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Vibrante, intensa e cheia de vida. Comunicar com Outdoors em Lisboa é um desafio até para as maiores marcas. Descubra como o fazer com estas dicas.

O que tem Lisboa que a torna um destino obrigatório para marcas de todas as dimensões? Será o charme das ruas, a intensidade da vida, os eventos todo o ano, o sentido cosmopolita? Ou será tudo isto, aliado às inúmeras possibilidades para os anunciantes chegarem a uma audiência diversificada e de elevado poder de compra? Descubra todas as vantagens de escolher Outdoors em Lisboa para a sua próxima campanha e como o fazer de forma prática.

Porquê escolher outdoors em Lisboa?

Existem quase 3 milhões de habitantes na Área Metropolitana de Lisboa, uma população em crescimento e com elevado poder de compra. Ruas castiças, longas tradições, uma cultura de abertura, avenidas com as melhores lojas e grandes eventos todo o ano. Não faltam razões para escolher outdoors em Lisboa para uma próxima campanha de comunicação onde a sua marca não vai passar despercebida.

A tudo isto soma-se o facto de Lisboa ser uma cidade global, e Capital Verde com uma aposta forte nas novas formas de mobilidade. É também a sétima cidade mais visitada do Sul da Europa, com mais de 4 milhões de turistas anuais. Desta forma, apresenta aos anunciantes uma grande diversidade – dos aeroportos mais movimentados, aos Centros Comerciais mais cativantes com milhares de visitas todos os dias.

Outdoors Lisboa: 4 dicas para uma comunicação eficaz

Comunicar num ambiente tão apetecível tem os seus desafios - a começar pela concorrência ou não fosse Lisboa a porta de entrada das maiores marcas mundiais no nosso país, onde a criatividade e o impacto se discutem a cada ação. Para ser eficaz, os outdoors em Lisboa devem seguir estas 4 dicas.

1. Escolha as melhores localizações para os outdoors em Lisboa

A localização é um fator essencial para a comunicação em qualquer cidade, e Lisboa não é exceção. Das avenidas mais movimentadas, ao aeroporto Humberto Delgado, sem esquecer os Centros Comerciais, os nossos suportes estão estrategicamente localizados para chamar a atenção dos Lisboetas ao longo do seu dia-a-dia, seja nas compras, a ir para o trabalho ou enquanto viajam ou passeiam.

Com cobertura em toda a Área Metropolitana de Lisboa e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem a comunicação Out-of-Home (OOH) conseguem um impacto inigualável. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição chegam a milhares de pessoas todos os dias.

A publicidade Grande Formato, como billboards ou empenas, é um excelente exemplo. Oferece um alcance incomparável junto e uma poderosa visibilidade para as marcas. É impossível de não ser notada por quem passa a pé, de carro ou de transportes públicos. É a solução indicada para transmitir uma mensagem importante, como um lançamento ou um evento – no coração de Lisboa. Foi o que fizeram a Samsung, a Volkswagen e muitas outras marcas de renome.

2. Apoie os eventos mais marcantes

Rock in Rio, Millennium Estoril Open, exposições e feiras, inaugurações, eventos desportivos – Lisboa é uma cidade a fervilhar de vida, com grandes acontecimentos todo o ano. Patrocinar estes momentos é uma forma segura de colocar a sua marca perante uma enorme audiência, que partilha os mesmos interesses e paixões.

A JCDecaux tem parcerias há vários anos com os principais organizadores e disponibiliza aos seus anunciantes acesso premium aos melhores formatos. Para além disso, desenhamos experiências de elevado impacto pensadas especificamente para estes momentos, com grandes painéis de comunicação nas principais áreas de passagem.

3. Verifique e teste as criatividades – antes de estarem na rua

Na JCDecaux desenvolvemos ferramentas de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para simular e testar as criatividades num ambiente realista, antes de serem implementadas. O Creaction permite testar diferentes criatividades para assim aumentar a eficácia das campanhas. Este simulador emula uma cidade real para que possa verificar a visibilidade de cada criatividade a diferentes distâncias, tal como o consumidor a verá. Aqui pode avaliar a campanha num ambiente 3D e analisar o tamanho e posição do logo e dos textos.

Por outro lado, o Creative Heatmap representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção. Determina os pontos quentes e frios (que despertam mais e menos atenção), e mostra manchas de calor que identificam os pontos prioritários no sentido de leitura. A associação de ambas as ferramentas permite maximizar a eficácia das criatividades, e avaliar todos os critérios criativos indispensáveis – antes de saírem para as ruas de Lisboa.

4. Personalize os outdoors em Lisboa

Comunicar em Lisboa não é o mesmo do que no Porto ou em Braga. Os hábitos, costumes e preferências de um habitante de Faro ou do Funchal são únicos, como são os seus trocadilhos, as brincadeiras internas, e os trejeitos que podem tornar uma campanha inesquecível. Mas numa audiência tão alargada como é a lisboeta, estudar a fundo o público-alvo não é tarefa fácil.

A nossa equipa de especialistas pode ajudar. Entre os vários fatores analisados, as nossas recomendações têm a consideração a localização do público-alvo, bem como os horários de visualização e até os meios de transporte mais utilizados - critérios fundamentais a ter em conta. Por exemplo, criar uma criatividade para um público de passageiros num aeroporto é muito diferente de fazer o mesmo para uma audiência que passa a pé nas principais avenidas das cidades. Também não é igual apresentar um anúncio ao final do dia, em que muitas pessoas regressam do trabalho e procuram descontrair, do que de manhã, em que se preferem soluções mais energizantes.

Tudo isto é possível com os nossos formatos de Comunicação Out-of-Home Digital (DOOH), que permite a criação de anúncios contextualizados adaptados a cada momento, com criatividades distintas para diferentes espaços (Aeroportos, Centros Comerciais, rua e áreas de serviço) e momentos do dia.

Comece hoje a comunicar nos Outdoors Lisboa

Comunicar em Lisboa é um passo essencial para as marcas que procuram aumentar o seu alcance e brand awareness, em localizações com milhares de visualizações, todos os dias, e os outdoors Lisboa são uma das melhores formas de o fazer. Entre em contacto com a nossa equipa especializada e comece hoje a desenhar a sua próxima campanha com impacto.

Publicado em Tendências