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Criar uma campanha de elevado impacto e notoriedade é o objetivo de qualquer marca com a comunicação out-of-home. Descubra como o conseguir com estas 4 boas práticas.
 

A criatividade é um fator fundamental para o sucesso de qualquer campanha, com mais influência na recordação dos consumidores do que o alcance, a frequência e até o mix de media. No entanto, criar uma campanha impactante é um desafio até para as marcas mais experientes.
Afinal, o que são exatamente campanhas impactantes? E quais são as boas práticas que as marcas devem ter em conta para as conseguir?

O que são campanhas impactantes?

Já dizia o velho ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Este dizer é hoje mais válido do que nunca. Cerca de 65% das pessoas têm memória visual e o tempo de atenção é cada vez mais curto.

Por isso, é fundamental que as marcas apresentem nas suas campanhas imagens impactantes, que prendem a atenção das audiências. A verdadeira qualidade de uma campanha reside assim na sua capacidade de combinar uma ideia criativa original com a eficácia da publicidade. É a conjugação destes dois fatores que determina uma comunicação memorável e que torna as campanhas impactantes.

Mupis, abrigos de autocarro, Grandes Formatos, Digitais, Áreas de Serviço ou mesmo através de Criatividades Especiais – cada formato de comunicação, cada audiência, cada momento do dia tem diferentes requisitos de comunicação que fazem a diferença no impacto que a campanha causa e nos resultados que pode alcançar.

É por isso fundamental saber adaptar a campanha a estas variáveis, mas também seguir boas práticas transversais a todos que facilitam a memorização.

São estas recomendações que podem tornar as campanhas verdadeiramente originais, impactantes e icónicas, ao ponto de passarem a integrar o imaginário dos consumidores e que elevam as marcas a um novo patamar de visibilidade e notoriedade.

Que o dia a Padaria Portuguesa, que lançou recentemente uma campanha de OOH em vários formatos nas principais cidades do país para anunciar a sua nova imagem. Esta marca de referência no sector alimentar tem um longo passado de campanhas de comunicação icónicas, que a posicionaram como uma das mais disruptivas no setor. Por isso, quando chegou o momento de comunicar uma campanha diferenciadora, a fasquia não podia ser mais elevada.
 

A combinação única de localização, formato e boas práticas criativas fez com que milhares de portugueses ficassem a conhecer a nova imagem da Padaria Portuguesa, cuidadosamente otimizada pelas nossas ferramentas para maximizar o impacto.

Como criar campanhas impactantes?

Todas as marcas podem otimizar as suas criatividades, com estas 4 boas práticas simples. Das recomendações mais tecnológicas às mais simples, tenha-as em conta ao desenhar a próxima campanha.

1. Utilize a tecnologia para otimizar a campanha

Com os últimos desenvolvimentos tecnológicos da JCDecaux nas áreas de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, é possível através das nossas ferramentas simular e testar as criatividades num ambiente realista, antes de serem implementadas.

O Creaction permite testar diferentes criatividades num ambiente realista para assim aumentar a eficácia das campanhas. Aqui pode avaliar a campanha num ambiente 3D e analisar o tamanho e posição do logo e dos textos, bem como o número de palavras.
Este simulador emula uma cidade real – com todos os pormenores – para que possa verificar a visibilidade de cada criatividade a diferentes distâncias, tal como o consumidor a verá.

Se o Creaction permite pré-visualizar a campanha num contexto real, por outro lado, o Creative Heatmap representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção. Determina os pontos quentes e frios (que despertam mais e menos atenção), mostrando manchas de calor e identifica os pontos prioritários no sentido de leitura.

A associação de ambas as ferramentas permite maximizar a eficácia das criatividades, e avaliar todos os critérios criativos indispensáveis.

Para os anunciantes, a principal vantagem destas ferramentas é que antes da campanha iniciar, podem compreender como é que as suas mensagens aparecem no nosso mobiliário de rua, avaliando assim a eficácia da sua comunicação.
 

2. Desenhe para a memorização  

No que toca a publicidade exterior, menos é mais. Quanto menor o número de mensagens que as marcas tentam transmitir em cada painel, maior o potencial de memorização pelos consumidores.

 Um anúncio que inclua 4 mensagens, por exemplo, regista apenas 43% de recordação, se compararmos com um anúncio com apenas 1 mensagem.
 
Por isso, é também muito importante manter um design simples, para transmitir uma mensagem que se destaque e que não distraia o público. A mensagem deve ser lógica e estruturada, com um sentido de leitura único em “Z” destacando-se através de palavras-chave sucintas. E, claro, a imagem deve ser impactante e gerar um estímulo visual.
 

3. Crie conteúdos específicos para o digital

A publicidade exterior em geral requer cuidados especiais mas especialmente a publicidade digital out-of-home (DOOH). Por exemplo, é importante criar conteúdos específicos adaptados ao digital , em vez de reutilizar as criatividades pensadas para formatos estáticos. Estas imagens devem captar a atenção rapidamente, e evitar distrações desnecessárias, como o excesso de animações.
 
O conteúdo deve ser simples, legível e com destaque claro para o logo da marca, palavras-chave essenciais, e produto ou serviço a promover.
 

4. Adapte as criatividades de acordo com o tipo de audiência

O estudo do público-alvo deve ser a base da definição da criatividade. Entre os vários fatores importantes a considerar, a sua localização, os horários de visualização e até os meios de transporte mais utilizados são critérios fundamentais a ter em conta. Por exemplo, criar uma criatividade para um público de passageiros num aeroporto é muito diferente de fazer o mesmo para uma audiência que passa a pé nas principais avenidas das cidades.

O mesmo acontece com a comunicação a diferentes horas do dia. Em formatos de comunicação digital é possível criar anúncios contextualizados adaptados a cada momento, com criatividades distintas para manhã, tarde e noite, dias da semana ou fins de semana e ainda momentos chave como aberturas, aniversários ou inaugurações. Estas possibilidades de segmentação fazem toda a diferença no impacto da campanha.
 

JCDecaux, campanhas com mais impacto


Na JCDecaux, sabemos que a criatividade desempenha um papel fundamental no sucesso das campanhas. Por isso, acompanhamos os nossos clientes na otimização do conteúdo promovido.

Para além das ferramentas que avaliam a eficácia criativa, como o Creaction e o Creative Heatmap, estamos ao lado das marcas em cada passo, do primeiro conceito até à instalação da campanha.

Entre em contacto com a nossa equipa especializada e comece hoje a desenhar a sua próxima campanha com impacto.

Publicado em Tendências