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Cidades mais digitais, sustentáveis e inclusivas. Natália Casimiro, Diretora do Património e das Relações institucionais da JCDecaux Portugal, explica como o Mobiliário Urbano e a Publicidade Exterior estão a contribuir para criar uma nova geração de cidades.

Das alterações climáticas às novas formas de mobilidade, da gestão de emergências à digitalização – as cidades enfrentam hoje novos desafios que exigem respostas personalizadas e inovadoras. Falámos com Natália Casimiro, Diretora do Património e das Relações Institucionais da JCDecaux Portugal, sobre o papel da comunicação exterior e de que forma a JCDecaux Portugal, juntamente com os seus stakeholders, incluindo municípios, parceiros privados, marcas e agências, pode contribuir para um futuro mais sustentável, tecnológico e inclusivo.

Quais são os grandes desafios que as cidades portuguesas enfrentam do ponto de vista da gestão do património?

A descarbonização, a digitalização e a mobilidadesão alguns dos grandes desafios que as cidades portuguesas enfrentam. Estes temas estão interligados e têm um impacto significativo na qualidade de vida de todos os cidadãos.

A descarbonização em particular é um desafio crítico. As nossas cidades estão entre as regiões mais urbanizadas da Europa e têm elevados níveis de consumo de energia e de emissões de carbono. A descarbonização é necessária para mitigar os efeitos das alterações climáticas, reduzir a poluição atmosférica e melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

Já a digitalização é uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços. De facto, as soluções digitais, que permitem veicular informação em tempo real sobre os transportes públicos, eventos, situações de emergência e a gestão inteligente do tráfego, podem melhorar a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento económico e social.

A mobilidade é um terceiro desafio crucial para as cidades, devido aos elevados níveis de urbanização e de dependência do automóvel.  Os problemas de mobilidade, como o congestionamento do tráfego, a poluição atmosférica e a acessibilidade limitada aos transportes públicos, têm um impacto significativo na vida quotidiana dos cidadãos, no ambiente e na economia. São necessárias soluções de mobilidade sustentável, como a promoção das deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos, para reduzir o congestionamento e as emissões de carbono melhorar a qualidade do ar e aumentar a acessibilidade dos serviços urbanos.

Como imagina a cidade “perfeita”?

A cidade perfeita deverá ter um ambiente urbano mais sustentável, harmonioso e conectado. Acredito que as cidades são o futuro do progresso humano e que temos uma missão, enquanto parceiro dos municípios, na transformação dos espaços urbanos em locais melhores para as pessoas viverem, trabalharem e se divertirem. Essa será a cidade “perfeita”!

Na JCDecaux, temos um papel ativo na materialização desta visão. Fornecemos soluções inovadoras para as cidades que contribuem para a qualidade de vida dos cidadãos. Atuamos em três pilares principais: sustentabilidade, inovação, qualidade e design urbano.

No que diz respeito ao desenvolvimento, consideramos fundamental que os municípios criem critérios de sustentabilidade e que os mesmos sejam não só avaliados mais também valorizados. Estes critérios podem ir desde o material reciclado e reciclável utilizado para o mobiliário urbano, até às funcionalidades dos próprios equipamentos, tais como os painéis fotovoltaicos ou os tetos vegetalizados (com vegetação no topo) que favorecem a captação de carbono e a preservação da biodiversidade. Podem também ser considerados outros critérios como: eficiência energética, utilização de fontes de energia renovável ou operações de manutenção com recurso a soluções menos poluentes. Por exemplo, no contrato de Lisboa, entre a Câmara Municipal e a JCDecaux, os equipamentos estarão equipados com sistemas de iluminação eficientes, em LED e serão empregues métodos de limpeza com menor impacto ambiental.

Ainda no que toca à sustentabilidade, o nosso objetivo é reduzir o impacto ambiental através da criação de soluções mais sustentáveis. São várias as iniciativas que desenvolvemos desde a reciclagem de materiais utilizados, à utilização de energia 100% proveniente de fontes de energia renováveis, sem esquecer a redução das emissões de carbono da nossa frota, pela progressiva substituição das viaturas por viaturas híbridas ou elétricas e a redução do impacto ambiental, pela implementação de métodos de limpeza eficiente (utilização de água desmineralizada e também recuperador de águas pluviais). De mencionar também que a escolha do papel utilizado na impressão dos cartazes gerida pela JCDecaux Portugal tem certificação PEFC/FSC (material proveniente de florestas geridas de forma sustentável) e fomentamos sempre a utilização de papel reciclado para impressão dos cartazes.

Promovemos o desenvolvimento urbano sustentável, reduzindo o seu impacto ambiental e apoiando iniciativas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento económico.

Em termos de digitalização, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes e por isso, fornecemos às cidades soluções digitais inovadoras que tornam os espaços urbanos mais acessíveis e eficientes.

Quanto ao design urbano, estamos empenhados em criar projetos que deem prioridade a valores centrados nas pessoas, como a segurança, a acessibilidade e a inclusão. Inclusive e dando agora o exemplo do contrato de concessão de Mobiliário Urbano da cidade do Porto, a nova geração de abrigos de passageiros operados pela JCDecaux Portugal estarão dotados de uma infraestrutura de comunicação por voz e ainda um suporte para receber um tablet com informação da STCP, a operadora de transportes coletivos da Área Metropolitana do Porto, tornando-os mais inclusivos e acessíveis a todos os utilizadores de transportes públicos. 

