator fundamental para o sucesso de qualquer campanha, com mais influência na recordação dos consumidores do que o alcance, a frequência e até o mix de media. No entanto, criar publicidades criativas é um desafio até para as marcas mais experientes. Por isso, é importante deixar-se inspirar pelo que de melhor se faz no nosso país.

5 melhores exemplos de publicidades criativas em 2022

Estes são alguns dos melhores exemplos de publicidades criativas que elevaram as marcas a um novo patamar de visibilidade e notoriedade em 2022.

1. Padaria Portuguesa, publicidade criativa para abrir os olhos

campanha outdoor lisboa padaria portuguesa

As publicidades criativas desafiam o convencional e cativam as audiências. Foi o que aconteceu com uma das últimas campanhas da Padaria Portuguesa. Bem visível a uma grande distância, lia-se a pergunta “Sabe o que anda a comer?”. Com um design clean e impactante, esta mensagem surpreendente colocada em billboards, mupis e outros formatos, fez pensar quem passava sobre a importância do que ingerimos. Com uma combinação única de timing, mensagem e criatividade, a Padaria Portuguesa “abriu os olhos” para a oferta de produtos saudáveis, orgânicos e sustentáveis da marca.

Esta campanha foi fruto do trabalho da equipa de Criatividades Especiais da JCDecaux Portugal, que, todos os dias, surpreende, imagina e reinventa. O resultado são formatos de comunicação pensados especialmente para cada marca, cada campanha e momento. Como não seguem um padrão, oferecem experiências únicas aos consumidores em momentos chave do seu dia. Foram publicidades criativas como esta que fizeram com que milhares de portugueses ficassem a conhecer a nova imagem da Padaria Portuguesa, cuidadosamente otimizada para maximizar o impacto.

2. HBO Max, criatividade dentro e fora do ecrã

Um dos segredos para criar publicidades criativas é estabelecer uma relação emocional com a audiência – algo que a HBO está habituada a fazer em séries e filmes que são um sucesso planetário. O gigante de streaming escolheu as nossas soluções para criar uma das publicidades criativas do ano em diferentes suportes, como empenas, mupis e painéis de grande formato.

Entre as várias campanhas memoráveis, o grande destaque vai para uma criatividade muito especial, em pleno centro da Gare do Oriente em Lisboa. Ao passar, as pessoas eram convidadas a inúmeras atividades relacionadas com os seus filmes e séries preferidos. Uma delas era poderem sentar-se numa réplica do célebre trono de Game of Thrones e sentir-se como uma das personagens da série. Uma experiência interativa concebida aqui mesmo, pela equipa da JCDecaux.

 

3. Volkswagen, publicidades criativas ao serviço do ambiente

A capacidade de surpreender é decisiva para o sucesso (e longevidade) das maiores marcas mundiais. Com esta campanha, a Volkswagen mostrou mais uma vez como o fazer com publicidades criativas - e um sentido de timing apurado. Para reforçar o compromisso com a transição energética, a marca esteve em exclusivo em todos os ecrãs digitais da JCDecaux – e são mais de 254 de norte a sul do país em Centros Comerciais, Aeroportos e Áreas de Serviço. A ocasião não podia ser mais bem escolhida – o “takeover” aconteceu em pleno Dia da Energia, que se celebra anualmente a 29 de maio. Foi a primeira vez que uma marca fez algo do género em Portugal, mas não será a última. Já estamos a preparar novas ações deste género  - a próxima pode ser a sua!

O timing e a cobertura nacional não foram os únicos segredos desta campanha. Os vídeos de alta resolução foram pensados para reter a atenção e o foco. As mensagens desafiavam todos a tomarem um papel ativo na transformação. Uma campanha única e mais uma prova da importância das publicidades criativas para marcas de todas as dimensões e setores. 

 

4. Galp, as causas da publicidade criativa

 

No campo das publicidades criativas, poucas se destacaram tanto como esta, lançada pela Galp para mostrar o apoio ao povo ucraniano. Tratou-se de uma campanha genuína e que refletia o sentimento de milhões de portugueses sobre a guerra na Ucrânia. Esteve ativa nos principais aeroportos do país, e partiu de uma pergunta: o que diria a um refugiado que acaba de aterrar no nosso país? As respostas foram deixadas por portugueses nos portais online da Galp. Depois, foram selecionadas, traduzidas para ucraniano e apresentadas nas nossas soluções de comunicação – nos equipamentos JCDecaux dos principais aeroportos de Portugal. Assim, quem fugia da guerra era recebido na sua língua mãe, com uma mensagem de boas-vindas de todo o povo português.

Este foi um excelente exemplo de como a criatividade pode ser determinante para comunicar causas, da mesma forma que transmite produtos, serviços ou eventos, de forma eficaz. Foi desenvolvida pela nossa equipa com uma das maiores organizações nacionais mas todas as marcas podem criar campanhas de marketing inesquecíveis com a ajuda da nossa equipa.

 

5. Fixando, virar a comunicação de pernas para o ar

A Fixando é um dos maiores portais nacionais para quem procura soluções de limpezas, mudanças, manutenções, aulas – tudo somado, são mais de 1.200 serviços numa plataforma online muito fácil de utilizar. Para comunicar todos estes serviços a clientes muito diversificados, é preciso virar a comunicação de pernas para o ar – e foi exatamente isso que a Fixando fez, quando afixou as criatividades “ao contrário”, de propósito.

O objetivo era lembrar a quem passava que “se não sabe, não invente”, para evitar surpresas nas tarefas domésticas. Um conselho que a marca dá a todos os que visitam a plataforma e que aplica à sua própria comunicação. Por isso, escolheu os maiores meios de massas: MUPIs e abrigos de autocarro, nas principais artérias das maiores cidades do país.

 

6. Mercedes, publicidade criativa com o futuro no horizonte

Como se comunica um foco renovado em sustentabilidade perante uma audiência muito diversificada como a que se encontra em Lisboa? Afinal são 3 milhões de habitantes na Área Metropolitana, a que se somam 4 milhões de turistas anuais. Para a Mercedes, a resposta só podia passar por publicidades criativas. A marca alemão escolheu o mobiliário urbano para comunicar um novo automóvel mais ecológico – e um novo espaço amigo do ambiente.

O novo Oceanic Lounge da Mercedes-Benz, em Lisboa, é um espaço para geração de ideias e experiências ligadas à proteção e preservação dos oceanos.Situado nas Docas de Lisboa, a dois passos do Rio Tejo, este local vai promover ações de formação ambiental, saídas para recolhas de lixo em mar aberto, em praias e subaquáticas, observação e estudo de fauna marinha. O destaque especial vai para os Golfinhos do Tejo e as aves que visitam a foz do rio. Uma das melhores e mais disruptivas campanhas de 2022

JCDecaux, ao seu lado para criar publicidades criativas

Estes foram 5 dos melhores exemplos de publicidades criativas no nosso país em 2022. Houve muitas outras e cada uma foi única, o resultado da dedicação de uma equipa profissional e competente, que vê os objetivos das marcas como sendo os seus. A próxima campanha disruptiva pode ser a sua. Veja como a nossa equipa criativa faz a diferença, aqui.

Publicado em Atualidade