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O design digital é chave para que a sua mensagem impacte o público certo. Descubra como desenhar uma criatividade eficaz.
Cada pessoa vê em média 10 mil anúncios por dia – o dobro de há apenas 10 anos. A variedade também aumentou, com campanhas cada vez mais segmentadas nas redes sociais, motores de busca e até no out-of-home, graças à evolução tecnológica que permite escolher o que mostrar em função do local, hora e até estado do tempo.
Vale a pena perguntar: o quefaz com quealguns destes anúncios sejam memoráveis e outros se percam entre os milhares de estímulos a que todos estamos expostos?
A questão é especialmente relevante para marcas e agências, dado que a maioria dos consumidores apenas recorda entre 1% e 10% desses milhares de anúncios que vê por dia.
A resposta depende de vários fatores, do timing da criatividade até à disposição de cada pessoa no momento em que a vê, mas há um fator transversal: o design. Uma campanha digital memorável exige um design pensado a fundo -  e apesar de não existir uma fórmula universal há boas práticas de design digital, testadas e comprovadas, que devem ser tidas em conta.

Boas práticas de design digital em OOH

Estas 9 recomendações foram criadas a partir de testes com dezenas de anúncios out-of-home, considerando três medidas: como a composição criativa afeta o foco de atenção, o que as pessoas veem no anúncio em ambientes reais e quais as emoções que provoca.

 

1. Mensagem
A criatividadedeve criar um impacto instantâneo nos primeiros 2 segundos.  Para conseguir este primeiro impacto, siga estas dicas:
  • Priorize elementos visuais de alto contraste, para que a mensagem-chave seja facilmente percetível em qualquer ambiente.
  • Utilize fontes e cores ousadas que se destaquem, para uma experiência visual que prenda a atenção mesmo em passagens rápidas.
  • Evite a sobrecarga de informações, concentrando-se em comunicar a mensagem central de forma clara e concisa.
  • Limite o design a um máximo de 3 secções.
  • Desenhe para uma experiência de leitura de cima para baixo ou em “Z”.

 

2. Logo
A colocação do logótipo no topo contribui para um aumento de 32% na recordação da marca.  Esta prática contribui significativamente para uma maior recordação por parte do público.
 
3. Cores
As cores simples facilitam a recordação e contribuem para uma experiência visual coesa. A consistência ao longo do tempo e em várias campanhas ajuda a construir uma perceção estável da marca.
Este objetivo pode ser alcançado através da seleção cuidadosa de esquemas de cores que complementem a marca e facilitem a compreensão rápida da mensagem, mesmo em ambientes dinâmicos e movimentados.

 

4. Movimento
A utilização de elementos fluídos aumenta a eficácia da criatividade em até 30%. Este efeito pode ser obtido através de movimento, transições suaves ou outros recursos que adicionem uma dimensão de fluidez à campanha.
É importante, no entanto, que estes elementos fluídos estejam alinhados com a identidade da marca e com o tom da mensagem. A coerência é essencial para garantir que a fluidez adicional não desvie a atenção da mensagem principal. Pelo contrário, deve servir como um reforço, destacando e amplificando a narrativa.

 

5. Rostos
Os rostos têm a capacidade intrínseca de cativar a atenção do público, atraem o olhar e despertam interesse. Esta técnica, há muito conhecida pelos marketers, deve ainda assim ser utilizada com cautela:
  • Utilize imagens de rostos que transmitam emoções genuínas e alinhadas com a mensagem que deseja transmitir.
  • Evite o uso de imagens manipuladas, para criar uma composição realista e envolvente
  • Posicione os rostos de forma a complementar e reforçar a mensagem global.

 

6. Imagens de produto
As imagens de produto são uma parte essencial de muitas campanhas. O nosso estudo de dezenas de criatividades em ambiente out-of-home revela insights valiosos que todas as marcas devem ter em conta na altura de aplicar estas fotografias.
Os produtos que ocupam mais de 50% da criatividade agarram a atenção durante uma média de 2.2 segundos. Isto é de 38% mais tempo do que as imagens de produto mais pequenas - os produtos que ocupam menos de 50% do espaço são visualizados durante menos tempo, cerca de 1.6s.
Conclusão: ao destacar os produtos, é essencial garantir que ocupem uma parte substancial da composição. Não só vai gerar mais tempo de visualização, como também permite comunicar claramente o foco da mensagem, seja a promoção de um novo produto ou o destaque de caraterísticas especificas do mesmo. Contudo, é importante garantir a clareza e a estética geral.

 

7. Copy

Como seria de esperar, as mensagens curtas têm maior probabilidade de serem lembradas e compreendidas. Os estudos indicam que, quando as mensagens ultrapassam as 10 palavras, a probabilidade de as pessoas se recordarem da mensagem diminui em 30%.

Siga estas dicas:

  • Evite a sobrecarga de informações
  • Foque-se na essência da mensagem que deseja transmitir (como regra, menos de 10 palavras)
  • Utilize palavras-chave, slogans ou call to action (CTA) concisos que sejam facilmente assimilados em poucos segundos.

 

8. Call to action
Os dados revelam que aumentar o tamanho da CTA para o dobro duplica o tempo de visualização.
Destacar a chamada para ação (ou em inglês call to action ou CTA) é uma estratégia fundamental para orientar o público em direção à interação desejada. Trata-se da ponte entre a visualização passiva e a ação ativa, e sua visibilidade é crucial para impulsionar a resposta do público.
  • Garanta que o CTA está claro e bem visível.
  • Incentive a ação imediata.
  • Comece o CTA por um verbo (ex.: “Descarregue a app”, “Conheça a gama”).
  • Separe o CTA do resto do copy.

 

9. secções inferiores
As secções inferiores que representam menos de 10% da composição obtém em média menos 24%da atenção do público. Por isso, garanta que todas as secções, incluindo as inferiores, sejam visualmente relevantes e impactantes. Cada uma deve contribuir para a mensagem global.
Assim, terá maior probabilidade de passar uma mensagem eficaz e de manter o publico envolvido ao longo da campanha.

 

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