As Smart Cities são centros urbanos mais eficientes e sustentáveis. A comunicação é um fator chave desta transformação, sendo a publicidade outdoor uma ferramenta imprescindível para as empresas. Este é um meio de comunicação que está a ajudar as cidades a passarem por esta reinvenção e os consumidores a adaptarem-se a esta nova mudança.
Descubra o que são as Smart Cities, porque são importantes e como as marcas podem participar nesta viagem.
O que são as Smart Cities?
As Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, colocam a tecnologia ao serviço do cidadão. A inovação e automatização torna o ambiente citadino mais eficiente ao nível da comunicação, conectividade, sustentabilidade e gestão pública.
Para que uma cidade possa ser considerada ‘smart’, deve ter lançado pelo menos uma iniciativa numa das seguintes áreas:
- Governo inteligente;
- Pessoas inteligentes;
- Vida inteligente;
- Mobilidade inteligente;
- Economia inteligente;
- Ambiente inteligente.
Numa época em que mais de metade da população mundial vive em cidades, é necessário que as marcas se adaptem a esta realidade.
Smart Cities: porque é a publicidade outdoor é tão importante?
Aumentar a conectividade entre as pessoas e o meio e melhorar a consciência sobre o ambiente são pilares através dos quais as Smart Cities se suportam.
Assim como poderão as marcas se integrar neste novo modelo? Como podem potenciar a frequência da sua comunicação em meios de alta densidade populacional? Como poderão estar mais próximas dos seus consumidores?
Smart Cities: como implementar publicidade outdoor
Para as marcas que queiram fazer parte das Smart Cities, existem várias estratégias possíveis. Estas são as principais:
1. Smart Cities: publicidade inteligente
Uma das formas de conectar os cidadãos às Smart Cities é fornecendo informação útil para o seu dia-a-dia. Atualmente, é possível instalar uma publicidade outdoor que seja ‘smart’, isto é, que seja capaz de transmitir dados como meteorologia, temperatura e trânsito em tempo real.
Este tipo de publicidade é apresentado, por norma, em mobiliário Out-of-Home digital (DOOH). Tal permite otimizar a eficiência energética do dispositivo, ao se realizar análises do seu ciclo de vida.
2. Smart Cities: publicidade em rede
Outra forma das campanhas OOH se adaptarem ao contexto e necessidades das Smart Cities é dar a possibilidade às pessoas de estarem permanentemente conectadas.
Publicidade outdoor em mupis ou abrigos de autocarro potenciam o poder da conexão das pessoas.
Por exemplo, ao instalar estações de reforço de rede sem fios, é possível que duplicar a velocidade de ligação de dados em dispositivos móveis. Uma estratégia de publicidade outdoor que cria uma experiência de consumo conveniente e marcante para quem a usa.
3. Smart Cities: publicidade que carrega dispositivos
Sabia que nas Smart Cities a publicidade outdoor pode carregar a bateria dos smartphones?
As estações de carregamento de bateria sem fios já são uma realidade em lugares movimentados da cidade, em centro comerciais ou aeroportos.
Foi o que a Samsung fez em 2019. Para a Diretora de Planeamento, Vivien Tan, este formato de campanha outdoor integrou “a experiência do consumidor com a tecnologia” e está a “impulsionar negócios significativos e resultados humanizados”.
4. Smart Cities: publicidade informativa
Nas Smart Cities a publicidade outdoor pode também ser uma forma de avaliar a recetividade a novos produtos ou serviços.
Através de ecrãs touchscreen instalados em mupis, quiosques ou abrigos de autocarro, é possível criar experiências interativas e obter dados sobre a reação dos consumidores.
Por outro lado, a utilização de sensores e dispositivos wireless convida o consumidor a interagir com a publicidade outdoor. Entre os muitos recursos à disposição das marcas, destacam-se os jogos de luzes e a introdução de música para surpreender quem passa.
Smart Cities: o presente das cidades do futuro
Na JCDecaux Portugal trabalhamos em conjunto com as marcas, de modo a conseguir o melhor resultado através de soluções inovadoras.
Faça parte das Smart Cities. Contacte a nossa equipa e comunique o seu negócio.