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Expectativas publicitárias para o presente ano

 


É o inicio do ano e nós estamos focados no nosso planeamento média. As previsões de Dezembro da ZenithOptimedia, Magna Global e GroupM, atualizam as suas previsões para o crescimento do investimento publicitário para 2018 e, como sempre, estamos aqui para lhe mostrar as conclusões gerais.
 
Globalmente, o crescimento será em grande parte impulsionado por eventos como a FIFA World Cup, na Rússia, Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia e com as eleições intercalares nos EUA. O crescimento do PIB global, com a exigência atual do consumidor também contribui para uma perspetiva mais positiva para 2018. Todos os 3 analistas preveem que a publicidade em TV e o OOH representem o segundo e o terceiro maior contributo para o crescimento. O valor investido em televisão irá crescer a passos largos por causa dos eventos cíclicos (2.5% em 2018) e, excetuando a Internet, OOH vai ser o único meio com crescimento (Magna Global). 

AD SPEND KEY TAKEAWAYS

 
  • O crescimento global do gasto publicitário está previsto entre4 %- 5% em 2018, auxiliado pelos eventos cíclicos
  • O crescimento de Out-Of-Home (OOH) de 3% alcançará um máximo histórico de 30 biliões de dólares em 2018, impulsionado em grande parte pelo Digital- Out-Of-Home. [Magna Global]
  • DOOH crescerá 15% em 2018 alcançando 5 biliões de dólares e representando 18% do ganho total OOH excluindo o cinema [Magna Global]
  • O investimento em anúncios digitais ultrapassou a tv em 2017. No entanto, as previsões de 2018 para participação digital no investimento global variam entre fontes:
    • Zenith: 44% em 2020
    • Magna: 44% em 2018 e 50% em 2020.
    • GroupM: 36% em 2018
  • Está previsto que o Google e o Facebook representem 84% de todos os gastos com anúncios digitais em 2018, excluindo a China (GroupM).
  • Em 2018, 6 países vão contribuir com 68% do crescimento incremental: EU, China, Argentina, Japão, India e GB (Magna Global)
  • Entre 2017 e 2020 os 5 principais contributos para o aumento do crescimento serão os EU, China, Indonésia, India e GB (ZenithOptimedia)
 

Visão geral por meio:

OOH atinge um record de quota de mercado

As previsões para os anúncios OOH mostram um crescimento impressionante em todas as fontes- 3% de crescimento para 2018 (em conformidade com 2017) e uma quota de mercado de 6.3%- um record desde 1993, de acordo com a Magna. Os analistas da ZenithOptimedia oferecem uma perspetiva igualmente positiva com 6.7% e 6.6% de quota de mercado em 2017 e 2018 respetivamente. Esta perspetiva é, em grande parte, apoiada na aceleração de desenvolvimento tecnológico. Os analistas destacam como o Digital-Out-Of-Home(DOOH) toma uma contribuição decisiva para o rápido crescimento nos próximos anos- 15% de crescimento de vendas em 2018, alcançando 5 biliões de dólares representando 18% do gasto total em OOH (excluindo cinema). [Magna Global].
GroupM discute as atrações de DOOH à medida que se torna “mais informativo, digital e versátil. A combinação de informação de localização com social media e rastreamento do comportamento apresenta uma proposta cada vez mais conveniente”. 
 

GOOGLE E FACEBOOK AJUDAM A INTERNET A TOMAR O LUGAR DA TV

As analises dizem que em 2017, os valores gastos em anúncios na Internet ultrapassou a TV e continuará a crescer 13% em 2018, atingindo os 237 biliões de dólares ( 44% de quota de mercado).[GroupM].
Olhando para o investimento na Internet mais ao pormenor; o Google e o Facebook serão responsáveis por uma esmagadora parte do investimento feito online, 84%( excluído a China) [Magna Global]. 
E os telemóveis continuam a aumentar o seu share em 29%, no total dos investimentos e 65% da internet [ZenithOptimedia]. Pesquisa, vídeo e social superam todos os outros formatos.
 

Visão geral por região: 

O crescimento saudável na América Latina, Este Europeu e Asia 

As analises por região, mostram uma aceleração geral moderada, com exceção de alguns países. De acordo com a Magna Global, os países com mais crescimento em 2018 serão o Brasil, Argentina, India, China e Rússia. E, olhando para as regiões de destaque, em 2018, a América Latina lidera com uma aceleração de 9.3% (vs 7.3% em 2017), seguida da Asia do Pacifico (5.9%) e América do Norte (5%).
O GroupM prevê que as regiões com crescimento mais rápido em 2017 e 2018 são o sudoeste Asiático(ASEAN) (12.2%), Europa Central e Oriental (8.8%), América Latina (6.6%), a ‘fast-track’ Asia* (6.5%) e a Europa Oriental (10.2%), enquanto MENA está abaixo da performance em termos de crescimento. No caso da Europa, apesar de alguma incerteza politica e uma economia lenta, o crescimento regional está previsto acelerar 2.5%, em 2018.
 
 

Sources: * ZenithOptimedia ** Magna Global *** GroupM

Publicado em Atualidade