Acreditamos que os nossos formatos e a paisagem urbana devem conviver de forma harmoniosa e para tal, trabalhamos com designers e arquitetos de renome mundial.

Esta estratégia de valorização das cidades materializa-se em produtos de Mobiliário Urbano e serviços que a JCDecaux disponibiliza aos municípios que vão desde abrigos de passageiros e sanitários públicos de manutenção automática, a ecrãs digitais, em vários formatos.  

Em resumo, a visão da JCDecaux para a cidade perfeita é aquela que dá prioridade à sustentabilidade, à digitalização e ao design urbano, e o papel da JCDecaux nesta visão é dotar os municípios de soluções únicas e eficientes que melhoram a vida quotidiana e a experiência do utilizador no ambiente urbano.

Quais as principais vantagens em ter a JCDecaux como parceiro?

A JCDecaux é líder mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com quem partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.

Somos um City Provider. A nossa missão é sermos o parceiro privilegiado das entidades públicas e privadas, tendo em vista a comercialização publicitária dos equipamentos de mobiliário urbano e quaisquer outras soluções que visem a melhoria e qualificação do espaço de utilização pública.

A JCDecaux permite aos municípios aceder à mais recente tecnologia e design para melhorar os seus espaços urbanos. As soluções digitais inovadoras da JCDecaux também oferecem oportunidades para os municípios se envolverem com os cidadãos e promoverem as empresas locais. Em Portugal, mais de 50 anos que desenvolvemos soluções de mobiliário para cidades de todas as dimensões. Somos um parceiro de longo prazo, atento às necessidades das comunidades com as quais estamos envolvidos.

A parceria com a JCDecaux pode também ajudar os municípios a atingir os seus objetivos de sustentabilidade. O mobiliário urbano sustentável da empresa foi concebido para reduzir o seu impacto ambiental e contribuir para um ambiente urbano mais sustentável.

Acreditamos que os nossos equipamentos e a paisagem urbana devem conviver de forma harmoniosa. E, insistimos em manter níveis de exigência elevados no que toca à manutenção e supervisão dos nossos serviços, graças a uma equipa técnica altamente dedicada, que coloca sempre a qualidade em primeiro lugar.

Os exemplos das cidades de Lisboa e Porto ilustram bem estas vantagens. Os novos contratos que a JCDecaux assinou com estes dois municípios trarão mudanças significativas para as cidades, nas quais já estamos a introduzir soluções digitais inovadoras, tais como ecrãs digitais que irão proporcionar uma plataforma de comunicação em tempo real sobre os eventos locais e serviços.

 Quais os objetivos para o futuro?

Os anos de 2023 e 2024 são marcados pelo maior investimento de sempre da JCDecaux em Portugal. O Grupo irá continuar a investir de forma significativa na filial portuguesa, muito assente no processo de digitalização já iniciado e que será reforçado ao longo deste ano, com particular impacto nas 2 maiores cidades do país – Lisboa e Porto - com a ambição de tornar a capital a cidade mais digital da Europa.

Queremos continuar a reforçar as parcerias e a colaboração com os municípios, as empresas e outros parceiros, a fim de melhorar o ambiente urbano em geral e promover o desenvolvimento social e económico.  

Queremos também continuar a posicionar-nos a longo-prazo como um verdadeiro agente de dinamização, inovação e transformação do mercado de OOH.

Posicionamo-nos no mercado como parceiros das marcas, procurando entregar as melhores e mais eficazes soluções de Mobiliário Urbano e Comunicação, com recurso à experiência adquirida ao longo de mais de 50 anos pela JCDecaux em todo o mundo, tal como a garantia de qualidade, que se traduzem na sólida credibilidade do Grupo.

Nos próximos anos, vamos continuar a promover o desenvolvimento urbano sustentável, com foco na introdução da inovação digital, na melhoria da satisfação dos parceiros e no reforço das parcerias e da nossa colaboração.

Sobre Natália Casimiro

Natália Casimiro é Diretora do Departamento de Património e das Relações institucionais (DPRI) da JCDecaux Portugal desde fevereiro de 2023. Está há 30 anos na empresa, onde foi adquirindo conhecimento e experiência através do contacto próximo com as cidades e os seus responsáveis.

Licenciada em Línguas e Administração, Natália Casimiro iniciou o seu percurso na JCDecaux em 1993, quando a integrou a Direção de Património. Dois anos depois, em 1995, e ao mesmo tempo que a empresa se expandia para o Brasil, Natália assumiu a função de Assistente do Diretor-Geral, que lhe permitiu trabalhar em estreito contacto com a sede em França e obter uma visão mais alargada do Grupo.

No ano 2000 regressou ao Departamento de Património e Relações Institucionais, onde, até agora, detinha a responsabilidade da gestão dos contratos com os Municípios.

Ao longo deste percurso, teve oportunidade de compreender e tomar consciência de que as cidades enfrentam desafios significativos, que exigem soluções inovadoras, que contribuam simultaneamente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

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