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Explorámos o que significa uma cidade tornar-se "inteligente" -  e como os proprietários de meios e as marcas estão a utilizar o OOH para ajudar a desenvolver as cidades do futuro.
 
Explorámos o que significa uma cidade tornar-se "inteligente" -  e como os proprietários de meios e as marcas estão a utilizar o OOH para ajudar a desenvolver as cidades do futuro.

OOH - UM HUB COMUNITÁRIO NA CIDADE Do AMANHÃ
O conceito de cidade 'inteligente' - uma cidade que integra a conectividade da Internet em objectos do quotidiano para aumentar a eficácia e melhorar a vida dos moradores - promete transformar radicalmente a forma como interagimos com o ambiente urbano.

Muitas cidades ainda estão no processo de definir o que significa tornarem‑se 'inteligentes'. Mas as marcas e os proprietários de meios já estão a usar o espaço de publicidade out-of-home (OOH) como uma plataforma para mostrar o seu papel potencial nas cidades do futuro, ligando-se com os consumidores ao fornecer novos serviços: Steve Payne, director de Insight e Marketing da Kinetic Worldwide, afirma na WARC (World Advertising Research Center), "mais do que apenas publicidade, os mobiliários de OOH estão a tornar-se hubs comunitários".

As abordagens para estas activações de cidades "inteligentes" variam bastante. Como proprietárias e operadoras a longo prazo de activos de meios com destaque, as empresas de OOH têm naturalmente um papel importante a desempenhar no desenvolvimento da cidade inteligente - mas as marcas também têm tido todo o interesse em desempenhar o seu papel.
MANTER os RESIDENTES INFORMADOS SOBRE a SUA CIDADE
O trabalho da JCDecaux é um excelente exemplo. Em Março de 2019, anunciámos o lançamento do nosso mobiliário 'inteligente' na região de Hauts-de-Seine, na Grande Paris - incluindo 36 unidades de mobiliário urbano desenhadas pelo arquitecto brasileiro Carlos Bratke. O mobiliário urbano fornecerá informações úteis do concelho a residentes e visitantes, além de actualizações em tempo real de meteorologia, temperatura e tráfego. Como parte do programa, a JCDecaux implementou uma série de medidas para limitar o impacto ambiental do mobiliário, incluindo a optimização da sua eficiência energética e a análise regular do seu ciclo de vida.
 
Exemplo de mobiliário urbano inteligente em Paris
 
capacitar os MORADORES DAs CIDADEs COM CONECTIVIDADE AUMENTADA
Porém, as nossas iniciativas não se destinam apenas a fornecer aos moradores urbanos informações úteis - queremos equipar as pessoas com recursos de forma a estarem sempre ligadas quando estiverem na cidade. A JCDecaux contribuiu para o desenvolvimento de cidades 'inteligentes' tão diversas como Amsterdão, Cidade do Panamá e Paris, ao trabalhar com operadoras de telecomunicações para instalar amplificadores de rede sem fio no nosso mobiliário urbano - o que pode triplicar a velocidade de download. Com o crescimento constante da procura de ligação móvel, os amplificadores de rede sem fio ajudarão a criar uma experiência mais prática para todos os que se deslocam na cidade.
 
Disposição de abrigo inteligente na Cidade do Panamá
Abrigo de autocarro inteligente no Panamá,  JCDecaux Top Media
 
À ESPERA dO autocarro NA SUA SALA
Muitas marcas também desenvolveram esquemas de cidades 'inteligentes' OOH. Naturalmente, são menos frequentes do que as iniciativas lideradas pelos proprietários de meios de OOH, mas ainda assim oferecem modelos futuros pelos quais as cidades podem adaptar-se para facilitar a vida dos moradores.

Algumas marcas optam por soluções estritamente práticas: a Google trabalhou com a JCDecaux América do Norte para transformar alguns abrigos de autocarros de Chicago em residências "inteligentes" para promover o produto Google Home. Passageiros e transeuntes usavam ecrãs sensíveis ao toque nas paragens de autocarro para definir a temperatura, tocar música, diminuir as luzes e realizar uma série de outras tarefas - demonstrando os cómodos recursos da Google Home.
 
 
CARREGAMENTO NA PARAgem DE autocarro 
Em Singapura, a Samsung utilizou o OOH para lidar com um fenómeno típico do século XXI: as baterias dos telefones que acabam enquanto os seus donos estão em movimento. A Samsung fez parceria com a JCDecaux e a agência de meios Starcom para promover os recursos de partilha de energia do seu dispositivo mais recente, instalando pontos de carregamento sem fio em locais estratégicos do centro da cidade. 1,5 milhão de consumidores utilizavam os pontos de carregamento semanalmente, de acordo com Isaline Duminil, directora de marketing da JCDecaux Singapura. A campanha é "claramente humana e experimental", de acordo com Vivien Tan, da Starcom Singapore, "integrando a experiência do consumidor com a tecnologia para gerar negócios e resultados humanos significativos".
 
são vALENTIM VIRTUAL
Outras marcas incentivaram o envolvimento do consumidor ao oferecer serviços mais lúdicos e "inteligentes". No Dia dos Namorados, a marca de jóias Pandora juntou-se à JCDecaux UK para construir uma instalação para a assistente virtual Gemma no centro comercial Westfield Stratford City, em Londres. Com base em informações como o sexo e o tipo de relacionamento, a Gemma deu dicas e conselhos de namoro aos transeuntes.
 

Apesar das diferenças de abordagem, o que une estas campanhas é o foco na utilização do OOH para fornecer um serviço que modela o ambiente urbano de uma maneira útil, divertida ou surpreendente - o que permite às marcas demonstrarem que estão em sintonia com as necessidades do consumidor. Qualquer que seja o sector, tom ou foco, é óbvio que a utilização de serviços "inteligentes" e assistentes virtuais no repertório out-of-home das marcas, chegou para ficar.
 

Publicado em Tendências