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Todas as marcas procuram melhorar a experiência do cliente, mas qual o segredo para criar algo realmente original?

Nunca se falou tanto de experiência do cliente como agora. É a principal prioridade de líderes de empresas dos mais variados setores para os próximos 5 anos e não admira. Segundo alguns estudos, o investimento na melhoria da experiência do cliente pode duplicar as receitas das organizações em até 3 anos. Mais: 9 em cada 10 consumidores está disposto a pagar mais para conseguir uma excelente experiência de compra. Mas numa altura em que a batalha pela atenção dos consumidores ocorre nas mais variadas frentes, como o conseguir? A resposta pode estar na nova geração da forma de comunicação mais antiga do planeta. Descubra como criar uma experiência do cliente excecional desde o primeiro momento com campanhas Digital Out Of Home.

 

1. Garanta que o conteúdo é relevante

A publicidade Digital Out-of-Home ou DOOH é uma forma de comunicação exterior que recorre em ecrãs de alta-definição para apresentar criatividades altamente segmentadas, em locais estratégicos – como centros comerciais ou avenidas muito movimentadas. É a evolução natural da publicidade exterior em formatos como MUPIs, o mais antigo suporte publicitário.

O DOOH pode ajudar as marcas a criar uma experiência do cliente mais envolvente e marcante, para ser recordada durante muito tempo. Mas para isso, é essencial desenvolver conteúdo relevante para despertar a atenção e transmitir mensagens com significado. Por isso, conheça previamente o seu público-alvo através de pesquisas demográficas, comportamentais e psicográficas para que as mensagens estejam alinhadas com as suas necessidades e interesses específicos.

Além disso, mostre como seu produto ou serviço resolve um problema específico dos potenciais clientes. É uma forma de destacar o valor prático da comunicação e tornar a mensagem mais relevante para a vida quotidiana dos consumidores.

 

2. Invista num design de alta qualidade

O Digital Out-Of-Home (DOOH) é um meio essencialmente visual, pelo que o design é crucial para criar o impacto desejado. Em primeiro lugar, mantenha o design simples e claro, para não sobrecarregar o público com informações excessivas. De seguida, utilize uma hierarquia visual para orientar a atenção do utilizador. Garanta que os elementos-chave, como ofertas ou CTAs, são percecionados em primeiro lugar.

É também importante usar as cores e os contrastes de forma eficaz para garantir que o conteúdo é impactante, especialmente em ambientes externos. Sem esquecer que as imagens e gráficos devem ser de alta resolução nítida. A JCDecaux desenvolveu ferramentas únicas que permitem testar a legibilidade em diferentes condições de luz e distâncias para garantir que o conteúdo seja compreensível em vários tipos de situações, ainda antes de a campanha sair à rua.

 

3. Integre a campanha com outros canais

A integração multicanal é fundamental para criar uma experiência do cliente mais consistente e envolvente. Este ponto vai além da consistência visual entre os meios DOOH e outros canais, como como redes sociais, e-mails e websites. Pode envolver, por exemplo, a incorporação de códigos QR que redirecionem os clientes para páginas online específicas. É uma forma de criar uma ligação direta entre o mundo físico e digital, facilitando a continuidade da experiência do cliente.

Não se esqueça de planear campanhas sincronizadas que envolvam simultaneamente o DOOH e outros canais, para aumentar o alcance da mensagem. Sempre que necessário, adapte o conteúdo criado para o DOOH para outros canais digitais e vice-versa, para maximizar o retorno sobre o investimento e garantir uma narrativa unificada em todos os pontos de contato.

 

4. Explore elementos interativos

A incorporação de elementos interativos em campanhas de Digital Out-Of-Home pode aumentar significativamente o envolvimento do público e criar uma experiência mais memorável. Por exemplo, pode tirar partido de códigos QR dinâmicos para os utilizadores terem acesso a conteúdo exclusivo, como ofertas especiais, vídeos ou páginas de destino interativas.

Uma das tecnologias mais utilizadas são os ecrãs touchscreen, que permite que os utilizadores interajam diretamente com o conteúdo, explorem informações adicionais, naveguem por produtos ou participem em atividades interativas. Jogos, aplicações, reconhecimento facial e realidade aumentada estão entre as formas de interação mais procuradas, uma vez que adicionam uma dimensão inovadora, tecnológica e envolvente às campanhas DOOH.

 

5. Escolha locais estratégicos

A localização estratégica para a exibição de DOOH desempenha um papel crucial no sucesso da campanha, pois influencia diretamente quem será exposto à mensagem. Assim, escolha áreas com maior concentração das pessoas que compõem o seu público-alvo. Utilize dados demográficos e comportamentais para identificar os locais ideais.

Privilegie pontos de espera onde as pessoas estão mais propensas a prestar atenção, como paragens de autocarro, aeroportos ou praças. Se possível, escolha localizações próximas a pontos de venda ou locais de conversão, para ajudar a criar uma jornada integrada do cliente, desde a exposição à mensagem até à ação desejada. Além disso, a publicidade em locais de eventos ou próximos de pontos de interesse específicos pode ajudar a atingir públicos mais segmentados, que partilham os valores da marca.

 

6. Avalie o desempenho da campanha

Recolher e analisar dados é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing, e as campanhas DOOH não são exceção. Antes disso, defina objetivos claros para a campanha. Pode incluir aumentar o awareness da marca, aumentar as vendas ou promover a participação em eventos. De seguida, selecione métricas que estejam alinhadas com esses objetivos. Poderão ser impressões, alcance, interação, conversões, retorno sobre investimento, entre outras.

Utilize tecnologias que permitam acompanhar o número de impressões e o alcance da sua campanha e integre com ferramentas de análise de dados para obter insights mais profundos.

 

7. Personalize o conteúdo em tempo real

A personalização dinâmica em campanhas DOOH envolve adaptar o conteúdo exibido em tempo real com base em variáveis específicas, como condições meteorológicas, hora do dia, tráfego local ou eventos locais. É uma forma de aumentar a relevância da mensagem e melhorar a experiência do cliente.

Por exemplo, poderá adaptar a mensagem com base na faixa etária predominante na área ou exibir promoções especiais relacionadas com os temas de um evento específico. Ainda, se as vendas de um determinado produto estiverem com um bom desempenho numa região, destaque essa oferta nessa área para impulsionar ainda mais as vendas. Uma forma bastante utilizada na restauração é destacar produtos de pequeno-almoço de manhã, com transição para refeições e pratos de autor à noite.

 

 

8. Certifique-se de que o conteúdo é acessível a todos

Garantir a acessibilidade em campanhas DOOH é fundamental para responder às diferentes necessidades do público. Certifique-se de que há um bom contraste entre o texto e o fundo, use fontes legíveis e evite combinações de cores que possam dificultar a leitura. Mantenha também o tamanho da fonte no nível ótimo para ser legível à distância.

 

JCDecaux, o seu parceiro para melhorar a experiência do cliente

Personalização dinâmica, análise de dados e integração multicanal em publicidade exterior são desafios até para as marcas mais experientes. Na JCDecaux Portugal, ajudamos as marcas a criar campanhas de alto impacto que melhoram a experiência do cliente. Entre em contacto connosco e conheça as nossas soluções de DOOH.