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O Marketing Relacional é o segredo para estabelecer ligações genuínas e de longo prazo com as audiências. Mas o que significa exatamente?


 
O Marketing Relacional é essencial para estabelecer ligações profundas com as audiências, aumentar a fidelização e transformar clientes em verdadeiros embaixadores da marca. 

Descubra em que consiste este conceito, quais as vantagens para as marcas e como implementar de forma prática.

O que é o Marketing Relacional?

O Marketing Relacional é o conjunto de ações implementadas pelas marcas para criar relações duradouras com o consumidor. 

É uma estratégia que permite promover um produto ou serviço de uma marca, e proporcionar ao mesmo tempo uma experiência de consumo única e memorável.

O Marketing Relacional pode ser observado das mais variadas formas. Por exemplo, a utilização de programas de descontos, a criação de campanhas com conteúdos
 personalizados ou comunicação que mostra e celebra a comunidade à volta de cada marca.

Por outras palavras, o Marketing Relacional engloba várias estratégias que têm como intuito disseminar a marca, ao mesmo tempo que estabelecem uma interação
e proximidade com o público-alvo. As marcas que o conseguem implementar estas iniciativas colhem vários benefícios.

Marketing Relacional: porque é tão importante?

O Marketing Relacional gera lealdade e comunicação positiva. Além destas vantagens destacamos as seguintes como as 3 principais: 

  • O Marketing Relacional fideliza o consumidor – este tipo de comunicação não se foca apenas em vendas através de publicidade, mas sim em tornar o consumidor num cliente prescritor da marca;

 

  • O Marketing Relacional mostra os benefícios intangíveis da campanha – o Marketing Relacional tem como objetivo que a audiência compreenda o que torna cada marca única, as vantagens  além de um produto ou serviço. Para algumas marcas, isso pode significar a aquisição de produtos sustentáveis. Para outras, oapoio de causas solidárias. Em qualquer dos casos, o Marketing Relacional destaca aquilo que cada marca tem de mais diferenciador;

 

  • O Marketing Relacional cria uma cultura partilhada – com o Marketing Relacional as marcas mostram aos consumidores que demonstram o quanto o consumidor é importante para si e como as suas necessidades são ouvidas pela empresa. Desta forma, criam uma cultura comum à volta de valores partilhados com os consumidores.

 

Como aplicar Marketing Relacional em OOH

O Marketing Relacional pode ser aplicado nos mais variados canais, desde campanhas Out-of-Home (OOH), redes sociais e e-mail marketing.

Estes são algumas formas práticas de o fazer:

  1. Crie programas de referência

Os programas de referência são sistemas de acumulação de pontos, descontos ou outros benefícios. Por norma, são implementados em campanhas de outdoor através do sistema QR Code ou utilização de Hashtags.

As marcas incentivam assim os consumidores a partilhar com familiares ou amigos uma fotografia que tirem de uma campanha, um link de QR Code ou um código promocional. Em troca, o cliente ganha algo que pode usufruir tanto online como numa loja física.

Os programas de referência são excelentes exemplos de marketing relacional. Permitem às marcas estabelecer uma interação simples com os consumidores, cruzar fronteiras entre o físico e o digital e a sua implementação é muito simples.

2. Peça a opinião dos clientes

Sabia que nos mupis digitais, as marcas podem inserir caixas de texto ou botões interativos no painel, de modo a permitir que o consumidor reaja ou vote sobre um determinado produto ou serviço? É uma forma simples e prática de pôr o Marketing Relacional em prática, de criar uma interação com as audiências e de mostrar ao público-alvo que a sua opinião conta. Este tipo de campanhas é muito utilizada em aeroportos, centros comerciais e até estações de autocarro.

3. Partilhe histórias reais de clientes

A partilha de testemunhos reais de clientes é outra forma de aplicar Marketing Relacional em comunicação Out-of-Home (OOH).

Em mupis, billboards ou empenas, as marcas podem mostrar rostos de clientes que adquiriram o seu serviço ou partilhar frases que relatem a sua experiência positiva com a empresa.

Em mupis digitais, é possível ir ainda mais longe, e partilhar pequenos vídeos com as reações genuínas dos clientes, ou momentos marcantes da experiência das pessoas com o produto.

Se gerir uma marca automóvel, por exemplo, porque não imortalizar o momento em que uma família recebe um novo veículo? No caso de uma empresa de tecnologia, já imaginou o que poderia fazer com um excelente vídeo de unboxing?

Os exemplos reais de clientes, com uma imagem genuína, são uma das formas mais eficazes de aliar a comunicação Out-of-Home  ao Marketing Relacional.

4. Comunique informação relevante para a audiência
 

As campanhas Out-of-Home (OOH) são extremamente eficazes a comunicar produtos, serviços e marcas.  Menos explorada é a capacidade que estes formatos têm para partilhar informações
relevantes para o dia-a-dia do consumidor.

Um exemplo cada vez mais popular é a inclusão de informações do dia-a-dia, como o tempo, as horas, últimas notícias ou o estado do trânsito. São também muitas as marcas que divulgam 
desta forma dados relacionados com temas como a sustentabilidade, ambiente ou economia. Por fim, algumas empresas utilizam esta oportunidade de comunicação para partilhar dicas úteis,
para que os clientes tirem o melhor proveito dos seus produtos.
 

Marketing Relacional: como alcançar os seus clientes

O Marketing Relacional é uma ferramenta incomparável para fidelizar a audiência, criar relações duradouras e criar uma cultura comum em torno de valores partilhados.

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Publicado em Atualidade