Mundo reconhece sucesso de Portugal no gestão da pandemia
Seja pela rápida reacção, seja pela sua vantajosa posição geográfica, seja por qualquer outra razão, Portugal tem andado nas bocas do mundo e pelas melhores razões. O surto por terras lusas tem escalado mas de forma bastante controlada, evitando o congestionamento do Serviço Nacional de Saúde, e isso não passou despercebido à opinião pública internacional.
Em França, por exemplo, o Le Figaro afirmou Portugal como a "excepção europeia", sobretudo fazendo a comparação com Espanha. E ainda em França, a Rádio France Inter decidiu apontar razões que explicassem o "mistério português".
Ali ao lado, mais concretamente na Bélgica, a estação pública de televisão RTBF concluía: "Portugal está a ser poupado".
A vizinha Espanha resolveu olhar para o caso português, através de vários jornais de referência, mencionando a união existente entre governo e oposição,
O Reino Unido, pela voz do seu embaixador em Portugal, destaca a resilência e coragem do povo português como razão para o sucesso na contenção do vírus.
Mas os elogios ultrapassaram fronteiras europeias. O Brasil, pela Globo, sublinha o "bom exemplo" que Portugal se tornou. E do outro lado do Atlântico, o New York Times observa, mais uma vez comparando os resultados portugueses com os espanhois, como o alinhamento do Primeiro Ministro António Costa com o principal líder da oposição Rui Rio tem sido benéfico para o país.


