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Um conteúdo relevante e consistente é a chave para o sucesso nas campanhas OOH e para criar uma relação consistente com as audiências. Descubra como o conseguir:

O marketing de conteúdo conquistou um lugar na lista de prioridades de marcas nos mais variados setores, tais como o OOH (Out-of-Home). A promessa é simples, mas irresistível: criar uma relação emocional de longo prazo com os clientes, com base numa partilhada de temas em comum. Afinal, o que significa exatamente este conceito e como o conseguir?

O que é o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo refere-se à criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para o público-alvo da marca. O objetivo é levar a uma interação do cliente - seja a compra, uma subscrição ou o download de algo.
Conceber campanhas OOH, com base em marketing de conteúdo, significa criar conceitos publicitários que estejam 100% focados no cliente, que deem respostas a perguntas importantes colocadas pelo consumidor e que respondam às suas necessidades.
Para que uma marca inspire e revele o seu quantificável valor comercial, ao longo do tempo, é necessário que esta tática, aplicada a comunicação OOH e a outros meios (e.g. digital), seja consistente e persista no tempo.
Peças comunicativas, como campanhas diferenciadoras e eficazes de OOH ou posts nas redes sociais, são exemplos de conteúdo onde se pode estabelecer e nutrir estes relacionamentos duradouros com os consumidores já existentes da marca, bem com potenciais.
Os consumidores estão cada vez mais cautelosos, face ao conteúdo a que são expostos diariamente. Atualmente, as marcas têm de ter consciência que quem compra apenas se deixa influenciar por mensagens simples, precisas e informativas.
Recentemente, a Galp lançou uma ativação de mupis que correspondeu ao aquecimento de abrigos de autocarro, nas cidades de Lisboa e Porto, ao mesmo tempo que comunicavam o seu inovador hotspot. Neste exemplo, temos uma clara partilha de informação útil sobre o produto (e.g. design exclusivo, aquecimento rápido, inteligente a poupar e fácil de transportar) e uma completa e antecipada experiência de consumo do mesmo (e.g. sentir o calor emanado dos mupis).

Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?

Sabia que empresas que usam marketing de conteúdo, como estratégia comunicativa em OOH (Out-of-Home), apresentam taxas de crescimento, ao nível da sua receita anual, de aproximadamente 30% (comparativamente com organizações que não o fazem)?
Estes números complementam os 62% dos marketeers em B2B que afirmam que “o marketing de conteúdo aumenta a interação e o número de leads” do seu negócio.

De uma forma resumida, estes são os benefícios associados ao marketing de conteúdo em OOH:

1. Aumento de vendas - através do aumento da taxa de tráfego ou a taxa de deslocação aos estabelecimentos físicos da marca;
2. Poupança de custos – campanhas OOH, baseadas em marketing de conteúdo, reduzem significativamente os custos de projeto e produção;
3. Maior fidelização dos clientes - através do brand awareness, ou seja, do ato de criar familiaridade na mente do consumidor e do aumento da interação com a marca, construindo um relacionamento próximo com a audiência;
4. Conteúdo como foco do lucro – um conteúdo simples e informativo é suficiente para converter, se for bem estruturado e pensado.

Para colher estes benefícios, é necessário que as marcas produzam conteúdos que dão resposta a perguntas específicas dos utilizadores. Para o fazer, é necessário seguir algumas boas práticas de marketing de conteúdo.

Como aplicar o marketing de conteúdo em comunicação OOH

Para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo no seu negócio, siga estes passos:
 

  1. Atrair os potenciais consumidores com conteúdo regular e valioso, com base em localizações, formatos de mobiliário exterior e tipo de público-alvo específicos;
  2. Converter os potenciais consumidores em visitantes reais (e.g. leads, novos visitantes do website, novos visitantes de loja online ou página de produto, entre outros objetivos da marca). Isto é conseguido com CTA (call-to-action) e grafismos que representem de forma clara aquilo que a marca pretende comunicar;
  3. Vender o produto ou serviço da forma menos invasiva possível. Através do marketing de conteúdo, o consumidor estabelece assim ligações emocionais com a campanha OOH da marca, isto leva-o a converter;
  4. Deslumbrar o público-alvo com a melhor experiência de consumo. O conteúdo que advém de uma campanha OOH de uma marca deve ser relevante e estar interligado com uma experiência de consumo memorável. Só assim se pode criar novos clientes fidelizados e promotores da marca.

Transformar o seu conteúdo OOH numa comunicação memorável

Verifica-se assim que a comunicação em campanhas OOH (Out-of-Home), tal como em canais digitais, devem utilizar o mesmo tipo de estratégia empresarial: tornar a marca relevante, transmitir conteúdo que o cliente procura e proporcionar uma experiência memorável de consumo.

Na JCDecaux Portugal, ajudamos marcas a produzir comunicação OOH com significado de forma a criar campanhas únicas e eficientes junto dos consumidores. Entre em contacto e descubra como destacar a sua marca.

Publicado em Atualidade