A nossa solução de publicidade programática ajusta as criatividades, localizações e faces das campanhas out-of-home com base nos resultados alcançados e em tempo (quase) real. Descubra neste artigo como funciona.
O que é a publicidade programática aplicada à publicidade exterior?
A publicidade programática é uma forma inovadora de comprar publicidade exterior, com base em impressões/impactos através de um processo automatizado quase em tempo real. Esta forma de publicidade está em franco crescimento, conforme indicam os dados mais recentes dos Estados Unidos. Em 2023, o investimento das empresas em publicidade programática ultrapassou os 135 mil milhões de dólares e estima-se que atinja 180 mil milhões de dólares em2025.
[Fonte: Emarketer]
A JCDecaux foi pioneira na criação de uma plataforma que simplifica a compra de publicidade programática. Os anunciantes podem aceder à nossa plataforma exclusiva que automatiza a compra, a seleção dos locais e das criatividades da publicidade exterior.
Por exemplo, se uma criatividade gera muitas impressões, a nossa plataforma pode reforçar automaticamente a sua visibilidade noutros locais e horários. O nosso algoritmo tem em conta variáveis como o ângulo, distância, tempo, velocidade média, iluminação e outros fatores para avaliar o número de impressões e otimizar a campanha.
A nossa solução de publicidade programática cobre suportes digitais nas principais ruas, aeroportos e centros comerciais do país. Tudo isto numa plataforma que permite acompanhar o desempenho da campanha num único local em tempo (quase) real.
Por exemplo, se uma criatividade gera muitas impressões, a nossa plataforma pode reforçar automaticamente a sua visibilidade noutros locais e horários. O nosso algoritmo tem em conta variáveis como o ângulo, distância, tempo, velocidade média, iluminação e outros fatores para avaliar o número de impressões e otimizar a campanha.
A nossa solução de publicidade programática cobre suportes digitais nas principais ruas, aeroportos e centros comerciais do país. Tudo isto numa plataforma que permite acompanhar o desempenho da campanha num único local em tempo (quase) real.
Quais as vantagens?
A publicidade programática representa a mais recente evolução tecnológica na forma de gerir anúncios.
1. Ativação rápida e maior flexibilidade de compra
O processo de compra e programação de anúncios é feito por meio de uma plataforma digital, tal como acontece com a compra de publicidade nas plataformas da Google ou Meta. Depois de definidos os parâmetros para determinar o alcance da campanha, é possível introduzir e alterar as criatividades, ambientes (centros comerciais, aeroportos, ruas, ...), os horários e as localizações.
2. Alto nível de segmentação
A publicidade programática utiliza uma abordagem orientada por dados e ajusta as criatividades, localizações e faces das campanhas com base nos resultados alcançados e em tempo (quase) real. As mensagens são acionadas com base no comportamento do consumidor e nos padrões de mobilidade da audiência.
3. Elevado nível de eficácia e precisão
Se uma campanha criativa está a gerar muitas impressões num local específico, é possível automaticamente reforçar essa visibilidade. Isto permite elevar a eficácia da campanha a um outro nível, concentrando-se nas áreas e momentos em que apresenta maior sucesso, maximizando assim o impacto e a exposição da mensagem publicitária.
4. Evolução contínua
Variáveis como ângulo, distância, tempo, velocidade média, iluminação e outros fatores são tido em conta para avaliar o número de impressões e otimizar continuamente a campanha. Dito doutro modo, a estratégia de publicidade é ajustada dinamicamente com base na análise de várias condições, garantindo que a mensagem é entregue de maneira mais eficaz e impactante, em diferentes contextos e momentos específicos.
Como funciona a publicidade programática
A publicidade programática envolve diferentes plataformas e ecossistemas mas, de forma simples, o funcionamento pode ser explicado em poucos passos.
1. Defina um orçamento
Tal como acontece nas campanhas digitais, o primeiro passo é a definição de um orçamento para a campanha. Este montante pode ser ajustado em qualquer momento. A JCDecaux permite comprar com base em visualizações reais, para garantir que paga apenas por resultados concretos.
2. Crie e organize materiais da campanha
Depois de criadas e testadas as criatividades os anunciantes carregam os seus materiais de campanha, como imagens e texto, na nossa plataforma. Experimente diferentes tipos de anúncios – uma das grandes vantagens da publicidade programática. Use vídeos interativos, com criatividades ligeiramente diferentes para criar uma experiência mais envolvente e impactar diferentes públicos. Outra dica a ter em conta: mantenha todos os seus anúncios organizados na plataforma. Assim, é possível escolher automaticamente os anúncios que melhor funcionam. A nossa plataforma pode otimizar suas campanhas e dar prioridade aos anúncios que geram melhores resultados.
3. Segmente a audiência
Nessa mesma plataforma, os anunciantes podem definir quem querem alcançar. Por exemplo, é possível criar segmentos de público semelhantes aos seus melhores clientes para aumentar as probabilidades de interação e conversão.
Por exemplo, use a publicidade programática para exibir um anúncio orientado ao momento do dia, local, clima e outras variáveis importantes para o seu público-alvo. Vá além dos dados demográficos e conheça o que está a preocupar os seus clientes, o que eles procuram e precisam e responda com a sua campanha às necessidades dos consumidores.
4. Escolha os ambientes da campanha
A nossa solução encontra os melhores locais e momentos para exibir os anúncios, tanto dentro da nossa rede de suportes, como na dos nossos parceiros. Estes suportes podem estar localizados em Centros Comerciais, Aeroportos, ou nas principais avenidas, e ter diferentes tamanhos, em função dos requisitos da campanha. Uma vez confirmada a campanha, a compra é feita de forma automática em grande escala.
5. Acompanhe os resultados
Com a campanha em curso, os anunciantes podem acompanhar dados em tempo quase real sobre a campanha. Desta forma, podem avaliar no momento o que está a funcionar – os locais, horas do dia e até criatividades com maior e menor impacto. Depois de reunir estes dados, é mais fácil extrair insights e reagir antes do final da campanha.
JCDecaux, líderes em publicidade programática
Entre em contacto com a equipa de especialistas da JCDecaux e descubra até onde pode ir com a publicidade programática e comece já a criar a sua próxima campanha.