
O estudo mais recente da JCDecaux revela o impacto do ambiente publicitário nas associações subconscientes dos principais decisores económicos às marcas.
‘Airports: Open for Business’, focou-se exclusivamente nos dirigentes e altos dirigentes com elevada responsabilidade orçamental e influência nas suas funções. Estes Business Decision Makers (BDMs) - Decisores Económicos - foram selecionados por 12 países para fornecer percepções locais e uma perspectiva global. O estudo investigou as atitudes e os hábitos dos BDMs aquando das suas viagens de negócios e sondou as suas associações profundamente enraizadas da publicidade B2B (business to business) em diversos ambientes publicitários.
"Tempo Privilegiado" valorizado pelos BDM
O estudo revelou que muitos BDMs voam com mais frequência por razões de negócios tendo, portanto, um grande conhecimento dos aeroportos e dos procedimentos inerentes. Voar tornou-se parte da rotina deles e conhecem todos as formas de tornar a viagem tão agradável quanto possível.
A combinação de todos estes factores levou à percepção interessante de que os BDMs passavam por um período de 'tempo privilegiado’ enquanto estavam no aeroporto, uma pausa nas suas agendas agitadas, longe das exigências do dia-a-dia.
Este "tempo privilegiado" fornece uma janela de oportunidade rara para as marcas B2B se ligarem a esta audiência de negócios valiosa enquanto pensa em trabalho, mas não se distrai com outras exigências.
Chegar ao âmago das percepções dos bdm
A economia comportamental ensina-nos que o subconsciente determina a tomada de decisão, por isso para nós foi importante obter uma visão das associações subconscientes dos BDMs à publicidade de marcas B2B, à medida que a experienciavam em ambientes diferentes.
Graças a uma combinação de testes implícitos e explícitos, descobrimos que os BDMs tendem a associar mais intensamente os atributos das marcas conceituadas, à publicidade B2B que eles experienciam no aeroporto.

Impulsionar o reconhecimento e a acção
O estudo indica que a publicidade B2B no aeroporto não é apenas um poderoso impulsionador de reconhecimento da marca entre os BDMs, mas também impulsiona a acção, sendo que 9 em cada 10 afirmam ter agido depois de terem visto publicidade relacionada com negócios no aeroporto. Uma combinação de viagens frequentes, com pensamento em modo de trabalho e associações subconscientes positivas, juntamente com um interesse no que os rodeia, significa que o aeroporto é um ambiente propício para que qualquer marca B2B se ligue e se envolva com a audiência chave dos BDMs.