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O Mundial Qatar 2022 é um dos eventos mais esperados do ano e que vai muito para além das quatro linhas. Descubra como preparar o seu negócio para atrair mais clientes com estas dicas.

O Mundial do Qatar 2022 é um dos maiores eventos desportivos do ano, apaixona milhões de pessoas e é uma oportunidade de comunicação inigualável. Mas este ano, pela primeira vez, os jogos iniciais coincidem com outro dos momentos do ano - a Black Friday. Por isso, para aproveitar estes dias ao máximo é necessário fazer bem o aquecimento.

Porquê comunicar durante o Mundial Qatar 2022?

 

Há bons motivos para as marcas irem a jogo no Mundial Qatar 2022. No último evento desportivo comparável, o Euro 2020, os jogos da seleção das Quinas foram acompanhados, em média, por nada menos que 2.8 milhões de pessoas. A final do Euro, que Portugal nem disputou, foi vista por 4.8 milhões. O impacto estimado na economia nacional foi de mais de 600 milhões de euros. E desengane-se quem pensar que as velhas diferenças de género ainda se fazem sentir: há cada vez mais mulheres a assistir.

Por outro lado, esta vasta audiência reconhece o papel das marcas em contribuir para o ambiente de festa. Mais de 70% repara nas marcas presentes nos eventos desportivos, 75% gosta de apoiar a marca comprando produtos associados e mais de 80% refere ficar com uma melhor opinião da marca ao ver que está associada a momentos desportivos importantes. Dados especialmente relevantes quando se considera que 71% das pessoas dizem ter de reconhecer uma marca antes de fazer uma compra. Associar-se ao Mundial Qatar 2022 é assim uma forma direta de gerar Brand Awareness, e de colocar a sua marca perante uma audiência que partilha dos mesmos interesses e paixões.

Como preparar a comunicação da sua marca para o Mundial Qatar 2022?

 

Descubra como preparar a comunicação da sua marca com estas dicas práticas.

1. Conheça o calendário dos jogos de Portugal

 

O primeiro passo para se preparar é conhecer o calendário do Mundial Qatar 2022. Isto porque, como seria de esperar, a audiência praticamente duplica quando joga Portugal.

  • 24 de novembro: Portugal vs Gana. Portugal entra no Mundial Qatar 2022 frente a uma das melhores seleções africanas. O jogo da primeira jornada começa às 16h (hora de Portugal).
  • 28 de novembro: Portugal vs Uruguai. À segunda jornada do Mundial Qatar 2022, a seleção das quinas enfrenta um adversário de má memória: o Uruguai foi o país que eliminou Portugal no Mundial de 2018. O jogo começa às 19h.
  • 2 de dezembro: Coreia do Sul vs Portugal. É preciso recuar 20 anos para relembrar o último embate entre estes dois países, no mundial de 2002. Também aí, Portugal perdeu frente à seleção sul coreana, mas agora a história tem de ser outra. O jogo começa às 15h.
  • 5 ou 6 de dezembro: oitavos de final. Caso Portugal se qualifique para os oitavos do Mundial Qatar 2022, poderá jogar a 5 ou 6 de dezembro, se ficar, respetivamente, em segundo ou primeiro lugar do Grupo H. Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões são os possíveis adversários de Portugal nos oitavos. 

 

2. Comunique em pontos chave

 

Para o Mundial Qatar 2022, a JCDecaux Portugal preparou um alinhamento com as estrelas da comunicação exterior – localizações estratégicas, conteúdos em tempo real e os formatos mais impactantes. Tudo para aumentar a recordação positiva da sua marca, amplificando a energia dos adeptos e interagindo com os apaixonados do futebol, com ativações e campanhas inovadoras. 

Nas principais zonas urbanas, a campanha do Mundial Qatar 2022 inclui formatos séniores de grandes dimensões, os familiares e sempre eficazes Mupis, ou ainda os inovadores digitais de grande formato, visíveis mesmo à distância. Nos Centro Comerciais, Estações de Serviço e até nos aeroportos mais movimentados, há vários formatos digitais para comunicar a força de Portugal a quem passa. Nos digitais, é ainda possível adaptar a mensagem em tempo real com, por exemplo, as datas dos jogos, os resultados ou outras informações úteis.

3. Reforce a criatividade

 

Um dos principais desafios de comunicar em grandes eventos desportivos como o Mundial Qatar 2022 é sobressair entre as várias marcas presentes. Para o fazer, não há uma fórmula mágica, mas existem boas práticas a seguir. A principal é dar destaque ao que torna cada marca única e comunicar esses argumentos de uma forma disruptiva. A publicidade que desafia o convencional é a forma mais direta de cativar as audiências.

As criatividades especiais são formatos de comunicação únicos, pensados especialmente para cada marca, cada campanha e momento. Como não seguem um padrão, oferecem experiências inesquecíveis aos consumidores em momentos chave do seu dia. É o fruto do trabalho dedicado de uma equipa que, todos os dias, surpreende, imagina e reinventa.

abrigo decoração especial JCDecaux

A pensar neste evento tão especial, preparamos algumas sugestões que vão criar momentos dignos de serem fotografados. Por exemplo, na rua, pode decorar o abrigo de forma criativa para proporcionar uma experiência aos passageiros, tal como se fosse o “banco” da Seleção e elevar a comunicação da sua marca a outro patamar. 

4. Crie ativações especiais

 

A criatividade não se nota apenas na escolha da imagem, mas também nas ações mais marcantes, que produzem momentos prontos a divulgar nas redes sociais. Porque não converter a praça principal da cidade num mini-estádio de matraquilhos humanos, em que a sua marca é a protagonista?  Ou convidar quem passa a tirar uma fotografia com os heróis da seleção, com uma das câmaras instaladas num dos nossos suportes digitais?

Estas são algumas das propostas deixadas pela nossa equipa de criatividades especiais, mas cada marca é única e merece uma comunicação à medida. A nossa equipa pode ajudar a desenhar experiências totalmente personalizadas, com base nos objetivos e identidade de cada anunciante.

JCDecaux, vamos a jogo com a sua marca

 

Na JCDecaux, ajudamos as maiores marcas de Portugal a comunicar nos principais eventos desportivos. Ao todo, a nossa rede para o Mundial Qatar 2022 inclui mais de 680 faces em Mupis e 280 faces digitais em Centros Comerciais, para além de 68 em aeroportos. Criamos experiências personalizadas de publicidade na rua, icónicas e verdadeiramente memoráveis, que oferecem interação real com o público e produzem relações duradouras.

Entre em contacto com a nossa equipa para saber o que podemos fazer pela sua marca.

 

Publicado em Atualidade