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Lisboa, 3 de novembro de 2025 – A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior, anuncia ter ganho, no seguimento de um concurso público, o contrato publicitário exclusivo dos abrigos de passageiros e dos mobiliários urbanos para informação (MUPI®) de Barcelona. A JCDecaux irá explorar o maior contrato de mobiliário urbano da segunda maior cidade de Espanha, marcando deste modo o seu regresso à capital da Catalunha.


Anteriormente detido por um concorrente, este contrato exclusivo de 10 anos (com uma opção de prorrogação por 4 anos) incide sobre a exploração e manutenção de vários tipos de mobiliário urbano existente, incluindo mais de 1 400 abrigos de passageiros e cerca de 500 MUPI, num total de 3 000 faces publicitárias analógicas. Além disso, 300 novos ecrãs digitais, seis vezes mais do que no contrato anterior, serão estrategicamente distribuídos pela cidade. Equipados com a mais recente tecnologia LED, estes ecrãs de 81 polegadas serão maiores do que os anteriores e oferecerão uma resolução superior, consumindo simultaneamente menos energia. Acompanharão o quotidiano dos citadinos e oferecerão à cidade e aos anunciantes flexibilidade, capacidade de resposta e uma visibilidade excecional para as suas comunicações.


A inovação tecnológica também contribuirá para a implementação de uma comunicação específica. Em breve, será ativada uma oferta programática, que permitirá às marcas enviarem mais ainda a mensagem certa, no momento certo e no lugar certo, graças a este ecossistema digital que favorece a segmentação, a contextualização, a flexibilidade e o tempo real.


Em linha com a Estratégia Climática da JCDecaux, que visa atingir o Carbono Net Zero até 2050, o objetivo do contrato do mobiliário urbano de Barcelona é reduzir as emissões de CO2 através da implementação de uma frota de veículos amiga do ambiente, da instalação de novos produtos virtuosos (iluminação e digital com a tecnologia LED) que permitem minimizar o consumo de eletricidade, bem como da utilização de energias renováveis durante a fase de produção (emissões indiretas), assim como na fase de operação com 100% da eletricidade consumida coberta por eletricidade de origem renovável.


A JCDecaux proporá a maior oferta nacional de Mobiliário Urbano em Espanha, com mais de 30 000 mobiliários estrategicamente localizados em 25 das 30 maiores cidades do país, incluindo Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Málaga, Bilbao e Saragoça. Com uma população de mais de 1,6 milhões de habitantes, Barcelona é a cidade mais visitada de Espanha, que atrai 7,5 milhões de turistas por ano. Graças a este novo contrato, a JCDecaux continuará a oferecer planos de meio eficazes aos seus clientes anunciantes, bem como uma cobertura digital alargada a todo o país, permitindo-lhes, nomeadamente, dirigir-se a um público jovem, ativo e móvel.


Jean-Charles Decaux, Co-Director Geral da JCDecaux, declarou: «Estamos felizes e orgulhosos por termos conquistado este contrato emblemático, que marca o nosso regresso ao mobiliário urbano em Barcelona, uma das metrópoles europeias mais dinâmicas e cosmopolitas. O nosso Grupo contribuirá com toda a sua perícia técnica, estética, de serviços e ambiental para propor uma rede de mobiliário urbano coerente e de elevada qualidade e tornar a capital catalã uma referência internacional em matéria de inovação. A digitalização do mobiliário, especialmente nos locais mais emblemáticos e turísticos de Barcelona, é também um trunfo que nos permitirá reforçar a nossa oferta publicitária junto dos anunciantes locais, nacionais e internacionais. Temos um potencial de crescimento significativo em Espanha, um dos países da OCDE com maior crescimento, o segundo país mais visitado do mundo depois da França e onde a quota de mercado da comunicação exterior é inferior às médias europeia e mundial. Sendo número um mundial da comunicação exterior e do mobiliário urbano, a nossa ambição é oferecer dispositivos inovadores que valorizem a comunicação, em benefício das cidades, dos nossos parceiros nos transportes e no retalho, dos cidadãos, dos anunciantes e das suas marcas.»