Menu Onde estamos

Lisboa, 16 de janeiro 2026 – A JCDecaux arranca o ano a destacar as campanhas que marcaram 2025 e reforçaram o papel da publicidade exterior como um meio essencial, criativo e cada vez mais tecnológico. Num mercado em constante transformação, o Out-Of-Home (OOH) afirmou-se como uma plataforma capaz de unir inovação, emoção e impacto real no quotidiano das pessoas, criando experiências que ultrapassam a simples visibilidade e constroem relações duradouras entre marcas e consumidores.

Ao longo do ano, a JCDecaux desenvolveu, em parceria com grandes marcas nacionais e internacionais, campanhas que usaram a versatilidade e o poder do OOH em diversos e relevantes ambientes urbanos como as principais artérias das cidades, os mais concorridos centros comerciais e os maiores aeroportos portugueses. Da criatividade volumétrica às ativações imersivas, da sustentabilidade à programática, 2025 ficou marcado por projetos que ilustram a evolução do setor e a capacidade da JCDecaux para elevar o meio.

No universo digital, a Bioderma protagonizou uma das campanhas em destaque no ano de 2025, ao recorrer à compra programática em Digital Out of Home (pDOOH) para ativar mensagens apenas durante os períodos de maior calor do dia e nas zonas da cidade com maior fluxo de pessoas, atingindo a audiência certa no local e momento certo. A campanha decorreu em junho, marcando o arranque dos meses mais quentes do ano, e foi estrategicamente planeada para comunicar em horários, localizações e audiências específicas, garantindo maior relevância e eficácia. O uso inteligente de dados e contexto demonstrou como o pDOOH permite uma comunicação precisa, pertinente e altamente impactante.

Também em 2025, o Aeroporto Humberto Delgado foi palco de uma presença sem precedentes da Zurich, que através de um takeover integral da zona de check-in, criou uma mancha visual incontornável num dos pontos de maior tráfego e atenção do maior terminal do país. Esta ação estratégica posicionou a marca no centro da jornada do passageiro, reafirmando o compromisso da Zurich em estar presente nos momentos de maior relevância e decisão. Esta ativação de OOH de alta performance demonstrou uma capacidade ímpar de transformar o ambiente aeroportuário, provando que a dimensão e a localização estratégica são elementos cruciais para gerar brand awareness, convertendo um espaço de passagem numa experiência de marca imersiva.

No NOS Alive 2025, a JCDecaux, a Dentsu e a Heineken® lançaram uma campanha OOH de alto impacto sob o conceito “Vive a música ao teu ritmo”. A ativação destacou-se por um takeover com personalização de abrigos em todo o terminal ferroviário de Algés e por um painel de 24m² com luzes dinâmicas que acompanhavam o ritmo do festival. A parceria uniu tecnologia e criatividade para conectar emocionalmente o público à marca desde a chegada ao recinto.

As preocupações com o desenvolvimento sustentável ganharam expressão com a iniciativa “A sustentabilidade é o nosso papel”, que assinalou o dia da Sustentabilidade, em setembro, envolvendo marcas que aderiram à ação usando papel reciclado nas suas campanhas nacionais de 2 m2 já prevista para esta semana. Esta iniciativa resultou num total de mais de 8.000 cartazes impressos em papel 100% reciclado que, no final da semana de campanha, foram entregues à galeria Underdogs para serem reutilizados, reforçando o compromisso da JCDecaux com a circularidade, a inovação responsável e a redução do impacto ambiental.                          

A NESCAFÉ Dolce Gusto destacou-se, no mês que se celebra o dia da Sustentabilidade, com o planeamento da agência de meios Wavemaker, a WPP Media Brand, com uma campanha que converteu três abrigos de passageiros de Lisboa em instalações urbanas sustentáveis. Elementos tridimensionais, com terra e plantas reais para ajudar a representar o ciclo natural da produção de café reforçaram, de forma criativa, o lançamento das cápsulas NEO, compostáveis e à base de papel, sensibilizando o público para escolhas mais conscientes.

Também a Jameson elevou o padrão da comunicação exterior em 2025 através de uma abordagem pioneira na nossa rede digital. Ao combinar criatividades dinâmicas que alternavam em tempo real com a integração estratégica de QR Codes, a marca transformou mupis digitais em autênticos pontos de conversão. Esta dinâmica permitiu guiar o público, de forma interativa, até aos bares aderentes em Lisboa, reforçando a ligação direta entre o impacto no espaço urbano e o consumo no ponto de venda. Para a JCDecaux, este projeto exemplifica o potencial do DOOH em criar experiências genuínas e mensuráveis.

A Sephora, a Publicis e a JCDecaux, uniram-se na passada época festiva para criar uma experiência de marca imersiva no Centro Comercial Colombo, sob o mote “Oferece algo bonito”. A Sephora marcou presença com um pop-up exclusivo que transformou a Praça Ferradura, no Centro Comercial Colombo, com uma audiência mensal de 2milhões de pessoas, num espaço de descoberta, experimentação e inspiração, combinando beleza, tecnologia e interação direta com o público. Esta ativação materializa o potencial dos centros comerciais como palco privilegiado para experiências de marca relevantes e tangíveis.

Por fim, o Centro Comercial Colombo foi palco de uma experiência imersiva, concebida para amplificar a presença da marca Changan em Portugal e promover um Natal com mais energia. Com o planeamento da agência de meios Arena, o objetivo da iniciativa passava por criar notoriedade e promover um impacto incontornável no período de maior afluência comercial do ano, tendo sido desenvolvida uma solução criativa que coloca a mobilidade elétrica no centro da magia do Natal. Junto à árvore de Natal encontrava-se o novo Changan Deepal S05 que, de forma figurativa, dá mais energia ao seu Natal.

O ano de 2025 ficou marcado por diversas campanhas inovadoras em multiambientes e multiformatos que evidenciam a força da JCDecaux e o valor de soluções que unem notoriedade, proximidade e experiência ao longo do percurso diário das pessoas.

Andreia Paulo, Diretora de Marketing e Comunicação da JCDecaux Portugal, destaca:
“Esta seleção é apenas uma pequena amostra de um ano em que o Out of Home provou, mais uma vez, a sua capacidade de elevar as marcas e de dialogar com as pessoas no coração das cidades. Em 2025, mostrámos como dados, tecnologia e criatividade podem transformar cada contacto em experiência memorável, com campanhas relevantes, sustentáveis e emocionalmente impactantes. Em 2026, queremos ir ainda mais longe: continuar a desafiar o potencial do meio, cocriar com as marcas soluções à medida e reforçar o papel da JCDecaux Portugal como referência na construção de comunicação urbana que inspira, envolve e deixa marca no quotidiano de todos nós.”

Com um portefólio multiambiente e multiformato que cobre as principais cidades, os melhores centros comerciais e em todos os aeroportos do país, a JCDecaux reafirmou em 2025 o seu compromisso com a inovação, a criatividade e a construção de experiências que tornam o OOH um meio cada vez mais relevante e influente.

Sobre a JCDecaux: 

A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.

A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de mais de 60 anos, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.

A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis. A JCDecaux é a 1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).

Presente no mercado português há mais de 50 anos, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes.

Mais informações: https://www.jcdecaux.pt