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O segredo do Out of Home

De acordo com a MAGNA, o mercado Out of Home tem-se mantido estável, ao contrário dos restantes meios tradicionais que têm cedido share para Digital.
A MAGNA Intelligence, em parceria com a Rapport, conduziu um estudo em 22 mercados chave: Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, França, Alemanha, India, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Rússia, Singapura, Espanha, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Em baixo são explicadas as 10 razões que justificam a resiliência e consistência do mercado de publicidade OoH.
 
1. Toda a gente está na rua!
O mercado OoH é um meio de massas, chegando a pelo menos metade dos consumidores na maioria dos países e em alguns podendo atingir os 90%. O OoH mantém-se, assim, ao lado de TV e Rádio como um meio de comunicar em grande, gozando ainda da vantagem de não ver a sua cobertura fragmentar-se em diferentes canais - como acontece, por exemplo, com TV e Imprensa.
 
2. A medição de audiências no OoH continua a evoluir.
Com os avanços tecnológicos em áreas como os dados de localização por meios electrónicos e eye-tracking (que ajuda na atribuição de modelos likely-to-see), os Estados Unidos, o Reino Unido, e a Alemanha, estão a liderar o processo de medição OoH. O programa MORE, lançado nos Estados Unidos, tem também contribuido positivamente para a credibilidade das audiências em OoH.
 
3. Não há Adblocking.
Ao contrário do que acontece no meio Digital, e até certo ponto, em TV, a publicidade em OoH não pode ser passada à frente ou bloqueada. As gerações X e Y têm-se tornado experts a evitar publicidade, sendo o OoH imune a esta prática.
 
4. Digitalização.
O Digital OoH está a incrementar a sua receita ao dar mais oportunidades às marcas de comunicarem em áreas como centros comerciais ou aeroportos, aumentando assim a receita por painel. Apesar de o mobiliário digital ser apenas 5% do total de unidades OoH, ele soma 14% da receita (em alguns países, como no Reino Unido ou na Austrália, este valor chega aos 30%), tendo uma tendência crescente de ano para ano.
 
5. O mobiliário de OoH é cada vez mais impactante.
De acordo com a MAGNA, o volume total de unidades no mundo não está a aumentar - em alguns mercados, pelo contrário, está mesmo a decrescer. Na verdade, Billboards antigos estão a ser desmontados e substituídos por outros, em menor número, mas com muito melhor qualidade, diminuindo a poluição visual e aumentando o valor de receita de cada painel.
 
6. Mobiliário de rua em Desenvolvimento.
Em muitos mercados, a regulação e a gestão pública chegaram a um ponto em que as autoridades de transporte e os próprios municípios estão prontos para parcerias com as empresas OoH. Os segmentos OoH estão fundados em contratos de longo-termo (10 a 15 anos) e as renovações negociadas com os operadores têm agora como critério quem está mais preparado para a oferta digital. Esta é a razão pela qual o DOoH cresceu aproximadamente 30% em inventário nos últimos dois anos.
 
7. OoH expande-se para novos ambientes.
Sobretudo com  a introdução do digital no OoH, os vendedores têm agora a oportunidade de penetrarem em ambientes de nicho, tendo como target as faixas etárias mais novas que, antes, dificilmente se alcançavam com formatos tradicionais.
 
8. OoH dá passos na programação.
As tecnologias de programação desenvolvidas inicialmente como automatização de impressões no online estão agora a ser adaptadas ao mercado de publicidade OoH. Isto permite uma optimização da comunicação, ficando as marcas com a opção de poderem atingir o seu target no sítio certo e no momento certo, tornando a publicidade cada vez mais valiosa, indo ao encontro das intenções dos anunciantes.
 
9. OoH permite todo o tipo de comunicação.
Seja o objectivo a criação de brand awareness, seja um apelo directo à compra, o OoH consegue ser um meio de massas (com uma campanha de mancha nacional) ou um meio de acção (com uma campanha nos pontos de venda, como por exenplo os Centros Comerciais). A interacção com a comunicação é também uma vantagem que o OoH tem em relação a outros meios, podendo causar um efeito surpresa maior e mais recordável.
 
10. OoH torna-se nativo.
"Nativo" é uma buzzword para campanhas de publicidade mais adaptadas à envolvente. No online, por exemplo, é toda a comunicação que foge aos padrões standard e se mistura com a estética editorial de um website. Com a chegada da conectividade e do Digital ao OoH, este é um fenómeno que começará a aparecer no mercado da publicidade exterior, sendo esta cada vez mais fundida com a paisagem urbana onde se encontra.

Mike Cooper, CEO da Rapport, disse: "com o crescimento explosivo do digital-out-of-home, os diferentes estilos de vida a que o meio chega, e a verificável montanha de dados recebidos através de mobile, estamos bem posicionados para afirmar que conseguimos dar respostas decisivas em real-time através do OoH. O crescimento sustentável que o mercado tem tido irá permitir que sejam feitos mais esforços na criação de experiências interactivas e que causem engaging no consumidor.".
 

Publicado em Tendências