Menu Onde estamos
Há muito que a comunicação OOH é vista como uma ferramenta publicitária eficaz. Mas para Pedro Salgueiro há um outro lado que vale a pena conhecer - e que faz toda a diferença na comunicação exterior nas cidades.

Falámos com Pedro Salgueiro, responsável por parcerias e eventos na JCDecaux Portugal, sobre um dos lados menos conhecidos da comunicação out-of-home (OOH): o impacto na cultura, sustentabilidade e coesão social do país. Nesta entrevista, explica quem são os parceiros da JCDecaux e como atuam para melhorar a vida nas cidades.

Com que parceiros trabalha a JCDecaux Portugal?

Trabalhamos com parceiros que partilham os nossos objetivos de inovação e impacto social positivo em 5 áreas distintas:

·      Cultura: A nossa parceria com agentes e promotores culturais é um ponto de orgulho, porque genuinamente podemos afirmar que promovemos a cultura em Portugal. Ao apoiar eventos culturais de grande e pequena dimensões, como festivais de música, exposições de arte, peças de teatro, entre outros espetáculos, criamos sinergias que beneficiam tanto os artistas como as marcas associadas a esses eventos. Neste eixo, destaco o nosso maior parceiro Everything is New, o maior promotor de cultura em Portugal.

·       Desporto: No mundo do desporto, temos orgulho em ser parceiros da Federação Portuguesa de Rugby, que recentemente teve uma prestação brilhante no mundial em França, deixando-nos extremamente orgulhosos. Além disso, destaco também a nossa parceria com o Millennium Estoril Open, um dos maiores eventos desportivos e de networking empresarial em Portugal. A nossa colaboração com estas entidades desportivas aproxima as marcas que comunicam nestes eventos de um público apaixonado por desporto, e também promove valores como trabalho de equipa, determinação e superação.

·       Inovação: Somos parceiros do maior evento internacional de inovação e tecnologia, a Web Summit. Isto permite-nos oferecer às marcas oportunidades únicas de visibilidade e envolvimento num ambiente altamente inovador, junto de uma audiência global de empreendedores, criativos digitais e empresas inovadoras.

·       Sustentabilidade: O nosso apoio à divulgação do 1º congresso Grace é apenas um exemplo recente do nosso compromisso com a sustentabilidade. As parcerias neste eixo são um reflexo da nossa preocupação com questões ambientais e sociais cruciais.

·       Apoio social: A nossa colaboração com instituições como a UNICEF, a AMI e a Liga Portuguesa contra o Cancro é um testemunho do nosso compromisso com o apoio social. Estas parcerias não só aumentam a visibilidade destas organizações sem fins lucrativos, como também destacam as empresas associadas como agentes de mudança social.

Quais as vantagens para as marcas que se associam a estes eventos e causas?

As nossas parcerias oferecem uma plataforma única para que as marcas se posicionem na liderança das questões mais importantes da sociedade, construindo credibilidade e ganhando a confiança do seu público.

As marcas que se associam e comunicam nestes eventos ganham destaque e visibilidade, claro, mas acima de tudo criam uma relação emocional com os seus clientes. Para isso, recorremos à última tecnologia para criar experiências publicitárias envolventes e únicas com base em informações em tempo real sobre o comportamento do público-alvo.

Estamos também a renovar o nosso inventário e a aumentar o número de equipamentos digitais de grande e pequeno formato. Este fator está a mudar a maneira como a publicidade OOH (Out-of-Home) é comercializada e consumida. Com a capacidade de oferecer campanhas digitais altamente segmentadas e dinâmicas, abrimos novas possibilidades para as marcas alcançarem os seus públicos de maneiras mais impactantes.

Para os nossos parceiros e para a divulgação das suas causas, este tipo de inovação é também especialmente importante. Numa era em que a necessidade de captar atenção é tão acentuada, as campanhas diferenciadoras são cada vez mais uma necessidade.

 

Que tipo de parcerias serão prioritárias nos próximos tempos?

À medida que a consciência ambiental e social cresce, prevemos que as parcerias se concentrem cada vez mais na sustentabilidade e no impacto social positivo. Isso envolve não apenas o apoio a causas importantes, mas também adotar práticas comerciais mais responsáveis. Acreditamos que o futuro das parcerias estará intrinsecamente ligado a contribuir para um mundo melhor.

SOBRE PEDRO SALGUEIRO

Pedro Salgueiro é responsável pelas parcerias e eventos na JCDecaux Portugal, tendo a seu cargo a negociação e acompanhamento das parcerias que são estabelecidas com diversas entidades e a gestão de eventos. Licenciado em comunicação social na Universidade Católica Portuguesa, passou também por diferentes agências de comunicação em Portugal entre as quais podemos destacar BrandKey e diversas agências do Grupo WPP.

Publicado em Atualidade