• Lisboa

Com base nos dados fornecidos no questionário CDP 2023 sobre as alterações climáticas, a JCDecaux SE faz parte de um restrito número de empresas que obtiveram a classificação "A", de entre as mais de 21.000 empresas avaliadas. Graças a ações ambientais significativas e mensuráveis, a JCDecaux melhorou a sua classificação global de A- para A e faz parte da "lista A" desta classificação, tal como em 2019 e 2021, e que designa as empresas mais avançadas na luta contra as alterações climáticas. Este ano, a JCDecaux faz parte do grupo de 17% das empresas que alcançaram o nível "Liderança" na categoria Serviços Web e Marketing, um desempenho bem acima da média nesta categoria (C).

Este novo reconhecimento das ações do Grupo que visam reduzir as emissões, atenuar os riscos climáticos e desenvolver uma economia de baixa emissão de carbono é uma prova efetiva do seu empenho, da solidez da sua política e da transparência das suas ações ambientais.

O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar as empresas, atribuindo-lhes uma classificação de A a D- com base na exaustividade do seu relatório, na gestão dos riscos ambientais, na sensibilização das suas equipas e na implementação das melhores práticas ambientais, como a definição de objetivos ambiciosos e significativos. As empresas que não divulgam qualquer informação ou que divulgam informação insuficiente, recebem uma classificação de "F".

Sendo o primeiro grupo de comunicação exterior a aderir ao RE100 em 2019, uma coligação internacional de empresas empenhadas na produção de eletricidade 100% renovável, a JCDecaux prossegue as suas ações para reduzir o seu impacto carbónico através de soluções concretas como:

-    Realização de análises do ciclo de vida dos seus mobiliários para identificar os principais impactos ambientais, aplicação dos princípios de conceção ecológica e o recondicionamento dos equipamentos como novos no final do contrato, em conformidade com os princípios da economia circular;
-    Redução do consumo elétrico dos mobiliários através da substituição dos sistemas de iluminação antigos por tecnologias mais recentes e mais respeitadoras do ambiente como os LED, mais eficientes do ponto de vista energético (LED “retrofit”), dispositivos de regulação da intensidade luminosa (gradação ou “dimming”), cortes temporários de energia e gestão racional dos ecrãs digitais de pequena dimensão;
-    Cobertura de 100% do consumo de eletricidade com energia proveniente de fontes renováveis desde 2022;
-    Utilização (sempre que possível) de veículos de baixa emissão de carbono pelos colaboradores operacionais.

Confiante na sua capacidade de responder aos desafios ambientais do futuro, o Grupo assumiu importantes compromissos em prol do clima, como demonstram a sua Estratégia ESG 2030, publicada em 2022 e a sua Estratégia Climática, publicada em 2023.

A redução da pegada de carbono do Grupo continua a ser uma prioridade absoluta para a JCDecaux, cuja ambição é atingir Carbono Zero até 2050. Para tal, o Grupo comprometeu-se com a iniciativa "Science-Based Targets" (SBTi), cujo objetivo consiste na redução das emissões a curto e longo prazo em termos absolutos a nível do Grupo:

-    Até 2030: reduzir as emissões de âmbito 1 e 2 em pelo menos 60% e as emissões de âmbito 3 em 46% em termos absolutos, em comparação com 2019 (com base no mercado);
-    Até 2050: reduzir as emissões de âmbito 1, 2 e 3 em pelo menos 90% em termos absolutos, em comparação com 2019 (com base no mercado).

No final de 2023, a JCDecaux apresentou a sua trajetória de redução ao SBTi para análise e aprovação.

Sherry Madera, Diretora-Geral do CDP, declarou: "Parabéns a todas as empresas da lista A do CDP e às empresas que iniciaram ou aceleraram os seus esforços de transparência ambiental em 2023. No ano passado, registámos um aumento de 24% nos relatórios, um número de que nos podemos orgulhar. Ao adotarem uma abordagem de transparência, as empresas demonstram o papel decisivo que desempenham na obtenção de emissão líquida-zero e na proteção do ambiente. A lista A do CDP não é apenas uma questão de classificação. É um indicador de alta qualidade que dá às empresas uma visão geral dos seus impactos ambientais, com dados abrangentes. É uma base genuína para definir as suas estratégias de transição e, mais importante ainda, uma alavanca para atingir os seus objetivos. À medida que avançamos na Década da Ação lançada pelas Nações Unidas e que o CDP continua a elevar a fasquia da liderança ambiental, as empresas da lista A continuarão a ter novas ambições. Ansiamos por vê-las em ação e a implementar os seus compromissos de uma forma mais significativa e eficaz.”

Jean-Charles Decaux, Co-Diretor-Geral da JCDecaux, declarou: Estamos particularmente orgulhosos por estarmos novamente na lista A do CDP. Este reconhecimento reflete o nosso compromisso de longa data com um modelo de negócio sustentável que respeita o ambiente e a sociedade. Permite-nos demonstrar a todas as nossas partes interessadas a nossa maturidade e sentido de responsabilidade face à emergência climática. Enquanto ator empenhado no desenvolvimento sustentável e voltado para o futuro, estimulamos uma contratação pública que combina critérios de qualidade, sustentabilidade e eficiência.”

Sobre o CDP
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que gere o sistema global de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 740 instituições financeiras que representam mais de 136 mil milhões de dólares em ativos, o CDP foi pioneiro na utilização dos mercados financeiros e públicos para incentivar as empresas e organizações a divulgar os seus impactos ambientais, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, conservar os recursos hídricos e proteger as florestas. Mais de 24.000 organizações em todo o mundo divulgaram dados através do CDP em 2023, incluindo mais de 23.000 empresas que representam dois terços da capitalização do mercado mundial e mais de 1.100 cidades, estados e regiões. Totalmente alinhado com o TCFD, o CDP detém a maior base de dados ambientais do mundo e as pontuações do CDP são amplamente utilizadas para orientar as decisões de investimento e aquisição para uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, da We Mean Business Coalition, da Investor Agenda e da iniciativa Net Zero Asset Managers. Visite https://cdp.net ou siga o grupo @CDP para mais informações.

Números-chave da JCDecaux
-    Volume de negócios 2023: 3 570 M€ (a)
-    N° 1 mundial da comunicação exterior
-    Audiência diária de mais de 850 milhões de pessoas em mais de 80 países
-    1 040 132 faces publicitárias no mundo
-    Presença em 3 573 cidades com mais de 10 000 habitantes
-    11 200 colaboradores
-    JCDecaux está cotada na Eurolist d’Euronext Paris e faz parte dos índices Euronext 100 e Euronext Family Business
-    JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro no índice FTSE4Good (3,4/5), CDP (Lista A), MSCI (AA), Sustainalytics (13,5) e classificada “Or” pela EcoVadis
-    1ª empresa de comunicação exterior que aderiu ao RE100
-    Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da mobilidade suave
-    N° 1 mundial do mobiliário urbano (604 536 faces publicitárias)
-    N° 1 mundial da publicidade nos transportes com mais de 153 aeroportos e 205 contratos de transporte nos metros, autocarros, comboios e elétricos (333 620 faces publicitárias)
-    N° 1 europeu do grande formato (101 976 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na Europa (654 957 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (170 973 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na América Latina (129 305 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior em África (24 198 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior no Médio-Oriente (19 371 faces publicitárias)

(a) Volume de negócios ajustado

Para mais informações, consulte o nosso site: jcdecaux.com.
Encontre-nos também no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Direção de Comunicação: Albert Asséraf
+33 1 30 79 79 10 – albert.asseraf@jcdecaux.com