Se passou recentemente por uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, já terá reparado que algo está diferente. Os antigos abrigos de passageiros, ou paragens de autocarro, deram lugar a outros novos e mais modernos. Os míticos MUPIs também estão de cara lavada, mais inovadores, digitais e tecnológicos. O design sofreu um destemido upgrade e está agora mais clean e, acima de tudo, digital, com ecrãs de alta-definição (4K) que transmitem informações úteis, como temperatura e hora, a par de campanhas comerciais cada vez mais impactantes. Nada disto aconteceu por acaso: falamos com Ronaldo Teixeira, o responsável por um dos projetos mais transformadores de publicidade exterior nos últimos anos em Portugal.
O que é o “Projeto Lisboa” e quais as vantagens?
O “Projeto Lisboa” é talvez o maior e mais complexo projeto em curso este ano nos mais de 80 países onde a JCDecaux atua. Ao longo dos últimos 30 anos, a cidade recebeu uma grande variedade de modelos de abrigos de autocarro e suportes publicitários. Quando olhamos com atenção, percebemos que este contexto causa ruído no espaço público.
Com este projeto, redesenhamos os suportes publicitários da cidade para os integrar no ambiente urbano com maior leveza e harmonia. Todos os elementos foram repensados para garantir durabilidade, facilidade e rapidez na manutenção, para além de maior conforto e segurança dos utilizadores. Alguns dos novos abrigos de passageiros (paragens de autocarro) incluem painéis digitais com o tempo de chegada do autocarro, hora e temperatura e rede Wi-Fi. Todos os abrigos incluem tomadas USB. O objetivo é trazer a todas as zonas de Lisboa mais harmonia estética, redução da poluição visual e melhoria dos serviços da cidade.
Quantos suportes publicitários serão abrangidos?
Ao todo, serão atualizados 2 000 abrigos de passageiros, 75 sanitários, 900 MUPIs (dos quais 250 digitais) e 125 Painéis Digitais de Grande Formato. O destaque vai para os 375 suportes digitais: além de proporcionarem uma grande revolução para os nossos anunciantes, servirão de canal direto de comunicação entre a Câmara Municipal de Lisboa e as pessoas que circulam pela cidade com vídeos institucionais informativos ou mesmo de alerta em situações diversas.
Um projeto assim, com estas dimensões e complexidade, só foi possível graças à dedicação e compromisso da equipa da JCDecaux, dos nossos parceiros e da Câmara Municipal de Lisboa. São profissionais com muita vontade de conseguir levar o projeto a bom porto, e de contribuir para melhorar a cidade de Lisboa.
Que outros projetos semelhantes estão em pipeline?
A JCDecaux está permanentemente a desenvolver novos projetos, equipamentos, soluções e tecnologias para melhorar os diversos aspetos do meio urbano, em temas como mobilidade, consumo de energia, segurança, interatividade e informação, qualidade do ar, conforto térmico e sonoro, gestão de água, ergonomia, acessibilidade e inclusão.
São estes fatores que nos posicionam como um parceiro dedicado, tanto para marcas como para municípios, e que nos ajudam a melhorar o desempenho das campanhas e a qualidade de vida nas cidades.
Sobre Ronaldo Teixeira
Ronaldo Teixeira é Diretor de Projetos e Compras na JCDecaux Portugal. Para além da gestão de área de compras, lidera ainda a área de gestão de projetos estratégicos. Formado em engenharia mecânica, iniciou a sua carreira como responsável de projetos de geradores para centrais hidroelétricas, de onde passou posteriormente a gerir equipas de projeto de engenharia. Participou em projetos em vários pontos do mundo, em contextos de elevada complexidade, com prazos de implementação desafiadores. Esta experiência foi fundamental para gerir projetos internacionais na JCDecaux, como o projeto de digitalização do parque de equipamentos publicitários na cidade de Lisboa, o “Projeto Lisboa”.