Lisboa, 31 de outubro de 2023

A JCDecaux Portugal obteve o certificado Carbono Zero®, na sequência da sua contribuição para projetos florestais nacionais. Esta certificação está alinhada com a estratégia climática da JCDecaux, que visa reduzir a sua pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor, medindo as suas emissões de gases com efeito de estufa, reduzindo-as e contribuindo para o desenvolvimento de projetos qualitativos destinados a reduzir e a capturar emissões de carbono para além da sua cadeia de valor. No âmbito desta certificação, em 2022, o investimento da JCDecaux Portugal em projetos florestais nacionais ascendeu a 372,4 toneladas de CO2e.

Iniciativas duradouras da JCDecaux Portugal

A JCDecaux Portugal tem vindo a implementar, ao longo dos últimos anos, várias medidas para reduzir a sua pegada de carbono localmente, desde a Certificação ISO 9001 & 14001, a aplicação de tecnologias de iluminação LED e switch-off dos equipamentos digitais em horário noturno, a utilização de eletricidade 100% verde, a impressão em papel reciclado ou papel certificado FSC/PEFC (proveniente de florestas geridas de forma sustentável), entre outras. O certificado Carbono Zero®, que permite às empresas fazer uma contribuição voluntária para apoiar projetos que capturam gases com efeito de estufa nas florestas nacionais, até à quantidade de emissões de CO2 que não poderiam ser evitadas, sublinha a implicação da JCDecaux Portugal na proteção do ambiente.

Uma estratégia em linha com a estratégia climática global da JCDecaux

Para acelerar o impacto das suas iniciativas em apoio a uma sociedade de baixo carbono e em resposta à emergência climática, a JCDecaux, empresa número um em publicidade exterior, revelou em 2023 a sua Estratégia Climática que demonstra ainda mais o seu compromisso de reduzir a sua pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor.

Esta estratégia tem como objetivo o Carbono Net Zero até 2050 (âmbitos 1, 2 e 3)*, seguindo um roteiro baseado na Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi). Esta estratégia, alinhada com o Acordo de Paris, reafirma o compromisso do Grupo JCDecaux com uma participação ativa na luta contra as alterações climáticas, adotando práticas eco responsáveis e promovendo a inovação sustentável nas suas práticas comerciais.

Uma estratégia baseada em três princípios: Medir, Reduzir, Contribuir

1. Medir: A JCDecaux mede as suas emissões de gases com efeito de estufa considerando os três âmbitos de emissões definidos no Protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol). Para 2022, a pegada de carbono total da JCDecaux foi de 210,4 Kteq CO2 (âmbitos 1, 2 e 3).
  2. Reduzir: Em 2022, o Grupo já reduziu as suas emissões de carbono em 27,1 % em toda a sua cadeia de valor (âmbito 1, 2, 3) em comparação com 2019. A JCDecaux elaborou um roteiro que seguirá para reduzir em 90% o seu impacto global no carbono até 2050, com base em três factores principais: o seu mobiliário urbano; o consumo de energia da sua operação; as viagens de negócios e as deslocações dos colaboradores.
  3. Contribuir: Para além das medidas de redução já implementadas nas suas operações e cadeia de valor, a JCDecaux deseja contribuir para o desenvolvimento de projectos qualitativos destinados a reduzir e/ou capturar as emissões de carbono para além da sua cadeia de valor. Esta política decorre do desejo da JCDecaux de participar na descarbonização à escala global e de contribuir para os objectivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas, dos quais a JCDecaux é um parceiro oficial desde janeiro de 2023. A JCDecaux definirá ainda este ano a sua estratégia de contribuição.

Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux, comenta: “O certificado Carbono Zero® representa não só, a materialização de algumas das iniciativas da JCDecaux Portugal no âmbito de uma estratégia sólida de desenvolvimento sustentável, mas também o reconhecimento por parte de uma das entidades de referência em Portugal, no que respeita às questões da sustentabilidade das empresas. Nesse sentido, este certificado constitui mais uma contribuição além cadeia de valor da JCDecaux, um passo fundamental para otimizar a nossa pegada ambiental”, acrescentando ainda: “É muito importante que as empresas façam a sua parte e assumam responsabilidades. Por isso, queremos deixar o nosso agradecimento à Ponto Verde Serviços pela iniciativa Carbono Zero®”.

Sobre o Certificado Carbono Zero®

O Carbono Zero® é um dos serviços prestados pela PVS - Ponto Verde Serviços com o objetivo de avaliar as emissões de GEE resultantes de atividades empresariais, eventos ou frota automóvel e compensar voluntariamente as emissões de CO2 equivalentes através do apoio a projetos que visem a remoção ou redução de gases com efeito de estufa da atmosfera. Para a avaliação das emissões de GEE, a Carbono Zero® segue a metodologia do Protocolo GHG, o padrão de contabilização de gases de efeito estufa mais utilizado no mundo. A Carbono Zero® é uma marca pioneira e amplamente reconhecida no mercado voluntário de carbono em Portugal.

Sobre a JCDecaux

A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público.

A JCDecaux é o único operador internacional cuja atividade se desenvolve nas três áreas do mercado Out-of-Home: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.

A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito ao longo de seis décadas em que os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.

A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,4/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis

1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).

Presente no mercado português há meio século, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar o espaço público mais atraente.