Menu Onde estamos

Mais conectividade e interatividade. Como ajudar as marcas a adaptarem a sua comunicação empresarial a este nova realidade chamada de Smart Cities.

As Smart Cities são centros urbanos mais eficientes e sustentáveis. A comunicação é um fator chave desta transformação, sendo a publicidade outdoor uma ferramenta imprescindível para as empresas. Este é um meio de comunicação que está a ajudar as cidades a passarem por esta reinvenção e os consumidores a adaptarem-se a esta nova mudança.

Descubra o que são as Smart Cities, porque são importantes e como as marcas podem participar nesta viagem.

O que são as Smart Cities?

As Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, colocam a tecnologia ao serviço do cidadão. A inovação e automatização torna o ambiente citadino mais eficiente ao nível da comunicação, conectividade, sustentabilidade e gestão pública.
Para que uma cidade possa ser considerada ‘smart’, deve ter lançado pelo menos uma iniciativa numa das seguintes áreas:

  • Governo inteligente;
  • Pessoas inteligentes;
  • Vida inteligente;
  • Mobilidade inteligente;
  • Economia inteligente;
  • Ambiente inteligente.


Numa época em que mais de metade da população mundial vive em cidades, é necessário que as marcas se adaptem a esta realidade.

Smart Cities: porque é a publicidade outdoor é tão importante?

Aumentar a conectividade entre as pessoas e o meio e melhorar a consciência sobre o ambiente são pilares através dos quais as Smart Cities se suportam.

Assim como poderão as marcas se integrar neste novo modelo? Como podem potenciar a frequência da sua comunicação em meios de alta densidade populacional? Como poderão estar mais próximas dos seus consumidores?

Smart Cities: como implementar publicidade outdoor

 Para as marcas que queiram fazer parte das Smart Cities, existem várias estratégias possíveis. Estas são as principais:
 

1. Smart Cities: publicidade inteligente

Uma das formas de conectar os cidadãos às Smart Cities é fornecendo informação útil para o seu dia-a-dia. Atualmente, é possível instalar uma publicidade outdoor que seja ‘smart’, isto é, que seja capaz de transmitir dados como meteorologia, temperatura e trânsito em tempo real.

Este tipo de publicidade é apresentado, por norma, em mobiliário Out-of-Home digital (DOOH). Tal permite otimizar a eficiência energética do dispositivo, ao se realizar análises do seu ciclo de vida.
 

2. Smart Cities: publicidade em rede

Outra forma das campanhas OOH se adaptarem ao contexto e necessidades das Smart Cities é dar a possibilidade às pessoas de estarem permanentemente conectadas.

Publicidade outdoor em mupis ou abrigos de autocarro potenciam o poder da conexão das pessoas.

Por exemplo, ao instalar estações de reforço de rede sem fios, é possível que duplicar a velocidade de ligação de dados em dispositivos móveis. Uma estratégia de publicidade outdoor que cria uma experiência de consumo conveniente e marcante para quem a usa.
 

3. Smart Cities: publicidade que carrega dispositivos

Sabia que nas Smart Cities a publicidade outdoor pode carregar a bateria dos smartphones?

As estações de carregamento de bateria sem fios já são uma realidade em lugares movimentados da cidade, em centro comerciais ou aeroportos.

Foi o que a Samsung fez em 2019. Para a Diretora de Planeamento, Vivien Tan, este formato de campanha outdoor integrou “a experiência do consumidor com a tecnologia” e está a “impulsionar negócios significativos e resultados humanizados”.
 

4. Smart Cities: publicidade informativa


Nas Smart Cities a publicidade outdoor pode também ser uma forma de avaliar a recetividade a novos produtos ou serviços.

Através de ecrãs touchscreen instalados em mupis, quiosques ou abrigos de autocarro, é possível criar experiências interativas e obter dados sobre a reação dos consumidores.

Por outro lado, a utilização de sensores e dispositivos wireless convida o consumidor a interagir com a publicidade outdoor. Entre os muitos recursos à disposição das marcas, destacam-se os jogos de luzes e a introdução de música para surpreender quem passa.
 

Smart Cities: o presente das cidades do futuro

Na JCDecaux Portugal trabalhamos em conjunto com as marcas, de modo a conseguir o melhor resultado através de soluções inovadoras.

Faça parte das Smart Cities. Contacte a nossa equipa e comunique o seu negócio.
 

Publicado em Tendências