Menu Onde estamos

 

Lisboa, 22 de dezembro de 2025 – A JCDecaux, a Iberdrola e a agência de meios UM, uniram-se este Natal para criar duas ativações que iluminam Lisboa e o Porto com um conceito visual e emocional focado na energia verde e a proximidade com o público. A campanha da Iberdrola está presente de norte a sul do país, com uma em rede nacional de de 2m2 e uma ativação especial, desenvolvida pelo departamento de Creative Solutions da JCDecaux Portugal, em Lisboa e no Porto até ao dia 6 de janeiro de 2026. Estas ativações transformam o espaço urbano num palco de criatividade, interação e espírito festivo, reforçando o compromisso real da Iberdrola com a energia 100% verde e a missão da JCDecaux de elevar as marcas através de experiências impactantes no espaço público.

 Em Lisboa, o Largo de Camões torna-se o centro desta iniciativa com uma instalação que celebra “Um Natal verde”. O castelo posicionado no centro do largo está iluminado de verde, numa alusão direta à identidade da Iberdrola. Em seu redor, projetores de luz verde criam uma atmosfera diferenciadora e coerente com o conceito da marca, oferecendo aos visitantes o acesso a uma instalação que se destaca no circuito natalício da cidade.

 A ativação integra ainda uma banca Iberdrola, com promotoras que estarão a distribuir brindes natalícios, permitindo que o espírito da campanha se prolongue dentro dos lares e reforçando a ligação simbólica entre energia verde, a energia do Natal e a sustentabilidade.

 O Porto recebe, em simultâneo, uma iniciativa totalmente distinta, mas igualmente impactante: um elétrico histórico decorado e iluminado com elementos visuais da Iberdrola, transformado este icónico meio de transporte num verdadeiro ícone natalício em movimento. A circulação do elétrico pelas zonas mais emblemáticas da cidade cria um efeito surpresa diário e um contacto constante entre a marca e milhares de pessoas, reforçando a magia da quadra e a presença da Iberdrola no panorama urbano.

 Gustavo González, Diretor de Creative Solutions da JCDecaux Portugal, afirma:
“Esta campanha demonstra o potencial do Out of Home para criar momentos de comunicação que transcendem a publicidade tradicional. A Iberdrola confiou-nos o desafio de transformar Lisboa e Porto numa experiência natalícia memorável, com uma mensagem clara ligada à sustentabilidade. As maiores cidades do país recebem dois projetos distintos, ambos pensados para surpreender, envolver e aproximar a marca das pessoas.”

 Joana Balsa, Diretora de Marketing da Iberdrola Clientes Portugal acrescenta: “Este Natal, queremos estar ao lado de quem mais importa: as pessoas. Através da parceria com a JCDecaux, levamos energia para o coração das cidades e criamos momentos que aproximam a Iberdrola das famílias, celebrando juntos uma época cheia de luz, esperança e futuro sustentável.”

 Através destas ativações, a agência de meios UM, responsável pela estratégia e planeamento de meios da Iberdrola reforçou, em conjunto com a marca e a JCDecaux, o papel do OOH como uma plataforma que alia criatividade, responsabilidade ambiental e envolvimento emocional. Esta colaboração transformou os espaços urbanos em ambientes de inspiração e conexão, potenciando o espírito de proximidade típico da época natalícia.

 

Sobre a JCDecaux: 

A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.

A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de mais de 60 anos, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.

A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis. A JCDecaux é a 1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis)

Presente no mercado português há mais de 50 anos, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes.

Mais informações: https://www.jcdecaux.pt