Quando Jean-Claude Decaux o abrigo de autocarros, em 1964, viu uma oportunidade baseada na melhoria do ambiente urbano tão interessante que nenhum presidente de câmara ousaria renunciar. A construção e a manutenção do abrigo tinham, obviamente, custos associados, e a proposta que fez foi ter uma autorização pública para exposição de publicidade nos sítios onde os abrigos eram instalados. O novo modelo de negócio espalhou-se por todo o mundo, em mais de 60 países diferentes.
Com a expansão da JCDecaux a nível global, os objectivos da empresa ultrapassaram a ideia de criar apenas espaços urbanos mais funcionais: a melhoria das condições dos cidadãos começou a ser uma prioridade. Uma meta que tem sido implementada em quatro áreas distintas, transformando o OOH numa força do bem.
![Primeiro abrigo com publicidade, em Lyon, França, 1964](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/primeiro-mupi-com-publicidade-lyon.jpg?VersionId=atgBMwUv.JdvaSN_PvWVXACWUyXCcsng&itok=pcSucq34)
Publicidade amiga do ambiente
Práticas eco-friendly são integradas em todas as operações e processos da JCDecaux. A empresa é a primeira empresa de meios a juntar-se à RE 100, uma iniciativa que reúne os negócios mundiais mais comprometidos com o uso de energias 100% renováveis. O objectivo será conseguido em 2022 – neste momento, a marca é de 69%.
Gestão de desperdício, reciclagem, diminuição do consumo energético: tudo é levado a cabo com tecnologia inovadora amiga do ambiente – e os esforços têm sido reconhecidos internacionalmente.
![Abrigos de autocarro com energia solar, em Nice, França](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/mupi-solar.jpg?VersionId=MKjhaWE0rd0wRUdNjapBvfNk5qn939qi&itok=d2JVrKsM)
Serviços em constante evolução, em cidades em constante evolução
Abrigos com carregadores de telemóveis, equipados com desfibrilhadores, rede wifi ou telefone, os equipamentos têm percorrido um longo e interessante caminho.
A tecnologia digital, com a sua internet das coisas, pôs o ambiente urbano do avesso: a incorporação do online no quotidiano citadino é a semente daquilo a que passámos a chamar de Smart Cities. E numa Smart City, os seus smart citizens esperam serviços públicos interactivos que lhes melhorem a qualidade de vida – fornecendo hot spots, conteúdo em tempo real, e informação útil e funcional que os ajude no dia a dia.
A sinergia entre o telemóvel e o OOH torna este último muito atractivo para os anunciantes.
![Abrigo “inteligente”, na Cidade do Panamá, Panamá](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/smart-mupi.jpg?VersionId=r9KJdo2MEbXIuUdQ0gprFWROWrOGYBTF&itok=uHM9cmtp)
A JCDecaux tem também investido na Cyclocity – o primeiro esquema de partilha de bicicletas criado em 2003, com mais de 31000 bicicletas disponibilizadas em 57 cidades. Fáceis e baratas de usar, representa uma verdadeira alternativa ao carro ou ao transporte público.
![A Cyclocity em Tóquio, Japão](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/cyclocity-jcdecaux.jpg?VersionId=7H8h6bnWZfg.1FpT1WNZfD6NQi.IFnZP&itok=wYunhnUs)
Uma mensagem amplificada para a sociedade
Quando falamos de assuntos de relevância global, a presença extensiva da JCDecaux em todo o mundo facilita o crucial apoio a instituições de solidariedade.
A campanha Theirworld, promovida pelas Nações Unidas, que visa recolher atenão para o problema da crise da educação, decorreu em Setembro e Outubro de 2019. É um exemplo perfeito de como a JCDecaux pode funcionar como um meio filantropo. A campanha decorreu em cinco países europeus, e mostrava estatísticas chocantes aquando da crise.
O OOH funcionou como plataforma de divulgação, permitindo que a mensagem se espalhasse e, assim, dando voz a quem não a tem. Cerca de 11 milhões de interacções foram registadas nesta comunicação transversal a vários meios, onde a publicidade exterior foi conjugada com outros canais.
![A campanha Theirworld, promovida pelas Nações Unidas, em Estocolmo, Suécia](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/theirworld.jpg?VersionId=wsyv5SHyhyZvLZ97TPen9B8DUKFcIwA1&itok=uGE_U2gO)
A arte ao acesso de todos
No que respeita à arte, a cidade é a tela perfeita para despertar a mente dos cidadãos quando menos se espera, enquanto deambulam nas suas rotinas diárias.
Enquanto as exposições privadas são de acesso restrito, eventos públicos transformam o OOH numa galeria de arte de porta aberta a todos.
A recente colaboração da JCDecaux com a Public Art Fund nos Estados Unidos da América abriu caminho a uma exposição de grande escala da artista Ella Perez. A sua obra fotográfica foi exposta em vários abrigos de Nova Iorque e celebra a comunidade latina residente no Bronx.
Quando nos encontramos numa paragem de autocarro, é-nos dada a oportunidade de experienciarmos a cidade de outra forma, vê-la sem pressas, dando um passo atrás no frenesim metropolitanoKaterina Stathopoulou Curador da Exposição
“Quando nos encontramos numa paragem de autocarro, é-nos dada a oportunidade de experienciarmos a cidade de outra forma, vê-la sem pressas, dando um passo atrás no frenesim metropolitano”
Ao usar precisamente o espaço onde a arte foi criada, a exposição tem o poder de despertar o pensamento – a cidade passa a reflectir sobre si mesma, ao mesmo tempo que une a comunidade numa partilhada apreciação da diversidade.
![From Sun to Sun, Elle Perez, Nova Iorque](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/from-sun-to-sun.jpg?VersionId=6f.VtAO7GG4myJ1YhnkqwSnFqJDdHXR_&itok=V85n8nnL)
O design, no OOH, não é um detalhe: não só o equipamento deve encaixar no ambiente onde se insere, como pode até tornar-se um objecto icónico da cidade – comom acontece com as colunas Morris em Paris.
O The Kensington é um recente exemplo do engenho da JCDecaux em transformar billboards em esculturas artísticas, melhorando a paisagem metropolitana na mesma medida em que oferece aos anunciantes um espaço inovador e único para posicionar a sua marca. Desenhado por Zaha Hadid Design, o The Kensington funde arte com tecnologia digital – foi galardoado com o prémio Best Original Digital Billboard em 2018, na Daily DOOH Gala Award.
Tem sido uma colaboração única com a JCDecaux com o intuito de desenvolver novas possibilidades de plataformas de media, reimaginando os billboards como arte públicaMelodie Leung Senior Associate na Zaha Hadid Design
![The Kensington, na Cromwell Road, em Londres, Inglaterra](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2020-07/the-kensington-londres.jpg?VersionId=sJJ_MomU7ITI8euyohBmqA1ntQpAia31&itok=xyo-T7K4)
Os benefícios do OOH vão bem além da publicidade e dos anunciantes. A força que soluções inteligentes, sustentáveis e ecológicas é prova disso. Ao mesmo tempo, é um veículo ímpar na divulgação de mensagens desafiantes e solidárias – pela forma como o faz, e pela cobertura que consegue atingir.