A consciencialização das marcas, face ao seu impacto no meio ambiente, deixou de ser uma estratégia para passar a ser uma forma de estar no mercado.
Hoje em dia, a sustentabilidade empresarial é aplicada em meio organizacional e tem como objetivo atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer as necessidades dos consumidores do futuro.
As empresas influenciam comportamentos e criam novas culturas de consumo. Aplicar uma política de sustentabilidade empresarial significa saber explorar e facilitar comportamentos culturais mais sustentáveis, por via de estratégias de marketing, como é o caso de campanhas publicitárias Out-of-Home (OOH).
Os consumidores estão cada vez mais atentos e conscientes do impacto que o consumo tem sobre as gerações futuras. Cerca de 71% da geração Millennial e 67% da Geração Z afirmam que tópicos como as alterações climáticas deveriam ser uma prioridade para as empresas, de modo a garantirem um planeta mais sustentável para as gerações seguintes.
Um estudo sobre responsabilidade social corporativa demonstrou que 88% dos consumidores se fidelizam a empresas que apoiem questões sociais e ambientais. Mais, 68% dos consumidores Millennials afirmou ter comprado, nos últimos meses, algum produto com um benefício ambiental e social associado.
As marcas que lideram estratégias de marketing sustentáveis podem ser agentes de mudança para os consumidores. Ouvir os clientes e influenciá-los positivamente gera sentimentos de lealdade e reconhecimento.
Durante os últimos anos, várias foram as marcas a impactar os consumidores em ambiente exterior com ações publicitárias com foco na sustentabilidade empresarial.
Descubra oito especiais campanhas verdes, desenvolvidas em diferentes países e com recurso a distintos formatos Out-of-Home (OOH), durante os últimos anos:
A1 Telecom
A capital da Eslovénia (Liubliana) foi palco de uma ação de sustentabilidade empresarial, conduzida pela A1 Telecom.
O objetivo foi realizar uma campanha dias antes da comemoração do Dia Mundial das Abelhas (dia 20 de maio), uma data proposta pela Eslovénia e estabelecida pela ONU, de modo a lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.
Entre 16 e 21 de maio desse ano, Liubliana foi transformada num jardim urbano com 3.500 plantas para ajudar a alimentar as abelhas da cidade. Os pedestres foram incentivados a levar um dos doze tipos de plantas disponíveis nos painéis da campanha, de forma a ajudar as abelhas até ao outono.
Esta ação de sustentabilidade empresarial também teve impacto no meio digital, tendo alcançado mais de 350.000 utilizadores, 88.300 visualizações e cerca de 3.500 interações.
Orange
A Orange realizou a primeira campanha de conteúdo inteligente com o intuito de reforçar a importância da sustentabilidade empresarial e da consciencialização das empresas de contribuirem para criar um mundo onde a qualidade do ar seja melhor.
A campanha foi realizada nos nossos mupis através da instalação de um feed de dados que detecta a poluição do ar. Graças a esta campanha, foi possível mostrar conteúdo valioso para as pessoas, ajudando-as a conhecer a qualidade do ar em tempo real.
Coca-cola
Num contentor, instalado em pleno MuseumsQuartier, em Viena (Áustria), a Coca-Cola lançou uma campanha focada em sustentabilidade empresarial. Durante a campanha, vários eram os “romanos” do museu que incentivavam os consumidores que por lá passavam a reciclar as suas garrafas de água usadas.
Como recompensa pelo gesto a marca oferecia aos participantes um código de quatro dígitos com o qual poderiam resgatar uma nova garrafa de água fresca e pronta para consumo.
Outra forma de obter esta nova garrafa seria também participar num jogo digital. O objetivo era fazer com que o participante conseguisse manobrar garrafas menores numa garrafa de maiores dimensões, usando o seu corpo para as mover frente ao ecrã.
Os vencedores, que obtivessem 250 pontos, recebiam o prémio.
H&M
A empresa multinacional sueca de moda H&M transformou cinco abrigos de autocarro, em plena cidade de Amesterdão, numa campanha sobre a sua nova coleção de roupa Conscious.
A marca não teve como objetivo mostrar as peças de roupa nestes abrigos, mas sim celebrar a consciência e a sustentabilidade empresarial por detrás do seu produto.
Nesta campanha OOH observa-se um mostruário de garrafas PET, visto que mais de metade da coleção Conscious é feita a partir de poliéster reciclado obtido de garrafas usadas.
H&M quis destacar o seu objetivo corporativo que é usar somente materiais sustentáveis até 2030.
Depois desta campanha, todas as garrafas dispostas foram recicladas e reutilizadas.
MC DONALD’S
A McDonald’s quis encorajar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia Mundial das Abelhas. Sob uma perspetiva de sustentabilidade empresarial, a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food, instalou seis mini habitats para abelhas selvagens, na parte de trás de outdoors voltados para o norte.
Estes painéis são instalações em madeira com furos que permitiam as abelhas e outros insetos entrarem e fazerem os seus ninhos. A campanha OOH teve lugar em Järfälla, uma comuna da Suécia localizada no condado de Estocolmo.
Sabia que sem polinização das abelhas 1/3 da comida que comemos estaria ameaçada? Cerca de 30% das abelhas selvagens na Suécia estão atualmente sob ameaça, devido à crescente inexistência de lugares onde se possam reproduzir. A grande causa é a ação do homem na paisagem natural de uma cidade.
BODY SHOP
A Body Shop lançou uma campanha com o intuito de ajudar a reduzir a exposição dos cidadãos ao ar poluído da cidade de Londres.
Em parceria com a Airlabs, a marca inglesa de produtos de beleza e perfumes instalou mupis com um sistema tecnológico de limpeza do ar que remove da atmosfera poluentes nocivos, como é o caso do dióxido de nitrogénio.
Estes painéis de limpeza foram instalados em três pontos estratégicos da cidade, onde os níveis de poluição são altamente elevados devido à presença de paragens autocarros: New Oxford Street, Tottenham Court Road e High Holborn.
A marca, pioneira em ativismo e em campanhas de sustentabilidade empresarial, quis tornar o ar 95% mais limpo para todas as pessoas que passam grandes períodos de tempo expostas a estes gases nocivos nas paragens de transportes públicos.
IKEA
A IKEA instalou estufas 3D em cima de 91 abrigos de autocarro e numa estação de elétrico.
Esta “casa de vidro” continha ervas falsas no seu interior. De um lado do abrigo foram fixados recipientes de plástico que incentivavam à triagem de resíduos. Dentro do abrigo, no assento, havia maquetes de fogões.
A ação de sustentabilidade empresarial ocorreu na capital da República Checa, Praga.
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