Menu Onde estamos
Falamos com Rui Gonçalves, Controlador de Afixação e Manutenção da JCDecaux Portugal, sobre as principais inovações no setor – e tudo o que ainda está por vir.

Rui Gonçalves é um dos vários controladores da JCDecaux responsáveis por uma área fundamental para o sucesso de qualquer campanha de Comunicação Out-of-Home (OOH), e para a qualidade de vida dos milhares de portugueses que todos os dias passam pelos nossos suportes. Nesta entrevista, o Controlador de Afixação e Manutenção da JCDecaux Portugal partilha a sua visão sobre a importância da Manutenção de um parque com centenas de equipamentos cada vez mais tecnológicos em todo o país, com a perspetiva única de quem está no terreno.

JCDECAUX manutencao entrevista limpeza

Qual a influência da Manutenção nos resultados das campanhas Out-of-Home?

Ter equipamentos limpos, bem iluminados e devidamente conservados. De uma forma simples, é isto que faz a diferença na comunicação OOH. Só assim é possível mostrar a mensagem certa na localização exata. E claro, o foco na limpeza, na manutenção do bom estado material, no funcionamento e segurança dos nossos equipamentos aporta valor a qualquer campanha.

Mas a importância da manutenção faz-se sentir ainda muito antes das criatividades estarem implementadas. A qualidade dos nossos serviços de manutenção é reconhecida no mercado e é um dos principais fatores que faz com que a JCDecaux seja um parceiro preferencial de comunicação. E não apenas para as marcas – também os Municípios das principais cidades reconhecem esta mais-valia de trabalhar connosco.

Garantimos a manutenção dos nossos painéis e do nosso mobiliário urbano

É possível ter uma Manutenção de excelência e ainda assim cumprir as melhores práticas de sustentabilidade?

A sustentabilidade é um pilar-chave do Grupo JCDecaux – e que vivemos na prática. Desde a escolha de componentes eletrónicos mais amigos do ambiente, a lavagens frequentes dos equipamentos com substâncias próprias, à reciclagem do papel dos mupis e até à otimização das rotas. Todos estes fatores revelam a nossa preocupação social e ambiental.

Qual o segredo para fazer a gestão de um parque de equipamentos tão vasto e disperso por todo o país?

Para garantirmos que um parque tão vasto de equipamentos está sempre em boas condições há três ingredientes cruciais: planeamento, presença e equipa.

O mapeamento geográfico, a definição de rotas, o sistema informático e a atribuição de equipas em função da complexidade das situações a resolver – tudo isto faz parte de um planeamento imprescindível na área de Manutenção. Mas só com uma presença constante das equipas no terreno é possível ter capacidade de antecipação e resolução de problemas. A existência de uma equipa qualificada, motivada e ágil determina igualmente o sucesso das operações de manutenção.

Como é que se gerem equipamentos em zonas “sensíveis” como aeroportos ou centros das cidades?

Os nossos suportes estão localizados em algumas das zonas com maior afluência do país e são vistos, diariamente, por milhares de pessoas. A gestão e manutenção dos equipamentos em ambientes sensíveis, como aeroportos, centros comerciais e zonas históricas das cidades, tem uma pertinência especial. Uma parte importante do sucesso da Manutenção destes equipamentos são as relações institucionais.

A JCDecaux tem parcerias com algumas das mais exigentes organizações nacionais, como a Sonae Sierra, ANA Aeroportos, Brisa e várias Autarquias, com as quais está em permanente articulação. A par disso, procuramos o cumprimento escrupuloso de todas as regras e procedimentos, com formação permanente às equipas. E fazemos um acompanhamento em permanência do estado destes equipamentos para garantir o seu correto funcionamento.

Como evoluiu a manutenção na JCDecaux? Quais foram as grandes mudanças nas últimas décadas?

Atualmente, estamos a viver uma das maiores transformações de sempre na história da Manutenção na JCDecaux – a digitalização do nosso parque de equipamentos. E essa digitalização vai reconfigurar os nossos processos e operações de manutenção.

Tendo em conta que há 50 anos que desenvolvemos soluções de comunicação e mobiliário urbano, é natural que a manutenção também tenha evoluído em conformidade. Por exemplo, houve uma clara modernização no sistema de lavagem e passámos a recorrer a água desmineralizada. Temos informação que nos permite saber quais as necessidades de intervenção de cada equipamento em tempo real. Todas estas evoluções permitiram-nos estar na vanguarda do que de melhor se faz na área de Manutenção em Portugal e no mundo.

Quais são os principais desafios para o futuro?

A qualidade, a inovação e a sustentabilidade e responsabilidade social fazem parte do nosso modo de ser, estar e pensar, motivo pelo qual os próximos anos serão marcados pelo investimento na reinvenção, e na melhoria contínua das operações de manutenção.

Desde novos processos de lavagem de equipamentos, utilização de mais materiais sustentáveis, serão vários os desafios que teremos pela frente. Mas entre tantas mudanças, há coisas que nunca mudam. A Manutenção sempre foi e será um compromisso indiscutível, assumido com as marcas, as cidades, as pessoas, o país e o meio ambiente. E tal só é possível com o grande trabalho de uma enorme equipa, altamente qualificada, comprometida com os valores da empresa e motivada para fazer mais e melhor todos os dias.

Publicado em Sustentabilidade