Menu Onde estamos
Este Dia da Mulher, quisemos perceber o que move e inspira as mulheres que se destacam na liderança da JCDecaux Portugal.
Natália Casimiro, Ana Sofia Correia, Andreia Paulo e Carla Carvalho. Com carreiras muito diferentes no mundo da Comunicação, Finanças, Marketing e RH, estas 4 líderes têm também muito em comum, a começar pela presença no Conselho de Administração da JCDecaux Portugal. Na semana em que se celebra mais um Dia da Mulher, partilham um pouco do seu percurso e do que as inspira - e deixam 4 aprendizagens que as ajudaram a chegar onde estão.

 

“Enfrentar desafios é uma parte inevitável do crescimento profissional” - Natália Casimiro, Diretora de Património e Relações Institucionais

Dos vários desafios que Natália Casimiro enfrentou desde que se juntou à JCDecaux, há um em particular que lhe dá um orgulho especial. Não é para menos, ou não fosse esta uma das maiores iniciativas da JCDecaux Portugal: transformar Lisboa na cidade mais digital da Europa, através de suportes de comunicação de última geração.
Qual o segredo para agarrar projetos desta magnitude? “Enfrentar desafios é uma parte inevitável do crescimento profissional. As vitórias que alcançamos ao superar esses desafios são o que nos impulsiona e nos faz prosseguir.” À margem do Dia da Mulher, Natália destaca que a presença das mulheres na liderança da JCDecaux não é propriamente algo novo: “Há 30 anos que esta é uma realidade com a presença de mulheres na liderança de vários departamentos. Isto é algo que permanece e que hoje se consolidou, provando que na JCDecaux se privilegia o talento. Procuramos reconhecer e promover com base no mérito e isso é inspirador.”

 

“Um ambiente propício à troca de ideias permite metas mais ambiciosas” - Ana Sofia Correia, Diretora Financeira

 

Quando Ana Sofia Correia se juntou à JCDecaux vinda de uma das grandes auditoras internacionais, encontrou muitas novidades, mas houve uma em particular que a surpreendeu: “O ambiente na empresa era fantástico. Um ambiente propício à troca de ideias e aprendizagens impulsiona o desenvolvimento de competências e permite a definição de metas cada vez mais ambiciosas. O apoio dos meus colegas, com quem partilho diariamente desafios e comemoro vitórias, é fundamental para o crescimento. Uma das maiores vitórias é para além de sermos líderes de mercado continuamos a trabalhar com a mesma paixão com que iniciámos este projeto há 52 anos.” Destaca ainda um outro fator que a fez perceber que estava no local certo: “Ver a garra e determinação das mulheres à frente do negócio fez com que não pensasse duas vezes quando me convidaram a integrar a equipa.”
Na JCDecaux Portugal, o Conselho de Administração é composto em 57% por mulheresalgo que contrasta com apenas 27% das mulheres em cargos de liderança em Portugal. Mais do que percentagens ou quotas, Ana deixa outras pistas sobre o que faz uma liderança eficaz: “Um Conselho de Administração deve ser composto por pessoas competentes e deve ser o mais diversificado possível, como estratégia para aumentar a inovação e melhorar o processo de tomada de decisão. A JCDecaux Portugal tem sido pioneira nesta matéria, uma vez que defende há vários anos a diversidade inclusive nos seus Conselhos de Administração.”

 

“A exposição à diversidade é fundamental para crescer” - Andreia Paulo, Diretora de Marketing

 

Andreia Paulo recorda bem o tempo em que o acesso à internet estava longe de generalizado e o potencial de comunicação deste meio não era totalmente compreendido. Agora que esse desafio está ultrapassado, Andreia abraça outro: ajudar marcas e consumidores a explorar o potencial do Digital na publicidade exterior.
Como se lida com evolução tecnológica desta dimensão? Como se ajuda o mercado a compreender as alterações tão profundas nas preferências do consumidor? E como se transforma o status quo da publicidade exterior, um meio de comunicação com quase 100 anos? “A exposição à diversidade é fundamental para crescer. Nós aprendemos fundamentalmente com as diferenças, com aquilo que desconhecemos, não com o igual.” Como em tudo, o exemplo é mais eficaz quando vem de cima: “Uma equipa diversificada no conselho de administração reflete o compromisso real com a promoção da igualdade de género e fortalece a convicção de que a diversidade enriquece as tomadas de decisão”

 

“Somos a soma das nossas experiências” - Carla Carvalho, Diretora de Recursos Humanos

 

Carla Carvalho percebeu desde muito cedo que queria estar ligada à área de Pessoas. Ao longo de mais de 15 anos de carreira em diferentes setores, não tem dúvidas que a diversidade de experiências é fundamental para o crescimento profissional “Acredito que somos o resultado de tudo o que vivemos.”
A capacidade de aprender com as várias experiências profissionais é especialmente importante num mercado altamente dinâmico como a publicidade exterior, onde a rápida capacidade resposta é fundamental. “Neste ritmo diário, criar espaço para o diálogo e comunicação, fortalecer as relações criando momentos de celebração conjuntos, conhecermo-nos verdadeiramente de forma a ser um facilitador no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, são algumas das vitórias e simultaneamente serão sempre desafios intemporais.”
Na JCDecaux Portugal, a diversidade não tem dia marcado. É parte do dia-a-dia, todos os dias, há quase 19 mil dias. A experiência ensinou-nos a importância desta forma de pensar e mostrou-nos como uma visão ousada e uma liderança inovadora são essenciais para inovar e alcançar a excelência. Este Dia da Mulher, destacamos estes 4 exemplos, mas podiam ter sido outros. É um orgulho trabalhar numa empresa assim e convidamos todos os nossos clientes, agências e parceiros a juntarem-se a nós para promover mais diversidade, todos os dias.

Publicado em Atualidade