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De grandes dimensões e em localizações chave, são impossíveis de ignorar. Descubra o que são Billboards, quais as vantagens e como tirar o máximo proveito deste formato.

A Ford escolheu-os pelo impacto intemporal. A Padaria Portuguesa para se destacar nas principais artérias nacionais. E a Somersby para criar uma campanha totalmente inovadora. Estes e muitos outros líderes no seu setor escolhem Billboards JCDecaux para cativar novas audiências, celebrar um marco especial e elevar a notoriedade. Afinal, o que é exatamente este formato, quais as vantagens e como criar uma campanha eficaz com Billboards?

O que são Billboards?

 

Billboards são um suporte de publicidade exterior de grandes dimensões, tipicamente de 8x3 metros. São colocados em áreas de tráfego elevado, como avenidas, principais ruas, e nas proximidades de Centros Comerciais ou zonas de grande passagem. Têm um único objetivo: chamar a atenção de quem passa a pé, de transportes públicos ou de carro, mesmo que a grande distância. São uma forma de tornar os percursos na cidade mais estimulantes, dar a conhecer novas ofertas de produtos e serviços, e ainda de gerar awareness para temas importantes.

campanha publicidade exterior sommersby

Veja-se, por exemplo, o caso da Somersby que escolheu estes suportes para uma campanha otimista, de cores fortes e um apelo irresistível. A Somersby convidava todos a entrar num ‘mood’ mais descontraído, como ficava patente nos Billboards com vários relevos e elementos decorativos, que apelavam ao lado mais ‘fun’ da vida. A  Padaria Portuguesa escolheu os mesmos suportes, mas com um objetivo muito diferente: criar uma forte ligação emocional entre a marca e o cliente. Visível a uma grande distância, lia-se a pergunta “Sabe o que anda a comer?”. Com um design clean e impactante, esta mensagem surpreendente fez pensar quem passava sobre a importância do que ingerimos.

campanha outdoor lisboa padaria portuguesa

É esta versatilidade que faz dos Billboards uma ferramenta eficaz para gerar notoriedade e recordação. Uma oportunidade para as marcas estabelecerem um relacionamento com as suas audiências, reforçar a imagem e ainda incentivar a compra. E as vantagens não ficam por aqui.

Porquê escolher Billboards para a próxima campanha?

Escolher billboards para uma campanha de publicidade exterior tem um conjunto de benefícios.  O mais óbvio é o impacto: faz parte da natureza humana reparar num painel de grandes dimensões quando está mesmo à nossa frente, com uma mensagem cativante e uma criatividade diferenciadora.

Em segundo lugar, os Billboards são uma forma muito eficiente de alcançar um elevado número de pessoas num curto espaço de tempo. Ao contrário de outras formas de publicidade, como a televisão ou rádio, que exigem que se escolha ativamente o que assistir ou ouvir, estes outdoors vêm ter com as pessoas.

Em alguns contextos, este formato pode ser mesmo a ferramenta mais eficaz à disposição das marcas. Por exemplo, são particularmente indicados para alcançar quem está nas deslocações para o trabalho ou para as compras, situações em que o tempo de interação e nível de repetição são muito elevados. Tudo isto contribui para aumentar a probabilidade de que os clientes se lembrem da marca e a considerem ao tomar decisões de compra.

Como criar uma campanha eficaz com Billboards?

Criar uma campanha eficaz com Billboards exige um acompanhamento profissional e uma equipa experiente, capaz de escolher as soluções mais adequadas ao objetivo de cada marca. Cada caso é único, e não exigem soluções universais. Mas existem melhores práticas que qualquer organização deve seguir.

1. Tenha sempre em conta a audiência

 

O estudo do público-alvo é o ponto de partida para a criação de qualquer campanha eficaz, e isso inclui a comunicação em Billboards. Entre os vários fatores importantes a considerar, a localização, os horários de visualização e até os meios de transporte mais utilizados são critérios fundamentais a ter em conta. Por exemplo, criar uma criatividade para um público de passageiros num aeroporto ou próximo a um, é muito diferente de fazer o mesmo para uma audiência que passa a pé nas principais avenidas das cidades.

2. Na comunicação em Billboards, menos é mais

 

Um Billboard eficaz deve ser projetado para chamar a atenção a uma grande distância e comunicar uma mensagem clara e concisa. As cores, imagens e texto devem trabalhar juntos para criar um design visualmente atraente que seja fácil de ler e entender. Basta saber que um anúncio com apenas uma mensagem tem o dobro da recordação do que um que inclua 4 mensagens.
 
Por isso, é também muito importante manter um design simples, para transmitir uma mensagem que se destaque e que não distraia o público. O copy deve ser lógico e estruturado, com um sentido de leitura único em “Z” destacando-se através de palavras-chave sucintas. E, claro, a imagem deve ser impactante e gerar um estímulo visual.

 

3. Escolha as localizações com critério

 

Por outro lado, e como em qualquer campanha outdoor, a localização é chave. Claro que é importante selecionar áreas de elevado tráfego, onde os Billboars serão vistos por um grande número de pessoas. Mas acima de tudo, é essencial escolher as localizações adequadas ao objetivo e público de cada marca. Quando a finalidade é influenciar as pessoas nos instantes que antecedem uma decisão de compra, a proximidade de Centros Comerciais ou áreas de retalho é essencial. Já se o objetivo for aumentar o Brand Awaraness, as vias mais movimentadas, proximidade de aeroportos e áreas de serviço são outro critério de decisão.

Seguindo essas dicas, as empresas podem criar campanhas em Billboards eficazes que ajudem a atingir as metas de marketing. Entre em contacto com a nossa equipa para saber como podemos ajudar.

Publicado em Atualidade