Menu Onde estamos
O olfacto é um sentido incontornável que nos ajuda a avaliar o nosso ambiente e desencadeia uma resposta instintiva e emocional. Não é de admirar que o olfacto seja uma forma eficaz de comunicação que constrói a receptividade das campanhas, a memorização e a recordação da marca, mas como?
 
O programa de culinária holandês Heel Holland Bakt transformou uma paragem de autocarro numa cozinha. A campanha criou uma nova experiência ao demonstrar aos passageiros como é estar dentro do set televisivo. A juntar à experiência, o abrigo projectava um apetecível cheiro a tarte de maçã - 800 tartes foram oferecidas durante as quatro semanas de campanha. 

Anunciante: Heel Holland Bakt
Localidade: Amsterdão, Holanda
Duração: 4 semanas, 29/08/2016 – 26/09/2016
Formato: Mobiliário de Rua
Saiba mais sobre esta campanha em JCDecaux the Netherlands
 

A ciência por trás do marketing dos aromas


Os aromas são um poderoso complemento do marketing que destaca as campanhas visuais e que, comprovadamente, impulsiona as vendas. Tem-se demonstrado que a utilização de aromas em marketing pode aumentar a percepção de mensagens da marca em 19% (Starch Advertising Research) e impulsionar as vendas em 10% (Universidade de St. Gallen). Além disso, os cientistas acreditam que quando vemos uma imagem, lembramo-nos dela por mais tempo se a associarmos a um cheiro.


Soluções de aromas no OOH


Graças à sua presença na vida real, o OOH é uma escolha natural para campanhas baseadas em aromas, enquanto a integração de aromas faz com que as campanhas se destaquem ainda mais entre as execuções totalmente visuais. Juntar elementos sonoros, visuais e gustativos pode criar uma experiência multisensorial ainda mais poderosa e totalmente imersiva. É importante lembrar que a experiência é o que dá sentido ao aroma e cria memórias, por isso é essencial escolher o aroma certo que esteja em harmonia com o visual e as mensagens da marca.
 

Activação de aromas em OOH


Quando recorrem aos aromas, os objectivos das marcas vão depender da categoria do produto, no entanto, para todas as categorias, a utilização de aromas conduz as campanhas ao nível superior da experiência imersiva, o que gera consideração e intenção de compra. A activação pode ser obtida de várias maneiras, dependendo do objectivo da campanha:
 
  • Distribuidores cronometrados criam uma experiência imersiva e surpreendente que cria conscientização
  • Botões ou CTAs com ecrã táctil incentivam a participação activa com a marca que estimula a memória e a consideração
  • Activação por dispositivos móveis ou aplicações direccionadas para on-line, gera tráfego e pode ser utilizada para criar listas de utilizadores
 
Alimentação
As marcas alimentares utilizam os aromas para aumentar a conscientização sobre um produto novo e oferecem ao público uma breve experiência do produto. O posicionamento inteligente da campanha (seja geograficamente por meio de redes de proximidade ou temporal através de um DOOH dinâmico) estimulará as papilas gustativas e conduzi-los-á a uma loja próxima.
 
Fragrâncias
A experimentação e a amostragem são primordiais para as campanhas de fragrâncias, tornando as execuções baseadas em aromas, a combinação perfeita. Do mesmo modo, marcas com características de aromas, como os artigos domésticos, também beneficiaram dos distribuidores de aromas.
 
Viagens & turismo
A indústria do turismo é conhecida por utilizar campanhas activadas com aromas para transportar as audiências até aos seus destinos. O cheiro do oceano ou da floresta que desencadeiam pensamentos positivos e relaxantes, desencadeiam uma reação associativa e emocional a uma marca.

Descubra mais abaixo alguns dos nossos exemplos favoritos de como as marcas utilizavam os aromas para divulgar as suas mensagens de modos únicos e memoráveis.
 
 

Publicado em Creative Solutions