A JCDecaux revela o seu novo roteiro estratégico de RSE até 2030

Lisboa, 22 de junho de 2022 – A JCDecaux SA apresentou a sua estratégia de RSE até 2030.   A empresa número um mundial da comunicação exterior pretende  reforçar a economia circular;  ao valorizar a comunicação exterior como acelerador da transição ecológica e social; trabalhar para a descarbonização da economia e da sociedade em conformidade com a Estratégia Nacional de Baixo Carbono e à imagem do caminho aberto em França, com a Lei do Clima & Resiliência e as suas disposições para contratos públicos mais responsáveis, com o Pacto Verde para a Europa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas .

Este compromisso a longo prazo e ampliado da JCDecaux a favor do ambiente e do interesse coletivo, tem um impacto particularmente importante numa altura em que, no mundo inteiro, os contratos públicos e os seus critérios, que foram redesenhados para serem sustentáveis, estão a acelerar a transição ecológica, a par da recuperação económica.

A partir de 2023, 30% dos critérios de desenvolvimento sustentável serão integrados na qualificação e avaliação dos fornecedores. Até 2025, 100% das filiais europeias da JCDecaux serão avaliadas quanto à gestão e utilização de dados pessoais.Para reforçar a estratégia de RSE nas filiais, os critérios do ESG na remuneração variável dos membros do Diretório e dos diretores operacionais, introduzida em 2017, passará de 10% para 15% em 2022.

Jean-Charles Decaux, Presidente do Directório e Co-Director Geral da JCDecaux,
declarou : «O reconhecimento da nossa iniciativa sustentável pelas agências de notação extra financeira, incluindo a inscrição da JCDecaux na « Lista A » do Carbon Disclosure Project (CDP) e a sua classificação "Ouro" pela EcoVadis, atestam a excelência das nossas práticas ambientais, sociais e de governance, bem como a nossa preocupação constante com a transparência no que diz respeito às nossas partes interessadas.»

Jean-François Decaux Co-Director Geral da JCDecaux, declarou : «A RSE é parte do nosso ADN. A Taxonomia Verde da União Europeia, que classifica as atividades de acordo com a sua contribuição para a transição ecológica, é testemunha disto. Cerca de 40% do nosso volume de negócios é elegível. Esta contribuição atinge até os 55% se tivermos em conta as nossas atividades nos transportes terrestres, que não são elegíveis mas contribuem para a transição ecológica.»

Três ambições para um novo roteiro estratégico de RSE 2030

O novo roteiro estratégico RSE 2030 baseia-se nas análises de materialidade realizadas desde 2013, nas prioridades estratégicas definidas em 2014 e na consideração das expectativas das nossas partes interessadas.

1. Para lugares mais sustentáveis para viver

O desenvolvimento sustentável é um fator chave na inovação e competitividade do Grupo, que tem vindo a desenvolver mobiliário e serviços úteis para todos desde a sua criação. As equipas estão empenhadas em promover produtos e soluções que tenham um impacto reduzido ao longo do seu ciclo de vida, em particular através da utilização sistemática do ecodesign. Assim, até 2025, será desenvolvida uma ferramenta para medir a pegada ambiental das inovações responsáveis.

Presente no espaço público, o Meio JCDecaux pratica e promove a comunicação exterior responsável. Com uma audiência diária de mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo, o Grupo tem o dever de ser exemplar com prioridades fortes: encorajar as campanhas de comunicação responsáveis através da implementação de uma carta de conduta da afixação em 100% dos países do Grupo em 2022, reforçar a segurança do mobiliário digital e sustentar uma comunicação de interesse geral ao serviço da Agenda 2030 das Nações Unidas.

2. Para uma pegada ambiental optimizada

À imagem de França, com a sua contribuição para a neutralidade carbónica para todas as suas atividades a partir do final de 2021, a JCDecaux está a implementar uma estratégia climática ambiciosa alinhada com o Acordo de Paris para todas as atividades do Grupo, permitindo-nos agir sobre todas as nossas emissões a partir de 2023. Assim, 100% do consumo de eletricidade do Grupo será coberto por eletricidade renovável em 2022. Num contexto de transformação digital e de forte crescimento do meio JCDecaux, o Grupo compromete-se a reduzir as suas emissões de carbono relativas ao consumo de eletricidade do seu mobiliário urbano em 5% as suas emissões de carbono relativas ao consumo de eletricidade dos seus mobiliários em termos absolutos até 2030 (vs. 2019) e em 10% as suas emissões de carbono relativas ao consumo de eletricidade do seu parque de mobiliário /m2 de faces publicitárias até 2030 (vs. 2019).

A JCDecaux compromete-se a controlar os seus outros impactes ambientais através de ações específicas no que diz respeito à gestão de resíduos, de consumo de água e da proteção da biodiversidade. Enquanto o mobiliário urbano e as viaturas são limpos com água pluvial e a renovação do mobiliário permite prolongar a sua vida útil, o Grupo compromete-se em alcançar a meta zero resíduos em aterro para todos os resíduos gerados em países com instalações adaptadas, até 2035. A reutilização, a reciclagem ou ainda a incineração com ou sem recuperação de energia serão privilegiadas.

3. Para uma cultura de responsabilidade do ecossistema da JCDecaux

Para a JCDecaux, uma empresa familiar, a prioridade é proceder como empregador responsável: respeito pelos valores sociais fundamentais, cultura de saúde e segurança exemplar, desenvolvimento e realização dos colaboradores, diversidade e inclusão. O objetivo do Grupo é, nomeadamente, reduzir a taxa de frequência de acidentes em 25% até 2030 (vs. 2019). A JCDecaux também se compromete em assegurar que 40% dos seus quadros dirigentes sejam mulheres até 2027 (vs. 33% em 2021).

A JCDecaux também alcançará os seus objetivos, acompanhando os seus fornecedores na adopção de práticas cada vez mais responsáveis. O Grupo pretende continuar a conduzir os seus negócios de forma exemplar, através da aplicação contínua da sua carta ética definida em 2001 e da luta contra a corrupção, da melhoria da pegada ambiental e social dos seus fornecedores, e do reforço da proteção de dados pessoais. A partir de 2023, 30% dos critérios de desenvolvimento sustentável serão integrados na qualificação e avaliação dos fornecedores. Até 2025, 100% das filiais europeias da JCDecaux serão avaliadas quanto à gestão e utilização de dados pessoais.

Jean-Charles Decaux e Jean-François Decaux, Co-Directores Gerais da JCDecaux, declararam : «O roteiro estratégico de RSE da JCDecaux até 2030 é um modelo inspirador que conjuga desempenho económico, responsabilidade ambiental e social, conduta empresarial ética e realização dos colaboradores. A JCDecaux age junto das suas diferentes partes interessadas e compromete-se a acompanhar os atores dos sectores público e privado para tornar-se uma alavanca sólida e real do desenvolvimento sustentável.»

Números-chave do Grupo

-      Volume de negócios 2021 : 2 745m€ (a)

-      Nº1 mundial da comunicação exterior

• Presente em 3 518 cidades com mais de 10 000 habitantes