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Todas as marcas procuram ser mais sustentáveis. Mas o que significa na prática? Pode a comunicação contribuir para essa meta?

 

Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que não queira ser mais sustentável. No entanto, há 20 anos, o número de grandes empresas com objetivos de sustentabilidade era menos de metade do que é hoje.

 

Mas o que significa ser um negócio sustentável?

Como passar do objetivo à prática?

Como comunicar essas medidas?

No que toca à comunicação, existem várias medidas concretas todas as empresas podem seguir para conseguir um negócio mais sustentável.

O que é um negócio sustentável?

Um negócio sustentável é uma organização que tem um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia, enquanto mantém a sua rentabilidade.

Os pilares de um negócio sustentável

Fonte: techtarget

Estas empresas vão além do lucro. Consideram a forma como as suas operações afetam o mundo, em seu redor e procuram minimizar os impactos negativos que não conseguem prevenir.

Existem vários critérios para avaliar se um negócio é sustentável:

  • Um negócio sustentável procura minimizar o seu impacto ambiental. Isto pode incluir a redução das emissões de carbono, a minimização dos resíduos, o uso eficiente dos recursos e a adoção de práticas de produção limpas.
  • As empresas sustentáveis têm uma responsabilidade socialpara com as comunidades em que operam. Isto pode envolver a criação de empregos, a contribuição para a economia local, o fornecimento de produtos e serviços que beneficiam a sociedade e a garantia de condições de trabalho justas e seguras para os colaboradores.
  • Para ser sustentável, uma empresa deve ser economicamente viável. Isto significa que deve ser capaz de gerar lucro a longo prazo, sem comprometer a sua responsabilidade ambiental e social.
  • As empresas sustentáveis são transparentes sobre as suas práticas e são responsáveis perante os seus stakeholders. Isto pode envolver a publicação de relatórios de sustentabilidade e a adesão a certos padrões éticos.

Como ser um negócio sustentável

Ser um negócio sustentável pode parecer um objetivo difícil de atingir, mas no que toca à comunicação, é mais fácil do que parece. Siga estas dicas:

1. Comece por implementar práticas sustentáveis em “casa”

A sustentabilidade começa em “casa”. A promoção da sustentabilidade na cultura local é uma forma eficaz de criar uma ligação com a comunidade e reforçar a sua marca. Por exemplo, apoie os eventos e causas da comunidade, com ações concretas. Ao apoiar eventos culturais de grande e pequena dimensão, como festivais de música, exposições de arte, peças de teatro, a marca está a reforçar o vínculo com a comunidade mais próxima e tornar o negócio mais sustentável.

 2. Aproveite as novas tecnologias

A tecnologia está a tornar as marcas mais sustentáveis em diversos campos e a publicidade não é exceção. Por exemplo, os novos formatos digitais Out-of-Home permitem adaptar várias mensagens ao longo do dia, para comunicar de forma mais relevante com as audiências. Podem ainda ser utilizados para comunicar mensagens que incentivam a comportamentos mais amigos do ambiente, dependendo de certos fatores, como a temperatura ou a estação do ano. E, claro, reduzir o uso do papel.

3. Faça parcerias com marcas sustentáveis

Fazer parcerias com marcas que partilham dos mesmos valores de sustentabilidade é uma forma eficaz de propagar boas práticas sustentáveis. Esta medida passa por incluir critérios de sustentabilidade no processo de procuring e seleção de fornecedores.

4. Comunique as iniciativas sustentáveis

Um negócio sustentável não se limita a implementar práticas verdes, também se esforça por as comunicar ao público em geral. Este ponto é especialmente importante em áreas de negócio que não são imediatamente associadas com sustentabilidade - seja na alteração dos materiais de embalagem ou na redução de emissões da frota. Estes exemplos concretos ajudam a inspirar a audiência e a mostrar, de forma concreta, o que está a fazer para se tornar um negócio sustentável.

5. Escolha publicidade verde

A publicidade é uma parte essencial de qualquer negócio, mas também pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Adotar práticas de publicidade verde, como a utilização de materiais reciclados ou a redução do desperdício, pode ajudar a tornar a sua marca mais sustentável.

Na JCDecaux, há muito que adotamos práticas para reutilizar a água da lavagem dos nossos equipamentos, iluminar os nossos suportes com lâmpadas LED mais eficientes ou utilizar papel proveniente apenas de florestas certificadas nos nossos anúncios.

6. Melhore a Jornada do Cliente

A jornada do cliente é um conceito que descreve o processo que um cliente passa desde o primeiro contato com a sua marca até a compra final. Melhorar a jornada do cliente leva a uma melhor experiência para o cliente, e torna a sua marca mais sustentável. Por exemplo, simplificar o processo de compra pode levar a menos desperdício e a uma maior eficiência. É o que acontece quando uma marca de ecommerce comunica de forma mais eficaz as características dos seus produtos para evitar devoluções ou até quando adota tecnologias de realidade aumentada para simular a utilização.

Quanto melhor a experiência do cliente, menor o desperdício e impacto ambiental.

O nosso contributo para a sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável é um elemento central da nossa estratégia. Estas são algumas das medidas que integram a nossa estratégia de desenvolvimento sustentável até 2030 - e que estão em constante implementação e atualização.

  • Apoiar o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, tratar os colaboradores com individualidade e respeito criando oportunidades para fomentar a diversidade e a inclusão;
  • Reduzir as emissões das nossas operações e da nossa cadeia de valor, fazer uma gestão responsável dos nossos resíduos, e praticar um consumo de água responsável;
  • Criar mobiliário urbano de última geração, com um design sustentável (eco-design), que disponibiliza às cidades e aos seus cidadãos serviços inovadores e gratuitos.

Como a JCDecaux ajuda a criar negócios sustentáveis

Há muito tempo que na JCDecaux mantemos o nosso compromisso com a sustentabilidade e ajudamos as marcas a implementarem práticas sustentáveis na comunicação. Sabemos que não é preciso escolher - é possível alcançar uma maior visibilidade tornando os negócios mais sustentáveis.

Com mobiliário urbano sustentável ajudamos as marcas a transmitir a sua mensagem de forma eficaz e ecológica. Além disso, temos um longo histórico de promoção da cultura local, ajudando as marcas a estabelecerem uma conexão mais forte com a sua comunidade.

Tornar a sua marca mais sustentável não é apenas uma tendência, é uma necessidade.

Com a JCDecaux, a sua marca pode implementar práticas sustentáveis de forma eficaz e alcançar os seus objetivos de negócio. Seja através da utilização de mobiliário urbano sustentável, da comunicação eficaz das suas iniciativas de sustentabilidade ou da melhoria da sua jornada do cliente.

A JCDecaux pode ajudar a sua marca a tornar-se um negócio sustentável. Contate-nos.

Published in Tendências, about #Sustainability