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Parte do serviço do OOH às cidades reside em ajudar a salvaguardá-las para as gerações vindouras.
 

MEIO AMBIENTE E OOH: TENDÊNCIAS GERAIS

A importância crescente da sustentabilidade tem sido uma das principais tendências de marketing dos últimos anos. Tal representa uma mudança cultural real: em todas as indústrias, a comunicação eficaz de mensagens sobre sustentabilidade está agora entre os critérios mais importantes de estratégia da marca. De acordo com um estudo que analisa o futuro da sustentabilidade, 83% dos entrevistados escolheriam uma marca com um melhor histórico de sustentabilidade, e empresas que promovem a sustentabilidade nas suas principais estratégias estão a superar as que não demonstram capacidade de liderança - exibindo um ROI 18% superior, 50% menor volatilidade dos lucros e 21% mais dividendos, de acordo com um estudo.
 
Não só a indústria OOH fornece uma plataforma para as marcas promoverem as suas credenciais sustentáveis, como o sector está a superar os limites da própria inovação social com o rápido crescimento do digital out-of-home (DOOH).
As despesas mundiais com publicidade DOOH - impulsionadas pelo surgimento de um mercado programático e campanhas baseadas em dados - devem crescer 10,1% a cada ano entre 2018 e 2021, representando o maior crescimento no mercado OOH.

O DOOH tem várias vantagens do ponto de vista verde. Os monitores digitais podem ser utilizados para exibir várias mensagens sequencialmente sem necessidade de materiais suplementares, e as soluções digitais são projectadas para durar vários anos. As credenciais sustentáveis do DOOH só aumentarão com o tempo: a indústria está a mudar rapidamente para a iluminação LED para oferecer os mesmos padrões elevados de qualidade com exigências de electricidade menores.
As principais iniciativas ambientais tomadas por grandes players do OOH - como o lançamento de tubos de LED, a reciclagem de papel e plástico e o acompanhamento da separação de resíduos - reflectem esta mudança em direcção à digitalização. A inovação impulsiona práticas mais ecológicas no OOH - o que permite que a indústria realmente incorpore a sustentabilidade nos seus processos principais.
 
 
JCDECAUX: MOSTRAR O CAMINHO PARA UM OOH AMIGO DO AMBIENTE
 
Obviamente, a indústria não deve adormecer sobre os louros. Os proprietários de meios OOH devem abordar a questão da sustentabilidade procurando transformar grandes desafios em oportunidades inovadoras e competitivas. Entre 1998 e 2017, 77% dos desastres naturais foram relacionados com o clima, 9% acima dos 20 anos anteriores e provocaram prejuízos económicos crescentes (+151%, de acordo com o Gabinete da ONU para Redução de Risco de Catástrofes).

Perante esta dura realidade, os proprietários de meios do OOH têm oportunidades significativas de reforçar o seu papel como uma força para o bem comum no ambiente urbano, desenvolvendo novos serviços para as cidades para melhorar a resiliência às alterações climáticas.
Estes podem incluir sensores de medição de poluição para fornecer alertas sobre baixa qualidade do ar, avisos para fenómenos meteorológicos extremos e iniciativas para ajudar a desenvolver a biodiversidade em cidades, como a re-vegetação de mobiliário urbano.

Outra grande mudança é a ascensão do sector da cooperação, que valerá 335 mil milhões de euros em todo o mundo até 2025, de acordo com a PwC - ser capaz de utilizar um activo está a tornar-se se mais importante do que o possuir. O modelo económico em que a JCDecaux está estabelecida encaixa-se perfeitamente nesta mudança - gerimos e controlamos toda a nossa cadeia de valor para fornecer produtos e serviços que correspondam às expectativas dos cidadãos e dos utilizadores.

Dada a densidade demográfica, as cidades tornaram-se naturalmente o centro da economia de partilha, o que significa que os proprietários de meios OOH têm um papel importante a desempenhar. O esquema Cyclocity da JCDecaux é um excelente exemplo de uma iniciativa de cooperação de sucesso: o primeiro esquema de partilha de bicicletas urbanas criado em 2003, mais de 31.000 bicicletas foram disponibilizadas em 57 cidades e 13 países até hoje. O Cyclocity é fácil e barato, com bicicletas convenientemente espalhadas pela cidade. Representa um complemento genuíno à utilização de carros ou dos transportes públicos - o que se alinha perfeitamente à nossa ideia central de incorporar práticas ecológicas em tudo o que fazemos.

