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 À medida que o OOH continua a transformar-se, a sinergia com outros meios, nomeadamente telemóveis, permitiu o crescimento do OOH através da inovação digital.
 

Com o tempo, a publicidade Out-of-Home (OOH) teve um crescimento notável em comparação com outros tipos de meios e, de acordo com um relatório da Magna Intelligence and Rapport, foi o único formato de publicidade a registar um crescimento constante mundial nos últimos dez anos . Deve-se às capacidades de inovação digital fornecidas por este meio, juntamente com a sua capacidade em complementar eficazmente outros canais de comunicação.


CAMPANHAS CROSS-MEDIA em OOH E DISPOSITIVOS MÓVEIS 

Os telemóveis percorreram um longo caminho, desde a simples função de chamada, passando pelo Blackberry se ligar a outros dispositivos além das chamadas, até ao presente, em que os smartphones são uma parte essencial das nossas vidas diárias, com 4 mil milhões de utilizações a nível mundial por pessoas com mais de 15 anos. São utilizados para fazer reservas, tirar fotografias, partilhar tudo com amigos, navegar na internet e inúmeras outras funções, que construíram um banco de dados nos últimos 18 anos, tornando mais fácil para as marcas compreenderem as tendências de consumo e alcançarem as suas audiências.
 
O OOH e os telemóveis estão cada vez mais a ser utilizados em conjunto, uma vez que é a forma ideal de interagir com uma audiência e uma forma eficaz de maximizar o alcance; aumenta até cinco vezes a probabilidade de visitas a uma loja, em comparação com pessoas que não tiveram contacto com as duas formas de publicidade (Compêndio, Out-of Home & Mobile, WallDecaux, MMA, 2019 - secção 2).

A campanha da Danone para ‘Les Deux Vaches’ em 2018 percorreu o OOH, Facebook e TV, especificamente para adquirir novos clientes. Atingiu 85% de todos os lares, provando que a maior sinergia foi entre o OOH e o Facebook, com uma probabilidade de compra 13% maior do que o esperado. A Germanwings também provou que, ao fazer uma campanha multicanal, utilizando telemóveis e OOH, as marcas podem maximizar o alcance da sua audiência-alvo e melhorar o conhecimento da marca, com um aumento de 35% na taxa de cliques após a campanha (Compêndio, Out-of Home & Mobile, WallDecaux, MMA, 2019 - secção 2).
 
Com 96% das pessoas em todo o mundo a aceder ao Facebook nos seus smartphones, a utilização de campanhas cross-media prova ser uma forma eficaz de alcançar as audiências. Além disso, um estudo da Lumen mostrou que o OOH digital (DOOH) tem um efeito ainda maior na capacidade de atenção quando se vê um anúncio no telemóvel, aumentando o tempo de permanência em 52% (Lumen 2019 - slide 21). Os dados tornaram-se o principal recurso para alcançar uma audiência de forma intencional e, como os telemóveis e o OOH são os mais ligados face aos outros meios, os dispositivos móveis parecem ser a forma de atingir esse objectivo.

Embora o telemóvel abra outro canal para as marcas alcançarem as suas audiências, um desafio que enfrentam é o de nos estarmos a tornar mais experientes em tecnologia e cada vez melhores a bloquear anúncios. Portanto, as marcas precisam de ter a certeza que alcançam a sua audiência no lugar, hora e humor certos, para garantir que a eficácia máxima seja alcançada (Compêndio, Out-of Home & Mobile, WallDecaux, MMA, 2019 - secção 2).
 
 
os DADOS E O FUTURO DO TELEMÓVEL E DO OOH

Com o crescimento contínuo do número mundial de utilizadores de telemóveis para as funções do dia-a-dia, este banco de dados móveis fornece uma ferramenta de análise para as marcas aproveitarem a segmentação das suas audiências com campanhas de publicidade móvel e exterior (Compêndio, Out-of Home & Mobile, WallDecaux, MMA, 2019 - secção 5). “O conhecimento, neste mundo de dois ecrãs, mostra que o OOH pode inflacionar os efeitos das Redes Sociais” (Mike Follett, Director geral da Lumen Research).

As marcas estão a tomar consciência deste facto, à medida que funções específicas para atrair a interacção com smartphones são cada vez mais acrescentadas aos painéis; desde códigos QR e Wi-Fi, a hashtags com imagens exibidas especificamente com a intenção de serem carregadas em canais de redes sociais; e a inovação digital, como a Realidade Aumentada, exibida em smartphones. É evidente que as marcas estão a estabelecer uma ligação com os seus clientes através de campanhas cross-media, porque " o OOH activa as redes sociais com mais força do que outros meios" (Compêndio, Out-of Home & Mobile, WallDecaux, MMA, 2019 - secção 6, página 50).
 
 

Publicado em Tendências, Creative Solutions