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As campanhas multissensoriais são uma oferta única do OOH que transforma os anúncios numa experiência de marca imersiva. Ao juntar som ao material visual, os anunciantes chamam a atenção do público e geram um impacto extra à sua mensagem e à construção da marca. 

MARKETING SENSORIAL: UMA EXPERIÊNCIA HUMANA
O marketing multissensorial define-se pela utilização de pelo menos dois dos cinco sentidos (visão, olfacto, tacto, audição e paladar). As campanhas com marketing sensorial incluem dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais. As marcas que optam por ir além da comunicação visual e combinar diferentes sentidos numa campanha podem ligar-se efectivamente aos consumidores a um nível emocional mais profundo. E porque as reacções às experiências dos sentidos são subjectivas, criar uma experiência multissensorial para as suas audiências permite que as marcas criem uma ligação única com os consumidores individualmente.
 
A campanha Nespresso integrou som no gigante abrigo transformado em máquina de café.
SOM E O AMBIENTE OOH

As audiências OOH são caracterizadas pelo seu mindset activo. São receptivas ao ambiente que as rodeia e estão abertas para interagir com conteúdo relevante. Compreender as características das diferentes audiências em ambientes diferentes é fundamental quando se desenvolvem campanhas multissensoriais. Campanhas OOH que recorrem a diferentes sentidos dão vida à marca; são surpreendentes, chamam a atenção e trazem uma dimensão nova e única à publicidade.
 

 

UMA OFERTA SONORA

A maioria das pessoas rege-se pelo que ouve; o som afecta o humor, a emoção e o estado de espírito das pessoas. O som é o segundo sentido mais impactante e amplamente utilizado no marketing, pois cria um elemento de surpresa, chama eficazmente a atenção e aumenta a lembrança da marca. No geral, o som pode criar uma atmosfera e despertar a sua imaginação. Com os avanços na tecnologia de voz, dos assistentes de voz em movimento aos dispositivos inteligentes em casa, 2020 é o ano para ser ouvido.
 

À medida que os utilizadores ficam mais habituados a pesquisar e a executar tarefas com a sua voz, as oportunidades inerentes a essa tecnologia vão generalizar-se. Neil Ballinger Chefe de  CX na Nimbletank

 

ACTIVAÇÃO SONORA NO OOH

Existem inúmeras formas de integrar sons e oferecer um conteúdo exclusivo e envolvente às audiências. A utilização de colunas de som é uma das formas mais simples e comuns de integrar som numa campanha OOH. O conteúdo sonoro exclusivo através de uma tomada para auscultadores também cria uma interacção mais personalizada.
Os ecrãs tácteis digitais podem levar as interacções um passo adiante, ao oferecer uma combinação de conteúdo audiovisual, onde os consumidores são obrigados a activar o som reagindo aos call to actions no painel. O acréscimo de sensores de movimento também pode criar um elemento de surpresa e tal conteúdo é eficaz para chamar a atenção e aumentar a lembrança.
Por fim, as tecnologias mais avançadas como a OUIBot e a Beakle permitem que as marcas integrem as suas estratégias digitais e OOH e direccionem o tráfego móvel, ao oferecer uma ligação entre as audiências e os anúncios através de um smartphone.


UMA SOLUÇÃO VERSÁTIL PARA MARCAS VERSÁTEIS

Os anunciantes devem utilizar os recursos sonoros em ambientes diferentes para finalidades diferentes. As marcas de turismo são óptimas na utilização do som para envolver as audiências na cultura local e ajudá-las a imaginar-se no destino. Com as campanhas cinematográficas, o som chama rapidamente a atenção, ao transportar as pessoas para o enredo do filme, construindo uma associação pessoal com as personagens.
Os anunciantes de automóveis costumam utilizar o som para trazer um elemento realista ao visual, educar o seu consumidor e ilustrar melhor um dos elementos mais atraentes do seu produto - a potência! Mas essas são apenas três categorias de produtos, vamos dar uma vista de olhos em como outras indústrias integraram o som de forma eficaz para trazer uma nova dimensão às suas campanhas OOH.
 

 

a propósito da JCDECAUX CREATIVE SOLUTIONS

A Creative Solutions é um departamento internacional da JCDecaux que traz conceitos inovadores Out-of-Home (OOH) para a realidade na rua. As campanhas da Creative Solutions chamam a atenção e estabelecem um diálogo com o público-alvo. Quer sejam criatividades especiais ou Conteúdo Dinâmico, as equipas especializadas em todo o mundo utilizam as mais recentes tecnologias para optimizar campanhas em todos os ambientes OOH.

 

Publicado em Creative Solutions