Para converter o maior número de pessoas possível para um estilo de vida mais ecológico, o ano de 2018 viu o lançamento das primeiras bicicletas de assistência eléctrica. Os dados de utilização do Cyclocity, como localizações de estações, disponibilidade de bicicletas e locais de estacionamento, também estão disponíveis on-line em tempo real. Qualquer um pode utilizar estes dados para fornecer serviços inovadores e úteis aos utilizadores - através de uma aplicação, por exemplo. Com tantas informações no Cyclocity, não há desculpa para não agarrar numa e começar a pedalar!
 
 
OS NOSSOS MAIORES ESFORÇOS ATÉ AGORA 
 
No OOH, existem dois factores principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito de estufa: o consumo de energia associado aos activos operacionais; e o fornecimento e a eliminação de papel e plásticos utilizados para executar campanhas. A JCDecaux fez avanços consideráveis em ambas as áreas.

Reduzir o consumo de electricidade, combustível e energia
Desde 2016, 71% dos mercados da JCDecaux substituíram, pelo menos parcialmente, a iluminação existente por LEDs no seu mobiliário. O nosso objectivo de energia verde é cobrir 100% do nosso consumo de electricidade a partir de fontes renováveis até 2022 - actualmente estamos no caminho certo com um recorde, em 2018, de 69%!
Seleccionamos todos os veículos novos para a nossa frota de afixação, limpeza e manutenção, que consiste em mais de 5.500 veículos, com base no seu impacto ambiental.
Além disso, organizamos planos de manutenção e afixação por tipo e localização de mobiliário para reduzir o tempo de viagem e o consumo de combustível, e implantámos o nosso próprio programa de condução ecológica em 55% dos países onde operamos. O programa forma todos os funcionários que utilizam um carro da empresa para optimizar o estilo de condução, de forma a reduzir o consumo de combustível e melhorar a segurança na estrada.

Gestão de resíduos e reciclagem
O OOH encaixa-se na economia circular e tem um modelo de negócio naturalmente sustentável - o mobiliário urbano pode ser reutilizado várias vezes e dura cerca de 30 anos. Isto reduz significativamente o impacto ambiental da extracção de matérias-primas e da produção de mobiliário novo.
Também adoptamos uma abordagem ecologicamente correcta para construir o nosso mobiliário. A nossa visão é que não há melhor maneira de prever o futuro do que o criar. Preparamos o futuro dos nossos produtos garantindo que os materiais sejam separáveis. Combinado com a utilização de materiais recicláveis, como o aço e o vidro, esta acção reduz as emissões de gases de efeito de estufa ligadas à extracção de matérias-primas ao longo do ciclo de vida total do mobiliário, em 14%.
Reciclámos 68% dos nossos resíduos até hoje! O papel representa 41% do resíduo que separamos. Os cartazes em papel impressos pela JCDecaux devem ser certificados por terceiros reconhecidos internacionalmente, como a PEFC, a FSC ou um equivalente local, dependendo do país, garantindo que o processo de fornecimento de papel é gerido com responsabilidade. Todos os nossos cartazes em papel devem ser reciclados ou recuperados. Para as nossas telas, a JCDecaux está comprometida em reduzir a utilização de PVC, sempre que possível, utilizando plásticos alternativos ou materiais menos poluentes, e utilizamos principalmente materiais recicláveis.
 
Mobiliário urbano em Paris antes e depois de 2015: melhorias alinhadas com as preocupações ambientais 

A JCDecaux foi fundada com o objectivo de fornecer um serviço à cidade e às pessoas que nela vivem, ao melhorar o ambiente urbano, a qualidade de vida e ao ajudar as marcas a comunicar a sua mensagem. Continuamos a ser o meio mais eficaz para as marcas exibirem o seu trabalho - e hoje reconhecemos que parte do nosso serviço para as cidades está a ajudar a salvaguardá-las para as gerações vindouras.
 

Publicado em Sustentabilidade